A música do Megadeth que flerta com o hair metal, segundo o Heavy Consequence
Por Mateus Ribeiro
Postado em 15 de fevereiro de 2026
O Megadeth "nasceu" em 1983, depois que o guitarrista Dave Mustaine foi expulso do Metallica por conta do abuso de substâncias. Forjado na base do ódio, o grupo se firmou como um dos grandes nomes do thrash metal, status consolidado por obras que se tornaram clássicos do gênero, com destaque especial para "Rust in Peace" (1990).
Na segunda década de sua existência, o Megadeth promoveu uma mudança significativa na sonoridade que o consagrou. O thrash furioso dos anos 1980 foi deixado um pouco de lado, abrindo espaço para andamentos cadenciados e melodias acessíveis.

A abordagem adotada por Mustaine rendeu bons resultados, como pode ser conferido nos álbuns "Countdown to Extinction" (1992), "Youthanasia" (1994) e "Cryptic Writings" (1997). Este último, aliás, tem como faixa de abertura a radiofônica "Trust", que se tornou um dos hits da discografia do Megadeth.
A música que dá continuidade a "Trust" em "Cryptic Writings" é "Almost Honest", que não alcançou tanta notoriedade quanto sua antecessora. Para Langdon Hickman, colaborador do Heavy Consequence, trata-se da pior faixa do trabalho, como aponta texto assinado por ele e publicado no site.
Na opinião de Langdon, "Almost Honest" flerta com um estilo distante do thrash. Para o autor, a colocação da música no início do disco quase compromete o conjunto da obra.
"Soa como o hair metal leve e despreocupado que o thrash inicialmente combateu. O Megadeth experimenta timbres de rock em outras partes do álbum com bons resultados, mas aqui parece uma traição, com a banda minando tudo o que a tornou atraente e interessante para fãs e músicos. O fato de ser a segunda faixa é especialmente confuso e quase afunda o álbum antes mesmo de realmente começar."
Sétimo disco de estúdio do Megadeth, "Cryptic Writings" é o sucessor de "Youthanasia". O álbum encerra a passagem do baterista Nick Menza pelo quarteto.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Cinco clássicos do rock que você reconhece nos primeiros segundos e já sai cantando
A banda de metal progressivo mais popular da história, segundo baixista do Symphony X
A música que resume a essência do Metallica, segundo o Heavy Consequence
Rob Halford e Tom Morello deixam claro que o Judas Priest é, sim, uma banda política
Gastão Moreira fala sobre Dream Theater; "a banda mais narcicista de todas"
Um dos maiores sucessos dos Stones, descrito como "porcaria" por Keith Richards
A música do Black Sabbath que é o "marco zero" do thrash metal, segundo Andre Barcinski
Guitarrista da banda Crotch Rot é assassinado em bar de Curitiba
"Superou minhas expectativas", diz baterista sobre novo álbum do Evanescence
A história de "Iron Man", a música do Black Sabbath que não tem nada a ver com o herói
A banda sem frescura que tinha os melhores músicos do rock, segundo Joe Perry
Tony Iommi presta homenagem ao álbum de estreia do Black Sabbath
Regis Tadeu afirma que último disco do Megadeth é "uma aula de dignidade"
Avenged Sevenfold reafirma em São Paulo porquê é a banda preferida entre os fãs
As 10 tablaturas de guitarra do Iron Maiden mais acessadas na história do Ultimate Guitar

O hit do Megadeth que fala sobre relação destruída por mentiras e perda de confiança
A música do Megadeth que flerta com o hair metal, segundo o Heavy Consequence
Regis Tadeu exalta "The Last Note", faixa do último disco do Megadeth
A música de novo disco do Megadeth que lembra o Metallica, de acordo com Gastão Moreira
David Ellefson reza pedindo a Deus para participar da turnê de despedida do Megadeth
Dave Mustaine afirma mais uma vez que não é de direita; "Sou independente"
"Quem vai me matar?": Dave Mustaine lembra briga junto com James Hetfield em boate
A música nova do Megadeth que lembra "Countdown to Extinction", segundo Regis Tadeu
Kiko Loureiro: a música que ele mais sofreu para aprender a tocar na guitarra
Como foi criada a bela capa de "Youthanasia", clássico do Megadeth


