Cypress Hill
Postado em 06 de abril de 2006
Fonte: http://www.hiphoppower.hpg.ig.com.br/cypress.html
Senen Reyse (Sen Dog) e seu irmão mais novo Ulpiano Sergio Reyes (Mellow Man Ace), saíram de Cuba para o subúrbio de SouthGate (Los Angeles), com toda a família, em 1971.
1988 - Eles formaram o grupo de Rap DVX (Devasting Vocal Excellence), com o Ítalo-Americano Lawrence Muggered (DJ Muggs), e o Cubano nativo de Los Angeles Louis (B-Real) Freese. Após Mellow Man Ace ter saído para seguir carreira-solo, os integrantes rebatizaram o grupo como Cypress Hill, em homenagem à uma rua que eles corriam para chegar em casa, no South Central. O DJ Muggs relata isso: Você pode ver muito de nós no logo do Cypress Hil. Muito da imagem do grupo vem de bandas como Led Zeppelin e Black Sabbath. Tudo, desde os crânios, a escuridão... tudo!!
1990 - O trio, com seu estilo Rap-Hardcore, alcançou a audiência e o reconhecimento do povo latino em toda Los Angeles, regravando demos de The Phuncky Feel One, e a música Trigga Happy Nigga, renomeada como How Could Just Kill a Man. O primeiro hit da banda foi grava no Philadelphia's Ruff House e custou a bagatela de U$65.000. Foi distribuído pela Columbia Records / Sony.
1991 - Cypress Hill debuta com o álbum entitulado Cypress Hill, que contém sucessos como Pigs, Latin Lingo", "Tres Equis, How I Could Just Kill a Man", "Stoned is the Way of the Walk" e "Hand on the Pump. As revistas americanas creditam o álbum como um dos melhores novos álbuns de 91 e receberam o disco de platina. Os integrantes do grupo desejam a conscientização e legalização da maconha, e fazem a música oficial da Organização Nacional pela Reforma das Leis da Marijuana (Norml). Nas palavras da revista High Times, Cypress Hill iniciou uma revolução, e o trio vira um ícone da legalização nos Estados Unidos.
1992 - Cypress Hill relança seu primeiro single The Phunky Feel One (que não havia sido comercializado), com uma versão em Rap de How Coul Just Kill a Man, que rapidamente espalha-se pelas rádios dos colégios, e alcança o primeiro lugar na WBLS, rádio de New York. Cypress Hill chega ao primeiro milhão de discos vendidos nos Estados Unidos. O álbum ficou entre os TOP 40 da Billboard, a mais disputada lista do mundo. A banda começou a surgir mais para o público após o Festival de Lollapalooza, em março de 1992. Foi aí que eles apareceram na capa da Revista High Times.
1993 - Cypress Hill lançou seu segundo álbum, chamado Black Sunday, e ficaram em primeiro lugar na parada da Billboard, batendo recordes de venda na primeira semana após o lançamento, com o hit Insane in the brain. Esse hit levou o grupo ao prêmio de platina-duplo, com 3.25 milhões de cópias vendidas apenas nos Estados Unidos. Eles ganharam mais reconhecimento ainda após surgirem no famoso Talk-Show Saturday Night Live. Eles saíram em tour com o House of Pain's e Funkdoobiest. Tocaram juntos com Rage Against the Machine, e provaram que podem entreter diversos tipos de audiência. Prova disso é a participação do Sonic Youth, na música I Love you Mary Jane, e Pearl Jam (Real Thing). James Bernard, editor da revista The Source, criticou o segundo álbum do Cypress, por dizer que escolhiam uma audiência branca. No festival de Lollapalooza, B-Real disse: Eu leio a The Source, e li o que James Bernard escreveu sobre nós, que não gostou do Black Sunday. Eu conheço San Francisco, e se você estiver aqui hoje a noite, foda-se você e foda-se a The Source!!!!
