Matérias Mais Lidas


Por que algumas matérias não são publicadas ou perdem destaque?

Whiplash.Net recebe hoje mais de uma centena de notas por dia. Publicar todas estas notas com o mesmo destaque seria possível, mas não seria prático. As notas mais interessantes ficariam perdidas em meio à totalidade das notas.

Quais as matérias que SEMPRE publicamos?Esta classificação é feita por pessoas ou de forma automática?Quais fatores influem POSITIVAMENTE para o destaque?Quais fatores influem NEGATIVAMENTE para o destaque?Em que casos as notas não serão publicadas?O que deve ser evitado em notas de assessorias de imprensa e de divulgação?Mas porque vocês abrem exceções para algumas bandas?Como vou saber qual destaque será dado à nota que enviei?A nota que enviei não recebeu o destaque que foi prometido. Porque?Anunciei no Whiplash.Net e minha nota saiu sem destaque. Porque?Sou parceiro e minha nota foi publicada sem destaque. Porque?Contratei uma assessoria e minha nota foi publicada sem destaque. Porque?Sem destaque inicial é possível uma nota ganhar destaque depois?Whiplash.Net não apoia bandas underground?Whiplash.Net pode divulgar abaixo-assinados e campanhas?Este destaque às notas mais chamativas não é feito para agradar mais usuários e ter mais acessos?Por que o site não denuncia promotores e bandas que fazem merda?Vocês querem que eu acredite que o site é totalmente imparcial?O sistema do Whiplash.Net é fácil de burlar?Estas regras podem mudar?

Quais as matérias que SEMPRE publicamos?

Whiplash.net sempre foi e continua sendo o site nacional independente que mais publica notas tanto de gigantes internacionais como de bandas independentes nacionais. Fazemos isso sem ter nenhuma ligação com empresas de assessoria. E fazemos isso sem cobrar ou dar privilégios a uma ou outra banda. Infelizmente devido a grande quantidade de material não temos como publicar todas as notas que recebemos e temos eliminado algumas notas cuja temática desperta pouco ou nenhum interesse dos usuários. Leia abaixo a longa explicação sobre o que NÃO PUBLICAMOS. Mas vamos adiantar o que SEMPRE PUBLICAMOS.

1. Publicamos TODAS as notas sobre LANÇAMENTOS de álbuns, singles, clipes, etc.

2. Publicamos TODAS as notas que sejam de interesse dos usuários. Isso inclui conteúdo interessante mesmo sobre bandas ainda pouco conhecidas. Crie conteúdo que interesse aos usuários do site e será publicado com certeza.

Mais detalhes sobre notas sobre bandas independentes no link abaixo.

Esta classificação é feita por pessoas ou de forma automática?

De forma quase 100% automática. A influência dos editores é mínima no destaque e quando ocorre tentamos ser objetivos. Gostos pessoais ou fatores subjetivos não são levados em conta.

A maior parte das notas aparece na página inicial do site durante algum tempo após a publicação; a exceção são algumas notas que normalmente despertam pouca atenção dos usuários conforme explicado no decorrer deste texto.

Depois de publicada, são analisados pelo sistema os acessos à nota, bem como outros fatores como compartilhamentos no Facebook e Twitter e quantidade de comentários. Desta forma, a nota pode mudar de destaque. O destaque inicial por sua vez é definido pela quantidade de acessos e interações das notas anteriores do mesmo autor, sobre a mesma banda, artista, tema, entre outros.

Além da classificação automática, os editores classificam a nota segundo alguns outros fatores que podem influir nos destaques, como informar se o material é inédito, se está bem escrito, se trata-se de material exclusivo para o Whiplash.Net, entre outros.

Reiteramos que, baseado nestes fatores, o sistema pode alterar o destaque da nota após a publicação inicial (positivamente ou negativamente), sem interferência humana.

Quais fatores influem POSITIVAMENTE para o destaque?

  • Ser material de interesse dos usuários é o principal fator;
  • Ser material bem escrito;
  • Ser material inédito, ainda não publicado em outros sites;
  • Ser material realmente importante sobre a banda em questão, como lançamento de álbum, de faixa ou de clipe, mesmo que se trata de uma banda ainda pouco conhecida.

De forma geral, escreva notas melhores, inéditas e que despertem mais interesse dos usuários e tenha certeza que elas ganharão ótimo destaque.

Quais fatores influem NEGATIVAMENTE para o destaque?

  • Ser material que desperta pouco interesse aos usuários, é o principal fator;
  • Ser material mal escrito ou que contenha erros;
  • Ser material que já saiu em outros sites;
  • Ser material repetido já divulgado em outras matérias no Whiplash.Net;
  • Ser material fora da temática do Whiplash.Net que é um site de rock/metal;
  • Ser material incompleto que direciona para outro site.

