A canção dos Beatles que John Lennon achava que deveria ter cantado no lugar de Paul
Por Bruce William
Postado em 24 de julho de 2026
John Lennon e Paul McCartney transformaram diferenças profundas numa das parcerias mais importantes da música. Enquanto Paul costumava trabalhar com melodias mais tradicionais e acabamento cuidadoso, John se sentia à vontade quando as coisas ficavam estranhas, ásperas ou imprevisíveis. Na maior parte do tempo, essa tensão ajudava os Beatles. Em alguns casos, porém, ela virava disputa.
Beatles - Mais Novidades
"Oh! Darling", lançada em 1969 no álbum "Abbey Road", foi uma dessas músicas. Escrita por McCartney, a faixa mergulha no rock e no rhythm and blues dos anos 1950, exigindo uma interpretação intensa, quase no limite da voz. Paul assumiu os vocais, mas Lennon nunca concordou inteiramente com a escolha.
"'Oh! Darling' era uma ótima música de Paul, mas ele não cantou tão bem", afirmou Lennon em declaração recuperada pelo Far Out. "Sempre achei que poderia ter feito melhor. Era mais o meu estilo do que o dele. Ele escreveu, então, que diabos, ele ia cantar. Se tivesse bom senso, teria me deixado cantar."
McCartney tratou a gravação como um desafio físico. Em vez de registrar várias tentativas no mesmo dia, apareceu no estúdio durante manhãs consecutivas para cantar enquanto a voz ainda estava descansada. "Tentei de todas as maneiras e finalmente consegui um vocal com o qual fiquei razoavelmente satisfeito", explicou. "É uma música para cantar com força. Se sair morna, você perde completamente o sentido."
A reclamação de Lennon não era absurda. Canções como "Twist and Shout" e, mais tarde, "Cold Turkey" mostraram como sua voz funcionava bem quando levada ao desgaste. Paul, por outro lado, conseguiu em "Oh! Darling" uma aspereza que não aparecia com tanta frequência em seu repertório e que voltaria pouco depois em "Maybe I'm Amazed".
A disputa nunca chegou a produzir uma versão oficial com Lennon nos vocais. Restou apenas a provocação e uma das perguntas mais divertidas do catálogo dos Beatles: "Oh! Darling" seria ainda melhor cantada por John ou perderia justamente o esforço dramático que Paul colocou na gravação?
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Show do ZZ Top em Porto Alegre sofre mudança de local
A melhor banda do show de despedida do Black Sabbath, segundo João Nogueira
A melhor música que o AC/DC escreveu, na opinião de Gene Simmons
Herman Frank - O motor barulhento, rápido e construído para rodar
O baterista que Phil Collins considerava "tecnicamente muito superior a mim"
As únicas 11 músicas do Dream Theater que são boas, segundo Regis Tadeu
As duas músicas do Angra que Edu Falaschi não topou cantar, segundo o próprio
Kirk Hammett relembra seu "horripilante" primeiro dia como guitarrista do Metallica
O álbum que fracassou no Brasil e virou hit na América Latina com outro nome
42 shows internacionais de rock e metal no Brasil até o final de setembro
O disco "esquecido" do Black Sabbath que é um dos preferidos de Shane Embury
O disco do Sepultura que "coloca um sorriso" no rosto de Scott Ian, guitarrista do Anthrax
Saxon anuncia 25º álbum de estúdio e libera a faixa-título "Gods of Thunder"
Billy Gibbons explica continuidade do ZZ Top tendo apenas sua presença dos membros clássicos

A música dos anos 90 que parece ter "pegado emprestado" um clássico dos Beatles
O ícone do metal extremo que já tentou "recriar" o Álbum Branco do Beatles algumas vezes
Os dois gigantes que ajudaram George Harrison a decolar depois dos Beatles
Keith Richards relembra a crítica que fazia a John Lennon pelo jeito como ele tocava guitarra
A música dos Beatles que Lennon compôs no fundo do poço: "Suicida e tentando alcançar Deus"
O álbum de ex-beatle que John Lennon não gostou e reagiu com forte deboche
Os dois álbuns que fizeram Pete Townshend repensar o que a música podia ser
Os dois clássicos do Judas Priest que foram inspirados pelos Beatles
Paul McCartney explica porque se recusa a tirar fotos com seus fãs hoje em dia
A resposta de Paul McCartney após Pedro Bial lembrar brasileira que cantou com Beatles
O hit de Rita Lee que é versão dos Beatles com história do amor entre bode e cabra


