Em 19/02/2012 | Dave Grohl: "não sou o Yngwie Malmsteen ou o John Bonham"

WHIPLASH.NET - Rock e Heavy Metal!

Dave Grohl: "não sou o Yngwie Malmsteen ou o John Bonham"

Postado por Leandro Bennington | Fonte: foofightersbr.com

  | Comentários:

Matéria publicada em 19/02/12. Quer matérias recentes sobre Rock e Heavy Metal?

A mensagem abaixo foi publicada por Dave Grohl, do FOO FIGHTERS:

Oh, que noite nós tivemos no último domingo, na 54ª cerimônia anual do Grammy. Luxo! Glamour! TRAQUINAGENS! Por onde começo? Trocar uma ideia com o Lil’ Wayne… Conhecer a mãe adorável da Cyndi Lauper… O bracelete-cortesia do Coldplay que piscava… Muita coisa para lembrar. Ainda está meio confuso na minha cabeça. Mas, se há uma coisa que eu me lembro BEM claramente, foi quando aceitamos o Grammy por Melhor Performance de Rock… E então eu disse isso:

”Ganhar esse prêmio mostra que o elemento humano de fazer música é o mais importante. Cantar no microfone, aprender a tocar um instrumento, aprender a tocar sua porcaria, isso é a coisa mais importante. Não é ser perfeito, ser absolutamente correto. É sobre o que acontece aqui (aponta no coração) e aqui (aponta para a cabeça).”

Não foi tão bom quanto o discurso “Gettysburg Address” de Abraham Lincoln, mas hey… Eu sou um baterista, lembra-se?

Bem, eu e minha boca enorme. Nunca faça um discurso de recepção de algo por 33 segundos com tanta exaltação como a minha pequena ode às gravações análogas foi feita. OK… Talvez o Kanye (West) ganhe de mim nesta, mas… Vou deixar você terminar… Só queria esclarecer uma coisa…

Eu amo música. Amo TODOS os tipos de música. De Kyuss a Kraftwerk, Pinetop a Prodigy, Dead Kennedys a Deadmau5… Eu amo música. Eletrônica ou acústica, não importa pra mim. O simples ato de criar música é um presente lindo que TODOS os seres humanos são abençoados por terem. E a diversidade de personalidades de um músico para o outro é o que faz a música tão excitante e… humana.

É exatamente a isso que eu estava me referindo. O “elemento humano.” Aquela coisa que acontece quando uma música acelera ligeiramente, ou um vocal fica um pouco mais forte. Aquela coisa que faz com que as pessoas soem como PESSOAS. Em algum lugar ao longo do caminho aquelas coisas se tornam coisas “ruins” (Dave está se referindo a possíveis falhas que acontecem nas músicas quando estão sendo gravadas), e com os grandes avanços da tecnologia de gravação digital ao longo dos anos, elas se tornaram facilmente “consertadas.” O resultado final? Em minha humilde opinião… Um monte de músicas que soam perfeitas, mas não têm personalidade. A única coisa que torna a música tão excitante em primeiro lugar.

E, infelizmente, alguns destes grandes avanços não têm se focado na técnica da performance. Olhe, eu não sou o Yngwie Malmsteen. Não sou o John Bonham. Inferno… Não sou nem mesmo o Josh Groban, aliás. Mas eu tento o máximo possível, então eu não tenho que depender de nada além das minhas mãos e do meu coração para tocar uma música. Eu faço o melhor que posso dentro de minhas limitações, e aceito que aquilo é a minha cara. Porque é isso que eu acho mais importante. Deve ser real, certo? Todo mundo quer algo real.

Eu não sei fazer o que o Skrillex faz (embora eu ame pra caralho) mas eu sei que a razão pela qual ele é tão amado é porque ele soa como Skrillex, e isso é foda. Nós temos um processo diferente e um conjunto diferente de ferramentas, mas a “técnica” é igualmente importante, tenho certeza. Digo… Se fosse tão fácil assim, qualquer um poderia fazê-lo, certo? (Vê o que eu fiz lá?)

Então, não me dê dois Crown Royals e me peça para fazer um discurso no seu casamento, porque provavelmente eu só vou aproveitar as vantagens de gravar em uma fita de 2 polegadas.

Agora, acho que preciso ir gritar com algumas crianças para que elas saiam do meu gramado.

Se cuidem.

Criado em 1996, Whiplash.Net é o mais completo site sobre Rock e Heavy Metal em português. Em março de 2013 o site teve 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas e 8.590.108 pageviews. Redatores, bandas e promotores podem colaborar pelo link ENVIAR MATERIAL no topo do site.


  | Comentários:

Todas as matérias sobre "Foo Fighters"

Nirvana: Joan Jett pode tocar com a banda no RRHF
Foo Fighters: baterista lança áudio do seu novo projeto
Foo Fighters: "Estamos tocando como jamais tocamos antes"
Foo Fighters: ouça faixa da nova banda de Taylor Hawkins
Teenage Time Killer: Grohl, Taylor, Biafra, Cavalera, Oliveri...
Dave Grohl: ele tornou-se músico por influência dos Beatles
Courtney Love: citando Dave Grohl em estreia no YouTube
NME: os clipes mais legais da história, na opinião dos leitores
Foo Fighters: Grohl quer gravar álbum em 12 cidades diferentes?
Grammy: Dave Grohl, QOTSA e Nine Inch Nails na cerimônia
Foo Fighters: banda já está em estúdio para oitavo álbum
Dave Grohl: empolgado com prêmio a ponto de dançar Abba?
Foo Fighters: confirmado para shows do Super Bowl em janeiro
Foo Fighters: banda faz show surpresa em bar da Califórnia
Foo Fighters: versão de "Everlong" com dupla infantil irlandesa

Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Pense antes de escrever; os outros usuários e colaboradores merecem respeito;
Não seja agressivo, não provoque e não responda provocações com outras provocações;
Seja gentil ao apontar erros e seja útil usando o link de ENVIO DE CORREÇÕES;
Lembre-se de também elogiar quando encontrar bom conteúdo. :-)

Trolls, chatos de qualquer tipo e usuários que quebram estas regras podem ser banidos sem aviso. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Sobre Leandro Bennington

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados.

Caso seja o autor, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.

Link que não funciona para email (ignore)

QUEM SOMOS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em março: 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas, 8.590.108 pageviews.


Principal

Resenhas

Seções e Colunas

Temas

Bandas mais acessadas

NOME
1Iron Maiden
2Guns N' Roses
3Metallica
4Black Sabbath
5Megadeth
6Ozzy Osbourne
7Kiss
8Led Zeppelin
9Slayer
10AC/DC
11Angra
12Sepultura
13Dream Theater
14Judas Priest
15Van Halen

Lista completa de bandas e artistas mais acessados na história do site

Matérias mais lidas