Em que casos as notas não serão publicadas?

Adoraríamos publicar todas as notas recebidas. Infelizmente isso é impossível no momento. :-(

De forma geral não são publicadas notas mal escritas ou que não obedecem à formatação que usamos no Whiplash.Net. Também não são publicadas, claro, notas fora da temática do site.

O que deve ser evitado em notas de assessorias de imprensa e de divulgação?

  • Não envie notas sobre planos futuros de bandas; envie quando o plano se concretizar.
  • Não envie notas sobre etapas de gravação (produção, mixagem, etc) de álbuns, singles ou clipes; envie uma nota quando o trabalho for lançado.
  • Não envie notas com teasers de álbuns, clipes, etc; envie uma nota quando o trabalho for lançado.
  • Não envie notas sobre futuras entrevistas ou futuras participações em programas de rádio ou TV; Envie uma nota quando o lançamento já estiver disponível.
  • Não envie notas sobre participações de bandas em coletâneas, programas, projetos, festivais, etc; envie uma nota com foco em toda a coletânea ou programa ou projeto ou festival e citando todas as bandas participantes, sem destacar uma ou outra.
  • Não envie notas de "últimos ingressos" ou "novo lote de ingressos" para shows já divulgados em notas anteriores.
  • Não envie notas sobre lançamentos em novo formato de músicas ou álbuns já anunciados anteriormente.
  • Não envie notas sobre lançamentos ou atualizações de sites, MySpace, Twitter, etc.
  • Não envie notas que apenas redirecionam para matérias em outros sites.
  • Não envie notas sobre colocações em concursos ou votações de menor importância ou quando focando em apenas um classificado e não citados todos os vencedores.
  • Não envie notas com pedidos de votos para um competidor específico em votações. Envie uma nota divulgando a votação completa sem foco em um concorrente.
  • Não envie notas sobre lançamento ou vendas de produtos ou merchandising.
  • Não envie notas com divulgação de vídeos gravados ao-vivo ou em ensaios, com pouca-qualidade.
  • Não envie várias notas sobre uma mesma banda ou tema enviadas separadas em curto espaço de tempo (junte tudo em uma única nota).
  • Não envie séries de vídeos ou matérias cobrindo um mesmo assunto e divididas em partes apenas para gerar mais notas. Prefira enviar uma única nota informando todo o conteúdo de uma vez.
  • Não envie notas de bandas ou assessorias preparadas em massa usando "receitas" prontas.
  • Evite exageros como classificar a sua banda como "a nova revelação" ou "o grande destaque" quando na verdade é uma banda ainda pouco conhecida. Na verdade, o melhor é evitar qualquer citação subjetiva como esta. Se atenha aos fatos. Não menospreze a inteligência do leitor.
  • Evite esconder detalhes que fazem diferença. Se a sua banda vai abrir a noite no palco secundário em um festival internacional, não escreva a nota como se a banda fosse ser destaque no tal festival. Se a sua banda foi eleita destaque da semana por um site americano desconhecido, não diga que a banda é destaque nos Estados Unidos. Se a banda é a décima quinta colocada em um concurso, não escreva a nota como se ela estivesse entre as três primeiras.
  • Evite divulgar coisas sem importância. Se a sua banda teve uma música tocada em uma rádio, isso pouco interessa aos leitores. Se era uma desconhecida rádio web, menos ainda. Lançamentos de site e MySpaces (ou pior ainda, atualização de sites ou MySpaces) não interessam aos leitores a não ser que se trate de uma banda gigante.
  • Não envie notas pouco interessantes. Apenas envie notas sobre temas mais importantes. Quantidade e qualidade são coisas diferentes. Notas com poucos acessos podem fazer notas futuras sobre o mesmo tema, do mesmo autor, ou enviadas pela mesma assessoria de imprensa, terem menos destaque.

Mas porque vocês abrem exceções para algumas bandas?

Não abrimos exceção para bandas, não exatamente. Abrimos exceções para conteúdo que interesse aos usuários. Uma exceção às regras acima é feita no caso de bandas ou temas que estejam entre os mais lidos do site, caso em que notas que se enquadram nos itens da questão anterior podem ser publicadas justamente por despertar maior interesse dos usuários. Pedimos desculpas por não poder proceder da mesma forma para todas as notas, mas como citamos é virtualmente impossível publicar todas as notas de assessoria de imprensa que recebemos. :-(

Como vou saber qual destaque será dado à nota que enviei?

Infelizmente não há outra maneira senão acompanhar a nota no site. Tenha em mente ainda que o destaque desta pode variar com o passar das horas.