1994 - Após a turnê no inverno europeu, eles voltaram a participar do Lollapalooza 94, e, naquele verão, participaram da nova versão do mais famoso festival do mundo - Woodstock 94 - com um novo integrante: o ex-percussionista do Beasty Boys, Eric Correa (Bobo), filho do lendário William Correa (Willie Bobo). Eles receberam o prêmio de melhor grupo de Rap, no Rolling Stones Music Awards.
1995 - Eles participaram do Festival Lollapalooza 95, com Hole, Sonic Youth, Pavement, Sinead O'Connor, Beck the Jesus Lizard, e The Mighty Mighty Bosstones. Eles contribuiram com a faixa ao vivo de "I Wanna Get High" para o álbum Hempilation em benefício da NORML. O grupo lançou o terceiro Cd, chamado Cypress Hill III - Temples of Boom", e receberam o terceiro disco de platina da carreira, após venderem mais de 1.5 milhões de cópias. O álbum lançou hits como Throw Your Set in the Air, "Illusions" e Boom Biddy Bye Bye. Foi Wu-Tang-Clan quem produziu a faixa "Killa Hill Niggas". A MTV disse que as letras eram violentas, e negou-se a passar qualquer clipe do novo álbum. Cypress Hill contestou, dizendo que as letras apenas refletiam a realidade das ruas.
1996 - Cypress Hill passam a maior parte do ano em turnê, fazendo shows com 311 e The Pharcyde, e participaram do álbum "Smookin' Grooves", naquele verão. Este álbum foi gravado por grupos como Ziggy Marley, The Fugees, Busta Rhymes e A Tribe Called Quest. Mais tarde, naquele ano, eles lançaram o EP' Unreleased & Revamped que nunca foi comercializado, e conta com músicas raras.
1997 - B-Real colaborou com Coolio, Busta Rhymes, LL Cool J e Method Man no hit Em High, da trilha sonora do filme Space Jam, que ganhou Platina-Múltipla. Trabalhou ainda com Dr. Dre, Nas e KRS-One em East Cost Killer, West Coast Killer, do famoso álbum Aftermath, de Dr. Dre.
1998 - Sen Dog lança "Get Wood Sampler", com participação do punk-metal SX-10, o estúdio Jordan Schur's Flip, e retornou ao Cypress Hill para o lançamento do quarto álbum da banda: IV, que contém o single Tequila Sunrise, e contou com a participação de Wyclef Jean and the Refugee AllStars, Gang Starr, Busta Rhymes e Canibus.
1999 - O St. George's Dixie College, em Utah, causou problemas ao grupo. Um concerto com o grupo Murder City Devils, realizado no Solarium Music teve que ser cancelado. O colégio temia que a performance, em 02 de abril de 1999, causaria muita violência. Mark Peterson, o diretor do colégio, questionou a segurança do local. O Cypress Hill negociou com o diretor, e prometeu que faria um show pacífico. O mesmo foi realizado mais tarde. Em 1999, o Cypress Hill foi convidado para o German Festival Rock Am Ring, com Lauryn Hill, Alanis Morissette, Garbage e Metalica, mas não aceitaram. Muitos shows foram cancelados na América do Norte (foram ubstituídos por Eminem), para trabalhar em dois álbuns simultaneamente, no "Ameraycan Studios". O primeiro foi lançado em Dezembro de 1999. Chama-se "Los Grandes Éxitos en Español", e conta, como o nome diz, com os grandes sucessos gravados em espanhol., e fizeram uma grande turnê para o público latino. Jacken, do "Psycho Realm" e Mellow Man Ace contribuíram para traduzir as músicas.
2000 - "Cypress Hill V - Skull & Bones", lançado em Abril, é um álbum duplo. O disco um, chamado Skull, é Hip-Hop puro, com B-Real nos vocais nunca esteve tão bem. O disco dois, chamado Bones, é um tributo do Cypress ao amor e respeito pelo metal e todo o tipo de rock. Esta dualidade demonstrada nas duas versões lançadas é exposta em algumas músicas, como "Rap Superstar e "Rock Superstar". Este lançamento trouxe elogios de artistas como Eminem, Xzibit e Everlast. Em julho de 2000, o Cypress Hill saiu em turnê junto ao Limp Bizkit.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps