Resenha - Days Go By - Offspring

WHIPLASH.NET - Rock e Heavy Metal!

Resenha - Days Go By - Offspring

Por Thassae Santos

  | Comentários:

Depois de quatro longos anos de enrolação após o lançamento de "Rise and Fall, Rage and Grace", o OFFSPRING lança seu novo álbum, intitulado "Days Go By". E creio que, para poder realizar uma análise fria sobre este trabalho, devo começar mencionando todo o trabalho dos últimos 3 álbuns.

Nota: 8

O texto representa a opinião do autor, não do Whiplash.Net ou de seus editores.

Imagem
O "Conspiracy of One", lançado em 2000 veio para tentar manter o nível da obra prima que foi "Americana", de 1998. Em 2003, a banda lançou o "Splinter", que foi muito criticado por ser muito curto. Depois de um "Greatest Hits", os fãs esperaram por cinco longos anos até o lançamento de "Rise and Fall, Rage and Grace", álbum de músicas inéditas que certamente fugiu um pouco aos padrões de "Punk/Comedy Rock" a que o OFFSPRING vinha acostumando os seus fãs. Muita gente considerou faixas como "Kristy, Are You Doing Okay?" e "Nothingtown" como descartáveis, daquelas que você sempre pula ao escutar o CD.

Não que o álbum fosse totalmente descartável, já que tinham faixas boas como "Hammerhead", "Trust in You" e "You're Gonna Go Far, Kid". Faltava o peso das guitarras, os excessos de "whoas" característico da banda, as batidas compassadas e rápidas de um bom punk rock.

Quatro anos depois do "Rise and Fall...", chegamos a "Days Go By", e digo que, ao ouvir o álbum na íntegra, consegui reencontrar o moleque de onze anos que vivia dentro de mim e que ouvia o Americana em loop o dia inteiro sem parar. O álbum está longe de ser o melhor álbum da carreira da banda, mas com certeza resgata toda a identidade perdida na última década. O álbum possui algumas falhas, mas as guitarras voltaram, os "whoas" estão presentes e, com isso, a sensação de que a banda finalmente está reencontrando o caminho perdido.

O CD começa com o combo "The Future is Now"/"Secrets from the Underground", duas músicas de pegada rápida que com certeza vão agradar tanto aos fãs quanto aos curiosos. A faixa título do CD, "Days Go By", dá uma quebrada no ritmo, já que é uma baladinha punk, com um quê de "Foo Fighters". Depois, temos mais um combo pesado com "Turning Into You", que começa com um sample eletrônico e se transforma numa música que lembra muito bandas como "Bad Religion" e "Hurting as One", que remete aos bons tempos de álbuns como o "Ixnay on the Hombre" (1997).

Músicas engraçadas também estão presentes, como "Cruising California", que zomba das músicas pops atuais com letras de duplo sentido e uma batidinha digna de pop. Tenha em mente que faixas assim são a essência da banda, que muitas vezes não se leva a sério. Esta música também contrasta com a faixa seguinte ("All I Have Left is You"), que é uma balada romântica, mais devagar e que com certeza dá uma imperfeição ao trabalho dado até aqui. Depois, temos OC Guns, que zomba das gangues latinas com alguns bons palavrões em espanhol e uma pegada bem "latina".

Finalmente, chegamos ao ponto da discórdia do CD: a regravação de "Dirty Magic", originalmente lançada no álbum "Ignition" (1992). A "versão 2012" da música pode causar uma certa estranheza aos fãs, já que esta possui alguns enfeites a mais do que a original, tal como "whoaaas", uma guitarra mais agressiva, fazendo dela uma versão mais encorpada. Foi uma grata surpresa, mas a banda bem que poderia ter lançado essa versão como um single ou extra de versão japonesa e ter dado lugar a outra música inédita no CD. Uma faca de dois gumes: quem não conhece a versão antiga desta música vai se encantar por ela e vai achar que é a melhor música do CD, e quem já a conhece, tem grandes chances de torcer o nariz.

Passando isso, temos a "I Wanna a Secret Family (With You)" que não chamou muito a minha atenção, exceto pelo fato de me lembrar muito da "Spare Me The Details" do álbum "Splinter". Por fim, encerramos o CD com outro combo tendo "a cereja do bolo" com "Dividing by Zero", rápida e com um refrão que gruda na cabeça como chiclete, e "Slim Pickens Does the Right Thing and Rides the Bomb to Hell", que, apesar do nome, não é uma música de paródia e com certeza foi uma grata surpresa.

Depois dessa análise por faixas, digo que o álbum pecou nas excessivas quebras de ritmo entre as faixas e na falta de sensibilidade na hora da escolha das músicas de divulgação. Pessoalmente, eu acho que "The Future is Now" daria um single muito melhor que a própria "Days go By". De resto, é um álbum para curtir e reanimar o adolescente que há dentro de você.

Tracklist:

1. "The Future Is Now" 4:08
2. "Secrets from the Underground" 3:10
3. "Days Go By" 4:02
4. "Turning Into You" 3:42
5. "Hurting as One" 2:50
6. "Cruising California (Bumpin' in My Trunk)" 3:31
7. "All I Have Left Is You" 5:19
8. "OC Guns" 4:08
9. "Dirty Magic" 4:00
10. "I Wanna Secret Family (With You)" 3:02
11. "Dividing By Zero" 2:22
12. "Slim Pickens Does the Right Thing and Rides the Bomb to Hell" 2:36

Tempo total: 42:43

Produzido por:

Dexter Holland – vocal, guitarra, piano
Noodles – guitarra, vocal de apoio
Greg K. – baixo, vocal de apoio
Pete Parada – bateria, percussão (faixas 4, 9, 11 e 12)
Josh Freese – bateria, percussão (faixas 1, 2, 3, 5, 6, 7, 8 e 10)
Bob Rock - produtor
Ronnie King - teclados
Todd Morse - vocais de apoio

Gravadora: Columbia

Criado em 1996, Whiplash.Net é o mais completo site sobre Rock e Heavy Metal em português. Em março de 2013 o site teve 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas e 8.590.108 pageviews. Redatores, bandas e promotores podem colaborar pelo link ENVIAR MATERIAL no topo do site.

Outras resenhas de Days Go By - Offspring

Offspring: Pegada mais adulta, sem esquecer origens
Offspring: O respeito gera expectativas exageradas


  | Comentários:

Todas as matérias da seção Resenhas de CDs
Todas as matérias sobre "Offspring"

Offspring: relançamento do album Smash em edição especial
The Offspring: Galeria de fotos no Festival dos Fanáticos 2014
The Offspring: três datas de shows no Brasil em 2014
The Offspring: 3 versões 8-bits de "You're Gonna Go Far, Kid"
Offspring: Galeria de fotos completa do grande espetáculo em SP
The Offspring: banda garantiu diversão do público em São Paulo
Rock in Rio: confira os últimos set-list das bandas que tocarão
Offspring: banda vai tocar em São Paulo em 15 de setembro
Punk: 10 músicos que são mais ricos do que você pensa
Offspring: assista recado em vídeo para fãs do Brasil
Rock In Rio: Offspring, Marky Ramone e tributo a Raul no dia 14

Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Pense antes de escrever; os outros usuários e colaboradores merecem respeito;
Não seja agressivo, não provoque e não responda provocações com outras provocações;
Seja gentil ao apontar erros e seja útil usando o link de ENVIO DE CORREÇÕES;
Lembre-se de também elogiar quando encontrar bom conteúdo. :-)

Trolls, chatos de qualquer tipo e usuários que quebram estas regras podem ser banidos sem aviso. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Sobre Thassae Santos

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados.

Caso seja o autor, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.

Link que não funciona para email (ignore)

QUEM SOMOS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em março: 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas, 8.590.108 pageviews.


Principal

Resenhas

Seções e Colunas

Temas

Bandas mais acessadas

NOME
1Iron Maiden
2Guns N' Roses
3Metallica
4Black Sabbath
5Megadeth
6Ozzy Osbourne
7Kiss
8Led Zeppelin
9Slayer
10AC/DC
11Angra
12Sepultura
13Dream Theater
14Judas Priest
15Van Halen

Lista completa de bandas e artistas mais acessados na história do site

Matérias mais lidas