A nota que enviei não recebeu o destaque que foi prometido. Porque?

Quem prometeu destaque? Alguém entendeu algo errado! Não prometemos destaque no Whiplash.Net. Nunca! Para ninguém! Repetindo, o destaque pode inclusive mudar após a publicação da nota. Leia todo este texto para melhores explicações. :-)

Anunciei no Whiplash.Net e minha nota saiu sem destaque. Porque?

Ela foi publicada sem destaque por um dos motivos descritos acima. Anúncios pagos não influem, positivamente nem negativamente, no destaque das notas relacionadas. Anunciar em banners pagos não faz diferença no destaque das notas.

Sou parceiro e minha nota foi publicada sem destaque. Porque?

Whiplash.Net não faz parcerias que envolvam garantia de destaque especial. Os fatores que influem no destaque da nota são os descritos acima. Notas de parceiros podem ser publicadas com ou sem destaque, assim como notas de outros colaboradores. Parcerias não fazem diferença no destaque das notas.

Contratei uma assessoria e minha nota foi publicada sem destaque. Porque?

Nenhuma assessoria tem nenhum tipo de preferência na publicação ou destaque do material. Como explicado acima, o Whiplash.Net não faz parcerias envolvendo conteúdo. Notas enviadas por um fã, por um integrante da banda, ou por uma assessoria de imprensa têm a mesma chance de ser publicadas ou ganhar destaque.

Como fazer parcerias entre seu site e o Whiplash.Net?

Sem destaque inicial é possível uma nota ganhar destaque depois?

Claro. O sistema leva isso em conta. As notas de um determinado nível de destaque são comparadas com notas do mesmo nível e podem ter um destaque melhor com o tempo caso tenham um bom desempenho. E lembre-se que a quantidade de acessos de uma nota não é o único fator que influi no destaque desta nota.

Whiplash.Net não apoia bandas underground?

Sim, de várias maneiras. Mas acreditamos que classificar o material publicado para facilitar o acesso às matérias mais interessantes é um bom serviço aos usuários. Por terem menos acesso as notas de bandas underground infelizmente tendem a ter menos destaque que as notas de bandas mainstream.

Whiplash.Net pode divulgar abaixo-assinados e campanhas?

Devido à grande quantidade deste tipo de material que recebemos, só podemos divulgar este tipo de nota quando a organização do abaixo-assinado ou campanha em questão se mostrar extremamente competente e bem organizada.

Este destaque às notas mais chamativas não é feito para agradar mais usuários e ter mais acessos?

Claro! Na verdade tudo o que fazemos é visando prestar um melhor serviço aos usuários e ter mais acessos. Desde que o foco do site não seja comprometido, não consideramos isso constrangedor. :-)

Por que o site não denuncia promotores e bandas que fazem merda?

Não é para evitar perder anunciantes como sempre falam os mais exaltados. Não publicamos ou deixamos de publicar nada pensando em anunciantes. Mas deixamos de publicar muitas coisas pensando em não ser acionados na justiça. Shame on us! :-)

Não queremos correr o risco de ser acionados no caso de denúncias, mesmo em alguns casos em que as denúncias são cabíveis ou mesmo confirmadas, porque não queremos arcar com os custos de tempo e chateação de uma ação judicial. Por este motivo nos reservamos o direito de não publicar qualquer matéria que achamos que possa nos gerar problemas, ou apenas publicar notas resumidas direcionando para as denúncias em outros sites.

Vocês querem que eu acredite que o site é totalmente imparcial?

Queremos! Mas se você não acreditar, nós entendemos. Sabemos o quanto é difícil acreditar nisso em um meio onde "jabá" e "brodagem" são tão difundidos. Por isso, se você duvida, entendemos, perfeitamente. E esteja a vontade para postar sua opinião nos comentários abaixo. :-)

O sistema do Whiplash.Net é fácil de burlar?

Não muito. O fraudador pode até conseguir algum bom resultado a curto prazo, mas vai ter resultados inversos depois. Acredite, não vale a pena tentar fraudar este sistema. Nós somos paranóicos e vamos terminar descobrindo. É mais produtivo que você gaste seu tempo redigindo notas melhores e mais interessantes aos usuários. :-)

Estas regras podem mudar?

Sim. E mudam com frequência. Por este motivo sugestões e críticas são sempre muito bem-vindas. E acompanhe esta página para atualizações.


Sobre João Paulo Andrade

Sempre quis viver de Rock e/ou Heavy Metal. Tentou tocar baixo mas era tremendamente incompetente no instrumento. Em 1996 criou o site Whiplash.Net e hoje vive do seu sonho. :-)
Mais matérias de João Paulo Andrade.