Nenhum De Nós
Postado em 06 de abril de 2006
Retirado com permissão da Cardume Home Page
Em 1986 três amigos de longa data, entusiasmados com o movimento crescente do rock nacional e com o Rock in Rio I, resolvem montar uma banda, com algumas influências de rock inglês, folk americano e brasileiro, eram eles Carlos, Sady e Thedy. Depois de assistir a uma apresentação na SAPI (Imbé'-RS) o empresário Antonio Meira pede uma fita demo da banda e envia para as gravadoras. Em junho de 1987 estavam em São Paulo para gravar o primeiro disco pelo selo PLUG da RCA, onde estava a canção Camila,Camila, que começa a tocar no RS, MG e rádios rock de SP e RJ.
A gravadora RCA resolve gravar um segundo disco. No meio das gravações, a música Camila começa a fazer sucesso em todo o Brasil, se tornando a canção mais tocada no verão 88/89. O lançamento do segundo disco é adiado para o primeiro semestre de 89. Em maio é lançado Cardume, com as faixas Eu Caminhava, Fuga (com participação especial de Renato Borghetti) e Astronauta de Mármore, tendo a uma vendagem superior a 210.000 cópias e uma turnê nacional de 190 shows em 9 meses. Vão a Buenos Aires gravar três versões em espanhol, com a produção de Fito Paez, que toca piano e canta em 'Yo Caminava'.
Em 1990 o Nenhum de Nós lança o terceiro disco, Extraño, incluindo Sobre o Tempo (tema da novela "Barriga de Aluguel"), Extraño e Das Coisas Que Eu Entendo. Este disco contava com a participação de Veco Marques, co-autor em várias composições e de Luis Carlos Borges tocando acordeon em cinco faixas.
A noite de 26/01/91 foi o evento de maior público para o qual o Nenhum se apresentou: O Rock in Rio II, no Maracanã. Inesquecível. Marcou a entrada de João Vicente como músico convidado. Participam de uma coletânea em homenagem a Raul Seixas, gravando Tente Outra Vez.
O quarto disco, Nenhum de Nós, sai com Ao Meu Redor, Sangue Latino e Jornais. O video-clip de Ao Meu Redor, dirigido por Valerio Azevedo e Nenhum de Nós, é eleito o melhor do Brasil pela votação do público na MTV e vão para Los Angeles (EUA) representar o Brasil no MTV Video Music Awards 1992.
Rescindido o contrato com a BMG (antiga RCA), a banda começa um novo projeto e passa o ano de 1993 entre os shows da turnê do quarto disco e a composição de um novo trabalho.
No início de 1994 é gravado o Nenhum de Nós Acustico Ao Vivo no Theatro São Pedro, em Porto Alegre, que vira o disco unplugged, lançado somente no final do ano pela Polygram, que trata o CD com descaso, provocando a saída da banda da gravadora. Nesse disco estavam as canções Diga a Ela e Canção da Meia-Noite (de Zé Flavio, originalmente gravada pelos Almôndegas, grupo de Kleiton e Kledir na década de 70). Diga a Ela virou clip e foi ao primeiro lugar na MTV.
A turnê nacional do Acústico e a preparação do novo disco fazem o ano de 1995 passar voando... A BMG lança uma coletânea dos quatro primeiros discos para a série Acervo.
Depois de lapidar um material de mais de trinta músicas, o Nenhum traz o produtor paulista Pena Schmidt para gravar em Porto Alegre o melhor disco da carreira do grupo (Zero Hora, 20/10/96): "MUNDO DIABLO - o novo disco do Nenhum de Nós, lançamento da gravadora Velas (de Ivan Lins e Vitor Martins). É o sexto disco da carreira dos gaúchos. Muitas novidades nas parcerias: Edgard Scandurra (Ira!) e Herbert Vianna (Paralamas do Sucesso) assinam algumas faixas e surpreendentes participações como Flavio Venturini (ex-14 BIS) e o argentino Fito Paez. Marca também a entrada definitiva de João Vicente como quinto membro da banda." A primeira música que toca nas rádios é "Vou Deixar Que Você Se Vá", com participação na guitarra, nos vocais e na parceria do próprio Scandurra. O show de lançamento oficial foi 27/11 no Auditório Araujo Viana (POA). O video-clip, desde dezembro na MTV, foi rodado em filme 16mm e totalmente produzido no RS pela Zepelin, com direção de Rodrigo Pesa-vento, direção de fotografia de Alex Sernambi, além da participação de vários atores gaúchos.
O Kaiser Summertime Festival de 1997 marca o início do ano no litoral paulista e o Nenhum faz seis shows, preparando para o maior evento de verao da America Latina: O Planeta Atlântida. No dia 1 de fevereiro 55.000 pessoas curtiram a segunda noite do festival que apontou como melhores apresentações o Skank e o Nenhum de Nós. Em março o clip de "Vou Deixar" chega ao PRIMEIRO lugar no DISK MTV, com a ajuda dos fãs que ligam 0 900 789-999. Sucesso: temporada em São Paulo, no Centro Cultural dias 4, 5 e 6 de abril com casa lotada e mais de 60.000 pessoas em show na Praça Charles Miller (Pacaembu) com J. Quest e Skank. Em Blumenau e Florianópolis casa cheia para ver de perto o Mundo Diablo.Em maio o Nenhum se junta com a banda paulista IRA! para jogar o ROCK GOL da MTV e lança o clip de 'Todas as Coisas', parceria com Herbert Vianna. Em julho, nos dias 13, 14 e 15 o nenhum comemora os seus dez anos no Theatro São Pedro, com 3 shows lotados e uma seção extra que para prova de consagração da banda, também lotou o Theatro.
Em 1998 a banda toca pela segunda vez no Planeta Atlântida (01/02) e mais uma vez é escolhido como um dos melhores shows do festival. Em agosto a banda repete os shows acústicos no Theatro São Pedro, em Porto Alegre, com três apresentações lotadas. A banda anuncia que o show acústico no São Pedro será anual. Em dezembro sai "Paz e Amor" o novo álbum, produzido por Sacha Amback. O disco tem unfluência do novo rock inglês e tem elementos de música eletrônica, ainda que muito poucos.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps