Folk Metal: do Skyclad ao Tuatha De Danann

WHIPLASH.NET - Rock e Heavy Metal!

Folk Metal: do Skyclad ao Tuatha De Danann

Postado por Renato Spacek | Fonte: O Caralho a 4

  | Comentários:

O Skyclad é a banda responsável pela criação do Folk Metal. Formado em 1990, o grupo lançou seu primeiro disco em 1991, que misturava Thrash Metal com elementos folclóricos, sendo que havia um violinista na banda. No começo o seu som era mais primitivo, mas com o amadurecimento da banda e com a concretização do estilo - que não foi feito apenas pelo Skyclad, tendo em vista que assim como outros estilos, o Folk Metel tem bandas percussoras - o grupo foi fazendo um som cada vez mais Folk e menos Thrash.

Bandas como Cruachan, Elvenking, Ensiferum e Tuatha De Danann foram extremamente importantes para o estilo, pois foram percussores, e cada um foi para o seu lado, expandindo e criando um estilo. Enquanto o Cruachan fazia um som mais sujo com vocais femininos, o Elvenking inventava a mistura de Power e Folk. O Tuatha De Danann é a banda pioneira do estilo no brasil, e uma das pioneiras do Celtic Metal no mundo, sendo respeitada e reconhecida internacionalmente. O Bathory é a banda creditada pela invenção do Viking Metal com o disco Hammerheart, de 1990 amadurecendo seu Black Metal e tornando-o menos pesado, sem guturais e abordando a mitologia nórdica em suas letras.

Detalhe que o Folk Metal só tem um grande sucesso na Europa, a maioria das bandas vem de lá, e a maioria do público também. Mitologias, instrumentos típicos, praticamente tudo relacionado ao Folk Metal é europeu.

Sonoridade
O gênero de forma ao misturarmos Metal (seja o Heavy Metal tradicional, ou até mesmo outros estilos como Power, Black, Death etc) com a música Folk. Mas, diferentemente do que alguns pensarão, não é o Folk como Bob Dylan, aquele acústico mais sujo, e sim o Folk quem vem da música folclórica, onde são utilizados instrumentos como gaita de fole, tin whistle, hurdy gurdy e outros mais incomuns.

Diferentemente da maioria dos sub gêneros do Metal, no Folk Metal as guitarras não se apoderam da melodia quase todo o tempo, tendo em vista que instrumentos folclóricos como flautas, gaitas de fole e violinos predominam para a formação do estilo, mas claro que isso não impede que esporadicamente tenham solos de guitarra. Apesar disso, algumas bandas utilizam apenas o teclado, ora com timbre de instrumentos folclóricos, ora com o real timbre do instrumento.

Letras
Os temas líricos abordados por bandas de Folk Metal são, em quase 100% das vezes, previsíveis e limitados, tendo em vista que as bandas adotam temas como mitologia - desde a mitologia grega até a nórdica, passando pela egípcia e várias outras - natureza, batalhas épicas, temas pagãos e afins. Algumas vezes a letra influencia fortemente no estilo da banda, vide que é raríssimo achar uma banda de Viking Metal que não fale sobre mitologia nórdica.

Subdivisões
Alguns estilos como o Folk Metal tem subdivisões, e falarei um pouco aqui sobre algumas.

- Viking Metal: quase todas as bandas falam sobre mitologia nórdica e guerras, o Fjoergyn é uma banda que é considerada Viking Metal pela sua sonoridade, pois não falam sobre os nórdicos, e sim sobre natureza. As bandas de Viking Metal preferem que seu som seja sujo e primitivo, portanto são raros os grupos que utilizam algum instrumento além dos básicos (guitarra, baixo e bateria, algumas vezes teclado). É muito comum que algumas bandas de Viking Metal tenha seu som um pouco Black, pois a mistura de ambos é comum, e os vocais podem ou não ser guturais, inependente da mistura. Coloquei o Viking Metal aqui por fazer parte do Folk, mas geralmente o estilo é dito como um gênero próprio, e não como uma subdivisão do Folk.
Alguns grupos do estilo: Bathory, Týr, Mithotyn, Ensiferum, Enslaved, Thrudvangar, Falkenback, King Of Asgard, Turisas.

- Celtic Metal: como o próprio nome diz, o gênero utiliza a música celta como complemento. Os povos celtas se concentravam na região que atualmente é a Irlanda, e a música celta, consequentemente, é de lá. As bandas do gênero geralmente utilizam instrumentos como tin whistle - uma espécie de flauta de metal irlandesa - e gaitas de fole para caracterizar seu som, e para formar uma atmosfera própria do estilo. Geralmente falam sobre natureza.
Alguns grupos do estilo: Eluveitie, Cruachan, Mägo de Oz, Tuatha De Danann, Primordial, Skyclad, Waylander.

- Mittelalter ou Medieval Metal: um estilo no qual quase todas as bandas são alemãs - eu não conheço nenhuma que não seja, mas creio que deve existir -, é um Folk Metal mais medieval, como o próprio nome sugere. O estilo é caracterizado pelo uso de variados instrumentos folclóricos e medievais. A maioria das bandas cantam em alemão, e isso acaba não sendo tão óbvio assim, tendo em vista que várias bandas preferem cantar em inglês do que na língua original de seu país.
Alguns grupos do estilo: Schandmaul, In Extremo, Subway to Sally, Saltatio Mortis, Corvus Corax.

