Living Colour: Revigorado, Living Colour volta a São Paulo
Resenha - Living Colour (Tropical Butantã, São Paulo, 11/05/2018)
Por Fernando Yokota
Postado em 13 de maio de 2018
Em impressionante forma, os veteranos do Living Colour trouxeram para São Paulo o show da turnê que promove seu último lançamento, o aclamado Shade. O álbum, uma volta à grande forma, é um sopro de frescor na carreira dos americanos que se refletiu na apresentação de duas horas no Tropical Butantã, a única da tour no Brasil. O público, em bom número, demonstrou que assimilou bem o material do trabalho mais novo mas se manifestava de maneira mais efusiva nos clássicos como Cult of Personality, Glamour Boys e em Open Letter (to a landlord), no momento de maior conexão entre o palco e a pista na noite.
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Vernon Reid (guitarra), Corey Glover (voz), Doug Wimbish (baixo) e Will Calhoun (bateria) são sumidades em cada um de seus instrumentos, entretanto não deixam a apresentação ficar com jeito de workshop. Para além da técnica, é a musicalidade que emana dos poros dos músicos que assombra a plateia. Nem mesmo os temíveis solos de baixo e bateria tornam-se momentos enfadonhos no show, com Wimbish tocando por cima do próprio baixo com o auxílio de loops a maravilhosa Swirl e Calhoun (que é profundo conhecedor da música brasileira) incorporando elementos percussivos eletrônicos em seu inebriante solo de bateria.
Entre reproduções fieis (Cult of Personality e Middle Man, por exemplo) e desconstruções como em Type, que em momentos lembrava o que seria o Dillinger Escape Plan desmontando o clássico, a banda não perde o controle do palco nem mesmo quando a guitarra de Reid resolve parar de funcionar no meio da apresentação. Houve espaço ainda para a boa versão de Who Shot Ya, do finado rapper Notorius B.I.G., em clara alusão à questão da violência contra a população negra americana associada à massificação da circulação das armas de fogo no país.
Para quem inovou tanto na história do rock, a escolha de Rock and Roll (daquelas que nem quem é muito fã de Led Zeppelin aguenta mais ouvir) para finalizar a espetacular noit é uma ironia para quem, sem sombra de dúvidas, sempre teve os melhores momentos da carreira quando ousou musicalmente.
Setlist:
Preachin' Blues (cover de Robert Johnson)
Middle Man
Desperate People
Freedom of Expression (F.O.X.)
Funny Vibe
Wall
Memories Can't Wait (cover dos Talking Heads)
Ignorance Is Bliss
Who Shot Ya? (cover de The Notorious B.I.G.)
Open Letter (To a Landlord)
Swirl (solo de baixo de Doug Wimbish)
Glamour Boys
Who's That
Love Rears Its Ugly Head
Type (com trecho de "Police and Thieves" do Clash)
Cult of Personality
Time's Up (com trecho de "Sex Machine" de James Brown)
Solo de bateria
Rock and Roll (cover do Led Zeppelin, com trechos de "What's Your Favorite Color?")
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