Uganga: Festa de lançamento do novo álbum em SP
Resenha - Uganga (Estúdio Espaço Som, São Paulo, 29/03/2019)
Por Alexandre Veronesi
Postado em 02 de abril de 2019
A banda UGANGA, oriunda de Uberlândia/MG, com 26 anos de experiência, e atualmente um dos mais originais e expressivos ícones da cena pesada nacional, deu início à temporada 2019 com o lançamento de seu quinto álbum de estúdio, o aguardado "Servus", em festa + pocket show restrita a imprensa e convidados, realizada no dia 29/03 em São Paulo, no aconchegante Estúdio Espaço Som.

"Servus" traz a evolução natural da sonoridade estabelecida nos 2 plays anteriores, "Opressor" (2014) e "Vol. 3: Caos Carma Conceito" (2009), mas sem ignorar os primeiros trabalhos, "Atitude Lótus" (2003) e "Na Trilha do Homem de Bem" (2006), que possuem um teor mais experimental, resultando assim em uma mistura homogênea entre Thrash Metal e Hardcore, predominantes, com Hip Hop, ritmos afro-brasileiros e afins. O paradoxo se faz notável quando escutamos, por exemplo, "Medo", som "porrada" que alterna entre momentos rápidos e cadenciados, e "E.L.A.", um Rap / Black Music rico em melodias, com um lindo refrão, e que conta com a participação especial de Flaira Ferro, conceitudada cantora / dançarina pernambucana. Por falar em convidados, aqui temos dos mais variados: Casito Luz (WitchHammer), Luiz Salgado, DJ Eremita, Marcos Melo (saxofonista), Renato BT (John No Arms), Fabio Marreco (Totem) e Sr. Waldir (espiritualista).
O conceito lírico da bolacha se baseia, majoritariamente, em temas relacionados ao cotidiano e o mundo caótico em que vivemos, além de uma forte abordagem espiritual (especialmente do ciclo da vida no hinduísmo), que também é bastante perceptível na arte da capa. Aos que não sabem, UGANGA significa "feitiçaria" na língua Swahili.
Este disco representa uma significativa vitória para o Rock / Metal do Brasil. Não apenas pela indiscutível qualidade das composições e produção, mas também porque o registro teve o apoio e financiamento de duas importantes instituições: a alemã Wacken Foundation, pertencente aos produtores do gigante festival Wacken Open Air, que dá suporte à projetos ligados ao Heavy Metal e Hard Rock ao redor do mundo, sendo ninguém menos que Alice Cooper um de seus principais doadores; e o Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PMIC) de Uberlândia, cidade natal do grupo.
Estiveram prestigiando o evento diversos nomes tarimbados da cena musical paulistana, como Walcir Chalas (Woodstock Discos), Régis Tadeu (controverso crítico musical) e Toninho Iron (fã-clube Sepultura), além de membros do Lobotomia, Genocídio, Deathgeist e etc.
Por volta das 21h15, o UGANGA deu início ao pocket show que apresentaria algumas das músicas novas ao público. Como era de se esperar, o repertório de 30 minutos foi composto exclusivamente por canções do "Servus", que se provaram ótimas e altamente contagiantes ao vivo, como a própria faixa título, "O Abismo" (dedicada a Casito Luz, vocalista do WitchHammer, que participou da canção em estúdio), "Dawn" (único tema em inglês do registro, som denso e taciturno) e 7 dedos (que conta a história de um cangaceiro do nordeste que terminou morto no sul de Goiás, quando tentava recomeçar a vida). Ainda sobrou tempo para "Lobotomia", cover da lendária banda Punk/HC/Thrash Metal de mesmo nome, e "Fim de Festa", propícia para o encerramento.
O sexteto formado por Manu Joker (vocal e membro fundador, ex-baterista do Sarcófago), Christian Franco (guitarra), Thiago Soraggi (guitarra), Lucas "Carcaça (guitarra, ex-KroW, que entrou no lugar de Maurício "Murcego" Pergentino após a gravação do disco), Raphael "Ras" Franco (baixo) e Marco Henriques (bateria) apresenta uma enorme voracidade sobre o palco, soando ainda melhor ao vivo do que nas gravações, fato que se fez notar pela impecável qualidade de som da casa / estúdio, com todos os instrumentos bem regulados e no volume adequado.
"Servus" já está disponível, tanto em formato físico (CD Digipack), quanto nas principais plataformas digitais (Spotify, Deezer, etc.). Vale MUITO a pena conferir!
Por fim, agradecimentos à Suzy (Som do Darma), pelo convite feito à equipe do Whiplash, e nossos votos de sucesso ao UGANGA em sua nova e interessante empreitada.
SETLIST POCKET SHOW
01. Anno Domini (intro) / Servus
02. Hienas
03. O Abismo
04. Lobotomia (Lobotomia cover)
05. Dawn
06. 7 Dedos (Seu Fim)
07. Fim de Festa
TRACKLIST "SERVUS"
01. Anno Domini
02. Servus
03. Medo
04. O Abismo
05. Dawn
06. Imerso
07. 7 Dedos (Seu Fim)
08. Couro Cru
09. Hienas
10. Lobotomia
11. Fim de Festa
12. E.L.A.
13. Depois de Hoje...
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os 10 melhores álbuns dos anos 1980, segundo Regis Tadeu
TMZ divulga novos detalhes sobre a expulsão de Sid Wilson do Slipknot
11 bandas que nunca fizeram um disco tão bom quanto o primeiro
Steve Harris defende o criticado álbum do Iron Maiden que foi gravado num celeiro
Tarja Turunen já participou de evento na Rússia que definiu como "humilhante"
Hypocrisy cancela turnê na América do Norte por conta de problemas com vistos
Marty Friedman volta ao Brasil em novembro para dois shows
Fabio Lione reage extremamente irritado após Circo Voador admitir erro sobre show
O campeão mundial de Fórmula 1 que gravou solo de guitarra em música do Def Leppard
A expectativa de Derrick Green para uma banda pesada depois do Sepultura
19 shows internacionais de rock e metal no Brasil até o final de agosto
Mick Jagger não volta atrás após crítica aos Beatles: "Às vezes eu digo a verdade"
Dave Grohl pagou internação de baterista do Corrosion of Conformity em rehab
O dia em que Steve Harris foi a um show do Metallica e elogiou Dave Mustaine
A estrada real que inspirou "Highway to Hell", segundo Brian Johnson
A lista definitiva das músicas favoritas de Paul McCartney, segundo a Far Out
Fotos de Infância: Red Hot Chili Peppers



Masters of Voices (Auditório Araújo Vianna, Porto Alegre, 13/07/2026)
Com toda sua experiência e talento do seu novo vocalista, Nazareth conquista o público mineiro
Covil Brutal recebe Sentence, Pathologic Noise e Critical Fear em Belo Horizonte
Prime Rock Brasil 2026 reúne gerações do rock nacional em noite histórica no Mineirão
Masters of Voices agita o público em Belo Horizonte
Deicide e Kataklysm: invocando o próprio Satã no meio da pista