- Andean Metal: provavelmente é o estilo mais apagado entre todos. É caracterizado por misturar o Heavy Metal com a música tradicional andina, dos povos incas. São utilizados instrumentos típicos incas, e as letras também falam sobre as tradições e mitologias dos povos. A maioria das bandas do estilo são latinas, tendo em vista que os incas viviam na América do Sul.
Alguns grupos do estilo: Tierramystica, Toccata Magna, Ch'aska, Tenochtitlan.

- Oriental Metal: é o termo designado para descrever bandas influenciadas pela a música oriental. As bandas do estilo são influenciadas pela cultura oriental tanto em suas letras quanto em sua música, pois muitas delas utilizam instrumentos típicos, como por exemplo a cítara, uma espécie de guitarra indiana. Como já citado acima, as letras falam sobre religiões orientais e mitologia.
Algunas bandas do estilo: Orphaned Land, Rudra, Melechesh, Utylau.

- Pagan Metal: é o Metal que utiliza temas abordando tradições de uma região ou povo específico pré-critistão. É a subdivisão mais complexa dentro do Folk Metal, pois vai muito mais além de uma simples letra ou música, sendo que aborda temas pagãos e ideias totalmente complexas. O Pagan Metal na maioria das vezes tem forte influência do Black Metal, e suas bandas tem a presença de vocais guturais agudos.
Alguns grupos do estilo: Equilibrum, Moonsorrow, Kampfar, Światogor, Ases, Dub Buk, Elfsword, XIV Dark Centuries

- Power Folk Metal: um estilo bem comum, uma mistura muito utilizada entre várias bandas. Não é nada complexo e, como o próprio nome sugere, é a mistura entre duas subdivisões do Metal: o Power e o Folk. Geralmente são caracterizadas pela velocidade e vocais agudos e melódicos do Power Metal misturadas com os temas épicos e instrumentos folclóricos do Folk Metal, e as letras as vezes falam sobre emoções, filosofia e temas que comumente são utilizados pelo Power, e também sobre mitologia e temas abordados pelo Folk.
Alguns grupos do estilo: Elvenking, Falconer, Airged L'amh, Crimfall, Alestorm, Winterstorm, Fangorn, Lothlörten.

- Folk Metal tradicional: algumas bandas acabam por não se encaixar em nenhuma das subdivisões acima, seja pela sonoridade diferenciada, por letras que não abordam temas comuns, ou por qualquer outro motivo, e essas bandas costumam se limitar a serem chamadas apenas de Folk Metal, pois se for ser inventado um termo para caracterizar cada banda "sem gênero", não há quem decore todos os nomes. E aqui não é apenas para colocar essas bandas órfãs, e sim para também colocarmos aquelas bandas com uma estrutura musical comum, que se limita a tocar um Folk Metal simples, com vocais guturais e uma flauta.
Alguns grupos do estilo: Korpiklaani, Fintroll, Odroerir, Kivimetsän Druidi, Dalriada, Finsterforst, Frosttide.

Criado em 1996, Whiplash.Net é o mais completo site sobre Rock e Heavy Metal em português. Em março de 2013 o site teve 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas e 8.590.108 pageviews. Redatores, bandas e promotores podem colaborar pelo link ENVIAR MATERIAL no topo do site.

Esta é uma matéria antiga do Whiplash.Net. Por que destacamos matérias antigas?


  | Comentários:

Todas as matérias da seção Matérias e Biografias

Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Pense antes de escrever; os outros usuários e colaboradores merecem respeito;
Não seja agressivo, não provoque e não responda provocações com outras provocações;
Seja gentil ao apontar erros e seja útil usando o link de ENVIO DE CORREÇÕES;
Lembre-se de também elogiar quando encontrar bom conteúdo. :-)

Trolls, chatos de qualquer tipo e usuários que quebram estas regras podem ser banidos sem aviso. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Sobre Renato Spacek

Brasiliense e amante do Metal, reside no exterior e tem preferência pelos subgêneros Folk, Power e Groove, mas não se limita a isso, pois também aprecia outros estilos tais como Thrash Metal, Hard Rock, Glam Metal, Death Metal e Black Metal, mas é bem seletivo com os dois últimos. É baixista e conheceu o Rock através do KISS, em 1999, entretanto sua banda preferida é o Dream Theater. Fã de Tolkien, adora os Estados Unidos e a Suécia.

Mais matérias de Renato Spacek no Whiplash.Net.

Link que não funciona para email (ignore)

QUEM SOMOS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em março: 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas, 8.590.108 pageviews.


Principal

Resenhas

Seções e Colunas

Temas

Bandas mais acessadas

NOME
1Iron Maiden
2Guns N' Roses
3Metallica
4Black Sabbath
5Megadeth
6Ozzy Osbourne
7Kiss
8Led Zeppelin
9Slayer
10AC/DC
11Angra
12Sepultura
13Dream Theater
14Judas Priest
15Van Halen

Lista completa de bandas e artistas mais acessados na história do site

Matérias mais lidas