Em 04/11/2012 | Resenha - ThorHammerFest VI (Manifesto Bar, São Paulo, 04/11/12)

WHIPLASH.NET - Rock e Heavy Metal!

Resenha - ThorHammerFest VI (Manifesto Bar, São Paulo, 04/11/12)


  | Comentários:

Em sua sexta edição, o já tradicional festival de Folk/Viking Metal ThorHammerFest, mais uma vez transformou o Manifesto Rock Bar, em São Paulo, em uma verdadeira arena de guerreiros que aguardavam por mais essa feroz batalha. O festival que contará com uma segunda data ainda este ano, em 02/12, trará ainda as bandas Opus 23 (São Paulo), HUGIN MUNIN (Santos-SP) e pela primeira vez no Brasil a banda alemã ADORNED BROOD. Nesta primeira parte, as bandas SIGFADHIR (São Paulo), BARBARIA (Mogi-Mirim-SP) e PAGAN THRONE (Rio de Janeiro) foram as responsáveis pelo massacre sonoro em São Paulo.

O texto representa a opinião do autor, não do Whiplash.Net ou de seus editores.

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Fotos: Pierre Cortes

Com o cancelamento da banda argentina EINHER SKALD alguns dias antes do festival, o evento tornou-se uma celebração ao Metal nacional neste segmento musical que cresceu muito nos últimos anos, provocando uma verdadeira “onda” de shows de bandas do estilo em nosso país (e com mais eventos a se realizarem em breve, como a inédita apresentação em solo brasileiro da banda finlandesa TURISAS).

Mesmo com um público não tão numeroso nesta primeira parte, os presentes puderam presenciar um evento mais intimista, e que nos reservou boas surpresas durante a noite. Iniciando os trabalhos, tivemos a apresentação do já tradicional grupo de demonstração de batalhas medievais ORDO DRACONIS BELLI, que encenou ao som de “Battle Metal” do TURISAS e que empolgou os presentes.

Pouco tempo depois, a introdução “Galdra”, presente na primeira demo da banda SIGFADHIR, “Galdra Smidr”, lançada em 2011, começou a ser entoada, logo emendada com a faixa “Dawn Of Death”, que nos mostra um poderoso Viking Metal regado a muitos riffs bem trabalhados, combinando vocais ferozes em faixas como “Blood Of Glory” e “Into The North” (esta última também contando com vocais mais limpos, uma das melhores da apresentação).

O grupo ainda executou um ótimo cover para “I Kamp Med Kvitekrist”, da banda norueguesa ISENGARD, que por sinal é muito influente para o grupo e também para “Roman Land”, dos alemães do FALKENBACH. Para encerrar o show, foi apresentada uma das faixas que fará parte do próximo registro da banda, a música “Lobos”, cantada em português. O grupo conseguiu colocar nesta faixa uma identidade própria que considerei muito importante, visto que atualmente é bem difícil algumas bandas tentarem algo novo em seu som para deixar de soar como cópia de outras, e todas que seguem um caminho de originalidade saem na frente. Uma apresentação instrumentalmente muito boa, com certeza digna de uma banda que poderá gerar bons frutos mais adiante.

E munido de muito rum e vestuário pirata, direto de Mogi-Mirim, a banda BARBARIA subiu ao palco do Manifesto para uma animada apresentação. O grupo faz uma espécie de Heavy Metal influenciado por Running Wild, mas com pitacos de coisas mais “dançantes” do Folk Metal. E depois de deixarem seu navio atracado no Rio Tietê, segundo palavras do próprio vocalista Draco Louback, a banda começou mandando “Legions Forgotten By the Gods”, seguinda da ótima “Bucanneers”.

Fazendo uma homenagem ao pirata Barba Negra, “Black Beard” e seu refrão pegajoso foi uma das faixas que mereceu justo destaque na apresentação dos paulistas, impossível não notar toda a parte performática do vocalista Draco que esbanja presença de palco, tendo como combustível, claro, ele, o inseparável Rum.

Para encerrar a apresentação, um verdadeiro hino, “Under The Black Flag”, uma das melhores composições da banda que ainda conta com Marcelo Louback (Guitarra), Carlos Veraart (Baixo) e Anderson Moraes (bateria). Ainda rolou um cover para “Rebellion (The Clans Are Marching)”, do dinossauro alemão GRAVE DIGGER, que fez com que os presentes entoassem seu refrão para finalizar a ótima apresentação do grupo. Show do BARBARIA é diversão garantida, e acompanhado do velho Rum então, é festa confirmada!

Deixando as músicas “alegrinhas” de lado, ficou a cargo dos cariocas do PAGAN THRONE encerrar o evento. Divulgando seu debut, “The Way To The Northern Gates”, lançado em 2010, a banda pratica o denominado “Pagan Black Metal”, unindo muita agressividade com uma atmosfera visual dos integrantes bem impressionante e trabalhada. A sombria introdução “For The Battle” preparou os guerreiros para a faixa “Black Hordes”, uma melodia brutal e uma das melhores deste debut.

“Trial Of The Gods” foi uma das execuções mais técnicas, e nas primeiras notas da próxima, “Ritual”, o amplificador perdeu a batalha e parou, deixando o guitarrista da banda na mão, mas logo o problema foi resolvido e essa que é outra das grandes composições da banda foi apresentada. Para fechar, o complexo hino “Northern Forests” que encerrou com maestria a apresentação dos cariocas. Por ser um som que foi bem trabalhado em estúdio neste primeiro álbum, pede-se toda uma perícia para sua execução ao vivo, para que evite-se qualquer efeito de “som embolado” para o ouvinte nos shows, o que apareceu em alguns momentos.

Agora é só aguardar dezembro para que possamos desfrutar novamente deste festival que vai se perpetuando na cena paulistana, com melhoras a cada edição. Já reserve seu Drinking Horn e se prepare para mais uma grande noite em breve.

Setlist – Sigfadhir
Galdra
Dawn Of Death
Blood Of Glory
I Kamp Med Kvitekrist (Isengard cover)
Words Of A Man
Roman Land (Falkenbach cover)
Into The North
Lobos

Setlist – Barbaria
Legions Forgotten By the Gods
Buccaneers
Merciless
Black Beard
The Flying Dutchmann
Under The Black Flag
Rebellion (The Clans Are Marching) (Grave Digger cover)

Setlist – Pagan Throne
For The Battle (intro)
Black Hordes
Countess Of Night
The Trial Of Gods
Ritual
Course of The Old Domain
Disease Of The New World
Northern Forests

Criado em 1996, Whiplash.Net é o mais completo site sobre Rock e Heavy Metal em português. Em março de 2013 o site teve 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas e 8.590.108 pageviews. Redatores, bandas e promotores podem colaborar pelo link ENVIAR MATERIAL no topo do site.


  | Comentários:

Todas as matérias da seção Resenhas de Shows

Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Pense antes de escrever; os outros usuários e colaboradores merecem respeito;
Não seja agressivo, não provoque e não responda provocações com outras provocações;
Seja gentil ao apontar erros e seja útil usando o link de ENVIO DE CORREÇÕES;
Lembre-se de também elogiar quando encontrar bom conteúdo. :-)

Trolls, chatos de qualquer tipo e usuários que quebram estas regras podem ser banidos sem aviso. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Sobre José Antonio Alves

Nascido em 02/07/1989, sou estudante de Informática e me aventuro nos caminhos do rock desde os treze anos. Comecei ouvindo os clássicos, Iron Maiden, Black Sabbath, Motorhead. Hoje ouço um leque variado de bandas dentro do Metal, sem radicalizações de estilo. Posso ser encontrado no twitter no @jose665.

Mais matérias de José Antonio Alves no Whiplash.Net.

Link que não funciona para email (ignore)

QUEM SOMOS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em março: 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas, 8.590.108 pageviews.


Principal

Resenhas

Seções e Colunas

Temas

Bandas mais acessadas

NOME
1Iron Maiden
2Guns N' Roses
3Metallica
4Black Sabbath
5Megadeth
6Ozzy Osbourne
7Kiss
8Led Zeppelin
9Slayer
10AC/DC
11Angra
12Sepultura
13Dream Theater
14Judas Priest
15Van Halen

Lista completa de bandas e artistas mais acessados na história do site

Matérias mais lidas