Filmografia de David Bowie

WHIPLASH.NET - Rock e Heavy Metal!

Filmografia de David Bowie


  | Comentários:

Depois de Elvis Presley, David Bowie é um dos raros músicos a investir seriamente em uma carreira no cinema. Diferente de Presley, que seguia cegamente as ordens do seu empresário, Bowie se preocupa com a qualidade de cada filme em que ele participa e não se prende tanto à quantidade de filmes que ele possa conseguir. Bowie trabalhou em diversos papéis dramáticos e só uma parcela dos filmes nesta lista reflete sua carreira como músico.

The Virgin Soldiers (1969, comédia dramática, 96 min)

Direção: John Dexter
Roteiro: John Hopkins, John McGrath e Ian La Frenais
Produção: Carl Foreman, Leslie Gilliat e Ned Sherrin Columbia Pictures

Trilha: Ray Davies e Peter Greenwell

Elenco e Participações: Lynn Redgrave, Hywel Bennett, Nigel Patrick, Tsai Chin, David Bowie

Comédia com soldados rasos se adaptando com a vida militar em uma base Britânica na Malásia. O filme deu origem a uma seqüência chamada "Stand Up Virgins Soldiers" dirigida por Norman Cohen. Segundo filme do Bowie, onde tem uma mera ponta, feito antes mesmo dele lançar "Space Oddity." Se não prestar atenção, ele passa despercebido. Trilha sonora de Ray Davies dos Kinks.

The Man Who Fell To Earth (O Homem Que Caiu Na Terra, 1976, drama, 138 min)

Direção: Nicolas Roeg
Roteiro: Paul Mayersberg
Produção: Michael Deeley e Barry Slikings
Produtora: Cinema V
Trilha: Papa John Phillips e Stomu Yamashta

Elenco e Participações: David Bowie, Rip Torn, Candy Clark.

Ser de outro planeta (Bowie) chega à Terra, monta uma companhia eletrônica e tenta financiar um esquema que lhe permita exportar água para seu planeta. O diretor Roeg utiliza sua técnica de edição elíptica, fatiando situações paralelas e soltando blocos de causa-e-efeito.

Just A Gigolo (Apenas Um Gigolô, 1979, drama, 105 min)

Direção: David Hemmings
Roteiro: Joshua Sinclair e Ennio de Concini
Produção: Rolf Thiele
Produtora: United Artists
Trilha: Manhattan Transfer e the Pasadena Roof Orchestra.

Elenco e Participações: David Bowie, Marlene Dietrich, Kim Novak, Sydne Rome.

Filme tenta mostrar uma Alemanha caída após a 1ª Guerra Mundial. Bowie embora não cante tem uma de suas músicas, "Revolutionary Song", interpretada por Sydne Rome. Dietrich canta a música título, mais tarde regravada por David Lee Roth.

David Bowie (1979, documentário)

Direção: D. A. Pennebaker

Elenco e Participações: David Bowie

Filme que permanece sem ser lançado até hoje, do mesmo diretor de "Monterey Pop", apresentando aqui um concerto de David Bowie, fase Thin White Duke. O que acabou sendo lançado foi o álbum duplo: "Stage".

Christine F, Drogada e Prostituída (1981, drama, 105 min)

Direção: Uli Edel
Roteiro: Herman Weigel baseado no livro de: Kai Hermann e Horst Rieck
Produção: Bernd Eichinger
Trilha: David Bowie
Produtora: CLV / Maran-Film / Popular-Film / Solaris Films

Elenco e Participações: Natja Brunkhorst, Thomas Haustein, David Bowie

Filme que conta a história verídica dos jovens que freqüentam a estação de trem Bahnhof Zoo em Berlim, viciados em heroína a ponto de se prostituírem para obter o dinheiro da droga. A história se focaliza em Christine F. (Brunkhorst) que com 13 anos inicia sua dependência. Berlim na década de setenta era o maior mercado consumidor de heroína do mundo.

Ziggy Stardust And The Spiders From Mars (1982, live, 90 min)

Direção: D. A. Pennebaker

Elenco e Participações: David Bowie, Mick Ronson, Trevor Bolder, Mick Woodmansey

Último show de Bowie com sua banda mais roqueira, The Spiders From Mars. Show realizado no dia 03 de Julho de 1973 no Hammersmith Odeon em Londres. A qualidade de imagem é fraca e o filme acabou só sendo lançado em 1982.

Yellowbeard (1983, comédia, 97 min)

Direção: Mel Damski
Trilha: John Morris Orion / Seagoat Production

Elenco e Participações: Elenco e Participações: Graham Chapman, John Cleese, Eric Idle, Terry Gilliam, Tommy Chong, Cheech Marin, Peter Cook, Peter Boyle, Marty Feldman, Madeline Kahn, James Mason, Monte Landis, David Bowie, Spike Milligan

Roteiro: Graham Chapman, John Cleese, Peter Cook, Terry Gilliam, Eric Idle, Bernard McKenna Produção: Carter DeHaven III

Hilário filme com a reunião de vários grupos de comédia desde Cheech and Chong a membros do Monty Python. História do pirata Yellowbeard (Chapman), o Barba-Amarela, sátira ao Barba-Azul, lendário pirata inglês, e sua procura por um tesouro seguindo um mapa escrito na cabeça de seu filho afeminado e que odeia o mar. Último filme de Marty Feldman que faleceu antes da produção concluída e de Graham Chapman, falecido alguns anos depois.

Serious Moonlight (1983, live)

Direção: vários

Elenco e Participações: David Bowie

Registro da turnê "Serious Moonlight" mostrando um Bowie no seu auge pop graças a seu bem aceito e campeão de vendas "Let's Dance". Bowie canta todos seus maiores hits em mais de dez anos de carreira. Destaques para "Space Oddity", "Fame", "Heroes", "Change", "All The Young Dudes" e muito, muito mais.

The Hunger (Fome de Viver, 1983, terror)

Direção: Tony Scott
Baseado no romance de Whitney Strieber

Elenco e Participações: Catherine Deneuve, David Bowie, Susan Sarandon.

Casal de vampiros escolhe as boates nova-iorquinas para angariar suas presas. Com muito estilo, o filme ignora os clichês baratos como sustos e espantos e investe mais em clima e atmosfera soturna, o que acaba por criar momentos de intenso erotismo. Logo na primeira cena entramos numa boate onde Peter Murphey aparece cantando o clássico gótico "Bela Lugosi's Dead" enquanto o casal encontra e convida outro casal pra saírem com eles. A seqüência montada por Scott de máximo volume da música entrecortados pelo silêncio absoluto da sedução que acaba levando ao saciar da fome dos vampiros é memorável, tanto quanto erótico e arrepiante. David Bowie mostra aqui o quanto evoluiu como ator nesta que é uma de suas melhores interpretações.

Merry Christmas Mr. Lawrence (Furyo - Em Nome Da Honra, 1983, drama)

Direção: Nagisa Oshima
Trilha: Ryuichi Sakamoto e David Sylvian.

Elenco e Participações: David Bowie, Ryuichi Sakamoto, Tom Conti, Takeshi.

Mesmo diretor de "Império dos Sentidos", Oshima utiliza um soldado inglês (Bowie) e um comandante de um campo de concentração japonês (Sakamoto) na ilha de Java em 1942, para ilustrar as diferenças culturais entre o Oriente e o Ocidente. Para o oriental, a captura é uma desonra e um homem digno deveria se matar antes de se deixar capturar. Portanto prisioneiros eram tratados como escória. O homem ocidental por outro lado acredita que a vida vale qualquer sacrifício e para se manter vivo ele vai até rastejar se preciso for. Tanto Bowie como Sakamoto estão excelentes em seus papéis.

Love You Till Tuesday (1984, musical, 28 min)

Direção, Roteiro e Produção: David Bowie
Trilha: David Bowie Polygram Videos

Elenco e Participações: David Bowie

Este é um trabalho que Bowie preparou para a BBC-TV em 1969, por conta do material do seu primeiro LP, "David Bowie" (1967). Contém músicas daquele disco embora algumas remixadas para incluir as vozes dos membros do seu então grupo folk, Feathers. Alguns dos números são "Sell Me A Coat" (versão remixada), "When I Live My Dream", "Love You Till Tuesday" e "Let Me Sleep Beside You". Esse material foi disponibilizado para o público graças a Kenneth Pitt, seu ex-empresário, que junto com o vídeo, lançou uma coletânea homônima reunindo compactos desse período.

Ricochet (1984, documentário, 60 min)

Direção: Gerry Troyna Jem Music

Elenco e Participações: David Bowie

Into The Night (1985, comédia, 115 min)

Direção: John Landis
Roteiro: Ron Koslow e John Landis
Produção: Ron Koslow, Leslie Belzberg, George Folsey, Jr.
Trilha: Ira Newborn Universal Pictures

Elenco e Participações: Michelle Pfeiffer, Jeff Goldbloom, Richard Farnsworth, Dan Aykroyd, Jim Henson, Irene Papas, Bud Abbott, Lou Costello, William Kaplan, John Landis, David Cronenberg, Paul Mazursky, Bela Lugosi, Jack Arnold, Jean Pelton, Carl Perkins, David Bowie, DeDee Pfeiffer, Jack Roberts, Peggy Sanders, Don Siegel

Diana (Pfeiffer) atravessa contrabando de esmeraldas e foge com o inocente Ed (Goldblum) enquanto ladrões e assassinos os caçam. David Bowie é o personagem Colin Morris.

Labyrinth (Labirinto - A Magia do Tempo, 1986, infantil/musical)

Direção: Jim Henson
Roteiro: Terry Jones
Produção: Eric Rattray
Trilha: David Bowie e Trevor Jones

Elenco e Participações: David Bowie, Jennifer Connelly, Toby Froud.

Jim Henson é o criador dos bonecos da turma dos Muppets. Aqui ele cria goblins, criaturinhas horrendas que seqüestram um bebê e o entregam ao seu rei (Bowie) a pedido da própria irmã (Connelly). Tomada de remorso, ela que era a babá do infante, vai à terra dos goblins e tenta vencer o labirinto que a separa do irmão. Filme criativo e curioso sobretudo pelos bonecos e pelo cenário de sonhos, rodeado de fadas e castelos.

Absolute Beginners (1986, drama, 107 min)

Direção: Julien Temple
Roteiro: Richard Burridge, Don MacPherson, Christopher Wicking
Produção: Chris Brown, Stephen Woolley
Trilha: Julien Temple
Arranjo Musical: Gil Evans
Produtora: Orion Pictures

Inspirado do livro de Colin MacInnes. Elenco e Participações: Eddie O'Connell, Patsy Kensit, David Bowie, James Fox, Ray Davies, Zoot Money, Sade

Ambientado na década de cinqüenta. Um fotógrafo está desiludido por causa de um amor mau-fadado. Deprimido, ele confia em seu empresário para transformá-lo em um fotógrafo reconhecido. Os ex-amantes vivem histórias de sucesso paralelo enquanto o filme mostra os movimentos jovens e as tensões da época.

Glass Spider Tour (1987, show, 110 min)

Produção: MPI Home Videos

Elenco e Participações: David Bowie

Registro da excursão "The Glass Spider Tour."

When the Wind Blows (1987, desenho animado, 80 min)

Direção: Jimmy T. Murakami
Roteiro: Raymond Briggs
Produção: John Coates

Trilha: David Bowie, Hugh Cornwal, Genesis, Paul Hardcastle, Squeeze, Roger Waters Meltdown / National Film Finance Corp. -Film Four Intl. -TVC London-Penguin Books / Recorded Releasing

Elenco e Participações: Dame Peggy Ashcroft, John Mills, Robin Houston, Matt Irving, David Dundas, James Russell

Após uma guerra nuclear, um casal de idosos luta para se adaptar a uma nova realidade.

The Last Temptation of Christ (A Última Tentação de Cristo, 1988, drama, 164 min)

Direção Martin Scorsese
Produtora: Universal Studios

Elenco: William Dafoe, Barbara Hershey, Harvey Keitel, David Bowie, John Lurie

História da vida de Cristo através de uma ótica alternativa. David Bowie faz o papel de Poncius Pilatos e John Lurie (Lounge Lizards) é o apóstolo Thiago.

Day In, Day Out (1988, documentário, 18 min)

Produção: Sony Videos

Elenco e Participações: David Bowie

Registro da gravação do vídeo "Day In, Day Out."

Twin Peaks: Fire Walk With Me (1992, drama, 135 min.)

Direção e Roteiro: David Lynch
Produção: Gregg Fienberg

Elenco: Sheryl Lee, Ray Wise, Chris Isaak, Moira Kelly, Kiefer Sutherland, David Bowie, David Lynch.

Os últimos sete dias de Laura Palmer (Lee) cujo corpo encontrado boiando no rio foi ponto de partida para o seriado televisivo do mesmo nome. Bowie é o personagem Phillip Jeffries.

The Linguini Incident (1992, comedia/aventura, 99 min)

Direção e Roteiro: Richard Shepard
Produção: Patricia Foulkrod, Martin F. Gold e Arnold H. Orgolini
Trilha: Thomas Newman

Elenco e Participações: Rosanna Arquette, David Bowie, Marlee Matlin, Julian Lennon

Uma garçonete que queria ser um mágico acaba convencendo vários dos seus amigos a lhe ajudar a roubar o restaurante onde trabalha.

Magic Hunter / Buvos Vadasz (1994, drama - 103 min)

Direção: Ildikó Enyedi
Roteiro: Ildikó Enyedi e Laszlo Laszlo Revesz
Produção: Andras Hamori e Wieland Schulz-Keil
Produtor Executivo: David Bowie
Trilha: Gregorio Paniagua

Elenco e Participações: Gary Kemp, Alexander Kaidanovsky, Sadie Frost, Ildiko Toth, Peter Vallai, Mathias Gnädinger, Natalie Conde, Alexandra Wasscher

Elementos de mistério e fantasia são costurados nesta história policial vista pela perspectiva de uma criança. Atirador de elite tem uma missão especial quando conhece mulher e sua filha. Se apaixonam enquanto são observados por guarda costas.

The Buddha of Suburbia (1994, comédia, 236 min)

Direção: Roger Michell
Roteiro: Roger Michell e Hanif Kureishi
Produção: Kevin Loader e Michael Wearing
Trilha: David Bowie

Elenco e Participações: Naveen Andrews, David Bamber, Brenda Blethyn, Janet Dale, Susan Fleetwood, Steven Macintosh, John McEnery

História passada em Londres, na década de setenta. Karim mora com seus país, e ganha um dinheiro extra ensinando filosofia hindu da qual ele pouco entende. Ainda assim, como Budismo está na moda, pessoas pagam a ele para ouvi-lo falar.

Basquiat (1996, drama, 108 min.)

Direção e Roteiro: Julian Schnabel
Produção: Jon Kilik, Randy Ostrow, Sigurjon Sighvatesson.
Trilha: John Cale

Elenco: Jefferey Wright, Dennis Hooper, David Bowie, Tatum O'Neal, Courtney Love, Gary Oldman, Christopher Walken, William Defoe, Michael Wincott.

A história de Jean Michel Basquiat (Wright), um grafiteiro antisocial das ruas de New York "descoberto" pela elite artística da cidade, graças a Andy Warhol (Bowie), que vê no rapaz um talento autêntico. O filme tenta expor como ele passa de paupérrimo a extremamente rico, sem perder o seu ódio pelos ricos ou a sua ingenuidade natural.

Passaggio Per il Paradiso (1996, drama, 93 min)

Direção: Antonio Baiocco
Roteiro: Antonio Baiocco e Fabrizio Bettelli
Produção: Massimo Cristaldi
Co-Produção: David Bowie e Wieland Schulz-Keil

Trilha: Pat Metheny Cristaldi Pictures / Garguantua / Italian Intl. Film / MC4

Elenco e Participações: Tomas Arana, Julie Harris, Tchéky Karyo

Detetive particular Italiano (Arana) viajando de carro seguindo um casal, acaba fazendo amizade com uma americana (Harris) que resolve ajudá-lo se ele levá-la para o seu destino. Uma grande amizade floresce pelo caminho e o detetive acaba enxergando sua própria vida de forma diferente.

Inspirations (1997, Documentary, 100 min)

Direção: Michael Apted
Produção: Eileen Gregory e Jody Patton Trilha: Patrick Seymour Clear Blue Sky

Elenco e Participações: Tadao Ando, David Bowie, Dale Chihuly, Roy Lichtenstein, Louise Lecavalier, Edouard Lock, Nora Naranjo-Morse

O diretor Michael Apted tenta nos mostrar sete talentos durante o processo de criação. São eles David Bowie gravando com sua banda; Roy Lichtenstein (1923-97) pintando no seu estúdio; o coreógrafo Edouard Lock discutindo dança moderna; a dançarina Louise Lecavalier; Tadao Ando, uma arquiteta japonesa; Artista plástico Dale Chihuly e seus trabalhos com vidro; e finalmente Nora Naranjo-Morse, escultor com peças de barro. O filme estreou no Festival de Cinema de Toronto em 1997.

