Angra + Sandy: Uma noite memorável, para o bem e para o mal
Resenha - Angra + Sandy e Família Lima (Tom Brasil, São Paulo, 21/07/2018)
Por Alexandre Veronesi
Postado em 29 de julho de 2018
Valendo-se do estrondoso sucesso de seu novo álbum de estúdio, o Angra gravou no último sábado, 21/07, em São Paulo, o vindouro DVD da "Ømni World Tour", em um Tom Brasil completamente tomado, executando o mais recente registro na íntegra, além de alguns clássicos e surpresas, com direito a participações especiais (e talvez inusitadas) da cantora Sandy e o grupo Família Lima.
Para quem não sabe, a banda hoje é composta por Fabio Lione (vocal), Rafael Bittencourt (guitarra e vocal, único remanescente da formação original), Marcelo Barbosa (guitarra), Felipe Andreoli (baixo) e Bruno Valverde (bateria).
Primeiramente (e infelizmente), tenho que dedicar algumas linhas aos aspectos negativos que permearam o evento: as incessantes interrupções, falhas e atrasos. Compreendo que uma gravação de DVD possa, eventualmente, não ter a mesma dinâmica de um show comum, considerando as questões técnicas que envolvem equipamentos e aparelhagem. Mas, neste caso, a espera beirou o insustentável, a começar pelo atraso de 40 minutos para o início do espetáculo, e especialmente durante a execução das canções do Ømni. Entre uma música e outra ocorriam pausas intermináveis, e nem os próprios membros da banda sabiam o que fazer para entreter o público, improvisando discursos, solos e trechos de músicas não ensaiadas, chegando a ser constrangedor em dados momentos. Entretanto, entendo que foram situações alheias à vontade e atitude do grupo. Dito isso, vamos à parte musical, que é o que realmente interessa aos leitores.
O espetáculo teve início com Newborn Me, faixa de abertura do Secret Garden (2013), seguida pelas excepcionais Angels And Demons e Running Alone, presentes em Temple Of Shadows (2004) e Rebirth (2001), respectivamente. Era chegada então a hora de ouvir o disco novo em sua totalidade. Conforme esperado, as faixas foram apresentadas em sua ordem original, começando com Light Of Transcendence e Travelers Of Time na sequência. Rafael então chama Sandy ao palco, não sem antes exaltar a trajetória de sucesso da moça, para a execução de Black Widow's Web, que ao vivo conta com Lione executando também as linhas guturais gravadas por Alissa White-Gluz (Arch Enemy). Houve quem torcesse o nariz, mas fato é que a voz suave da irmã de Junior caiu como uma luva para esta canção. E convenhamos, foi uma estratégia de marketing absolutamente genial.
Em matéria de performance, o quinteto beirou a perfeição, tanto tecnicamente quanto em presença de palco e "feeling". Apesar do ritmo exaustivo da turnê os músicos emanavam grande energia, e a satisfação por vivenciar aquele momento era evidente.
Além do mais, Fabio Lione não foi apelidado de "mago" à toa. Que voz impressionante!
A atuação prosseguiu com Insania (uma das melhores do álbum), a semi balada The Bottom Of My Soul, War Horns e Caveman, detentora de uma generosa pitada de típicos sons tupiniquins. Após um breve solo de Bruno Valverde, foi a vez de a Família Lima dar o ar da graça, juntando-se à banda para a realização de Magic Mirror e Always More. Encerrando o Ømni veio Silence Inside, canção mais progressiva da bolacha, que teve de ser reiniciada 2 vezes por problemas técnicos no violão, e posteriormente no baixo.
Depois de alguns instantes, o show foi retomado com a ótima e veloz Spread Your Fire, sucedida por Ego Painted Grey (que em minha opinião não se encaixa tão bem na voz do cantor italiano). Logo após, Felipe assume o microfone para comentar sobre um antigo "meme" do Angra, "Heroes Of Sandy" (uma brincadeira dos fãs), deixando muito claro o que viria a seguir. Ovacionada, a cantora pop retornou ao palco para dueto com Lione em (obviamente) Heroes Of Sand, ocasionando em uma linda interpretação do clássico de 2001. A canção teve de ser tocada uma segunda vez devido a falhas na gravação, mas acredito que este problema em específico não tenha incomodado ninguém. A seguir, mais uma do Secret Garden, a quase desconhecida Upper Levels, e para surpresa de todos, a grandiosa (em todos os sentidos) Carolina IV, única representante dos áureos anos 90 da noite.
Em um último discurso, Rafael enalteceu os antigos integrantes do Angra, apresentou os atuais, e fez questão de ressaltar que o grupo vive seu terceiro grande momento, com o line-up forte e sólido, um álbum aclamado e turnê mundial que já ultrapassa 100 datas (isso somente em 2018). A atuação então se findou com as obrigatórias Rebirth e Nova Era (esta última com nova participação da Família Lima).
Alguns reclamaram da ausência de hinos como Carry On e Nothing To Say, mas particularmente achei o setlist muito bem selecionado, ainda mais se considerarmos que as citadas anteriormente são tocadas em todos os shows e já constam nos DVDs anteriores. Houve também contestações a respeito dos frequentes erros de Lione nas letras, fato este que também considero relativamente insignificante. O que tirou, a valer, um pouco do brilho do evento, foram os lamentáveis acontecimentos destacados no início da matéria, que fizeram com que o espetáculo de pouco mais de 2h se estendesse a um total de 3h20.
O DVD? Este eu tenho absoluta certeza de que será fantástico.
SETLIST
01. Newborn Me
02. Angels And Demons
03. Running Alone
04. Light Of Transcendence
05. Travelers Of Time
06. Black Widow's Web (com Sandy)
07. Insania
Solo de baixo (com trecho de Storm Of Emotions)
Trecho de Caça e Caçador - Rafael Bittencourt
08. The Bottom Of My Soul
09. War Horns
10. Caveman
Solo de bateria
11. Magic Mirror (com Família Lima)
12. Always More (com Família Lima)
13. Ømni - Silence Inside
14. Spread Your Fire
15. Ego Painted Grey
16. Heroes Of Sand (com Sandy) (tocada 2x)
17. Upper Levels
18. Carolina IV
19. Rebirth
20. Nova Era (com Família Lima)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O baterista que é um "músico bom em banda ruim", segundo Regis Tadeu
A maior banda de rock de todos os tempos, segundo Mick Fleetwood
Cartaz oficial do Bangers Open Air é divulgado pela organização do festival
Manowar se manifesta em solidariedade ao guitarrista Ross the Boss
Angela Gossow comenta em postagem de Michael Amott e fãs se empolgam
A banda sem frescura que tinha os melhores músicos do rock, segundo Joe Perry
Mille Petrozza (Kreator) admite que ficaria entediado se fizesse um álbum 100% thrash metal
A música que deixou Ritchie Blackmore sem reação em 1970; "um som grande, pesado"
A banda europeia de metal com milhões no Spotify cujo integrante trabalha como bombeiro
"Esse disco acabou com minha paixão pelo heavy metal": Sergio Martins revisita clássico
Como Ringo Starr, Isaac Azimov e Lúcifer inspiraram um dos maiores solos de bateria do rock
Por que "Welcome Home (Sanitarium)" é a pior faixa de "Master of Puppets", segundo site
A melhor música do controverso "Load", segundo o Heavy Consequence
Como Angela Gossow se juntou ao Arch Enemy, de acordo com Michael Amott
O gênero do rock que inovou e fez sucesso, mas Angus Young nunca engoliu


Angra faz postagem em apoio a Dee Snider, vocalista do Twisted Sister
A banda brasileira que sempre impressiona o baixista Mike LePond, do Symphony X
"Não tenho mágoa nenhuma": Luis Mariutti abre jogo sobre Ricardo Confessori e surpreende
A melhor banda de metal de cada estado do Brasil e do Distrito Federal segundo Gustavo Maiato
Edu Falaschi comenta reconciliação com Rafael Bittencourt; "Gratidão eterna"
Angra - A reação dos fãs à primeira foto de Edu Falaschi com Rafael Bittencourt em 9 anos
O que vai acontecer com o Angra? Quando seria bom voltar do hiato? Marcelo Barbosa opina
Marcelo Barbosa rebate crítica sobre Angra: Alguém pagou pelo hiato?
Deicide e Kataklysm: invocando o próprio Satã no meio da pista