B.U.S.T.E.D. / Everybody Loves Sunshine (1998, drama, 97 min)

Direção e Roteiro: Andrew Goth
Producão: Joanne Reay
Trilha: Nicky Matthew

Elenco e Participações: Goldie, Andrew Goth, David Bowie, Rachel Shelley

Dois primos e colegas de gangue saem da cadeia. Enquanto um resolve mudar de vida (Goth), o outro (Goldie) está decidido a recuperar seu terreno perdido. O território, agora esta na mão de outro chefe (Bowie) e um duelo é inevitável.

Il Mio West / My West (1998, 95 min)

Direção: Giovanni Veronesi
Roteiro: Giovanni Veronesi e Leonardo Pieraccioni
Produção: Vittorio e Rita Cecchi Gori
Trilha: Pino Donaggio Cecchi Gori Distribuzione

Elenco e Participações: Leonardo Pieraccioni, Harvey Keitel, David Bowie

Baseado em livros de Vincenzo Pardini e Jodo Cartamigli. Comediante popular Italiano é a estrela deste típico western spaghetti. Doc (Pieraccioni) é um médico pacifista e mediador de uma pacata cidade, quando seu pai, Johnny Lowen (Keitel), um bandido famoso volta para casa depois de vinte anos de ausência. Enquanto Doc tenta reestabelecer uma relações com seu pai, chega à cidade outro bandido, Jack Sikora (Bowie) atraído pela presença de Lowen. Filmado nas montanhas italianas de Toscana. A voz de Keitel foi dublada em italiano por Giancarlo Giannini.

Criado em 1996, Whiplash.Net é o mais completo site sobre Rock e Heavy Metal em português. Em março de 2013 o site teve 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas e 8.590.108 pageviews. Redatores, bandas e promotores podem colaborar pelo link ENVIAR MATERIAL no topo do site.

Esta é uma matéria antiga do Whiplash.Net. Por que destacamos matérias antigas?


  | Comentários:

Todas as matérias da seção Curiosidades
Todas as matérias sobre "Cinema e TV"
Todas as matérias sobre "David Bowie"

Paul McCartney: "New" na trilha de "Tá Chovendo Hamburguer 2"
Anthrax: Scott Ian estreia série sobre efeitos de terror
Jim Carrey: batendo cabeça ao som de Cannibal Corpse
Metallica: "Hesher", filme inspirado em Cliff Burton
As 10 melhores aparições de bandas em filmes
Slash: Falando sobre seus filmes preferidos
Phil Anselmo: cantor lista filmes de terror favoritos
Runaways: mais duas músicas do filme vazam na web
Nirvana: novo filme sobre Kurt Cobain deve sair em breve
Heavy Metal: os 5 melhores momentos metal dos filmes
Lamb Of God: os filmes de terror favoritos de Randy Blythe
Iron Maiden: TCM exibirá filme que inspirou "The Duelists"
U2: Bono fala sobre download ilegal de filmes e músicas
Judas Priest: Rob Halford lista 11 melhores filmes de terror
Burzum: Varg Vikernes critica o filme "Lords Of Chaos"

Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Pense antes de escrever; os outros usuários e colaboradores merecem respeito;
Não seja agressivo, não provoque e não responda provocações com outras provocações;
Seja gentil ao apontar erros e seja útil usando o link de ENVIO DE CORREÇÕES;
Lembre-se de também elogiar quando encontrar bom conteúdo. :-)

Trolls, chatos de qualquer tipo e usuários que quebram estas regras podem ser banidos sem aviso. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Sobre Márcio Ribeiro

Nascido no ano do rato. Era o inicio dos anos sessenta e quem tirou jovens como ele do eixo samba e bossa nova foi Roberto Carlos. O nosso Elvis levou o rock nacional à televisão abrindo as portas para um estilo musical estrangeiro em um país ufanista, prepotente e que acabaria tomado por um golpe militar. Com oito anos, já era maluco por Monkees, Beatles, Archies e temas de desenhos animados em geral. Hoje evita açúcar no seu rock embora clássicos sempre sejam clássicos.

Mais matérias de Márcio Ribeiro no Whiplash.Net.

Link que não funciona para email (ignore)

QUEM SOMOS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em março: 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas, 8.590.108 pageviews.


Principal

Resenhas

Seções e Colunas

Temas

Bandas mais acessadas

NOME
1Iron Maiden
2Guns N' Roses
3Metallica
4Black Sabbath
5Megadeth
6Ozzy Osbourne
7Kiss
8Led Zeppelin
9Slayer
10AC/DC
11Angra
12Sepultura
13Dream Theater
14Judas Priest
15Van Halen

Lista completa de bandas e artistas mais acessados na história do site

Matérias mais lidas