Nightwish: noite de lua cheia e celebração em Fortaleza
Resenha - Nightwish (Dragão do Mar, Fortaleza, 23/09/2015)
Por Gabriel Mostaro
Postado em 30 de setembro de 2015
Já faziam 7 anos desde a última vinda da banda Nightwish a Fortaleza/CE. Sendo esta última vez, acompanhados da controversa (e competente) ex-vocalista Anette Olzon, em um show considerado morno, devido também a um público pequeno que competiu com a banda americana Offspring, que tocara no mesmo dia, e um setlist curto de apenas 13 músicas.
Agora, com o escopo renovado e após lançar o primeiro (e por mim, fraco) álbum com a "nova" vocalista Floor Jansen (ex- After Forever, Revamp), o multi-instrumentista Troy Donocley e o baterista finlandês Kai Hahto, a banda retornou à capital do Ceará na noite da última quarta-feira e mostrou por que continua sendo o maior nome do symphonic metal mundial.
O público presente era bastante variado e diverso, e pareceu mais "crescido" do que o público de 2008, o que indica que os fãs de outrora continuam acompanhando os novos trabalhos da banda e mantém a mesma devoção. Observei também muitos pais levando seus filhos adolescentes, que possivelmente conheceram a banda recentemente e já estão tendo a oportunidade de ver um show desse porte ao vivo, com certeza se lembrarão desta noite por anos.
Segundo informações, o público presente foi de 2500 pessoas. Um ótimo público, considerando que o show aconteceu em uma quarta-feira.
O local escolhido não poderia ser melhor, a Praça Verde do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura é um local aberto, espaçoso, de fácil acesso e muito bonito. Durante todo o show o local encontrava-se bem ventilado por aquela brisa (deliciosa) do mar e sob uma lua cheia completamente inspiradora e condizente com a temática e as composições da banda, percebida e admirada por muitos dos presentes.
Desculpe não citar a banda de abertura Jack the Joker, mas não consegui chegar a tempo para assisti-los. A segunda banda foi uma reunião de músicos locais que apresentaram covers de grandes como Angra, Helloween, Iron Maiden, fazendo um grande "esquenta" com o público que aos poucos ia chegando.
Pontualmente às 22 horas o Nightwish subiu ao palco e, após uma introdução, iniciou os trabalhos com a ótima Shudder Before The Beuatiful. O setlist teve 17 músicas e 1 hora e 50 minutos de duração, tempo suficiente para a banda mostrar parte de sua extensa e clássica discografia e mostrar o porquê possui tantos fãs tão devotos até hoje.
Sem demonstrar muita euforia e histeria, o público acompanhava todas as músicas com a voz, palmas e principalmente sorrisos. Em algumas músicas como Ghost Love Score (do álbum Once, 2004) e Ever Dream (do álbum Century Child, 2002) era possível ver algumas pessoas indo às lágrimas ao ver aquelas músicas ao vivo que foram ouvidas tantas vezes durante a vida, remetendo à lembranças e nostalgias. Era realmente arrepiante!
Anos depois, percebe-se que a banda está mais velha, hoje são quase todos quarentões e cinquentões, menos agitados no palco comparando-se às últimas visitas, mas os sorrisos e olhares para os fãs se fizeram presentes durante toda a apresentação.
Parabéns às produtoras Phoenix e Produções 4U por trazer à Fortaleza um show deste porte, muito bem organizado, em um ótimo local e com uma estrutura de som e iluminação impecáveis!
E parabéns ao público do Nordeste (não só de Fortaleza, mas de várias cidades como Recife, Mossoró, João Pessoa, Salvador etc) que compareceu em peso e certamente voltou para casa bastante feliz e realizado com o show que assistiram, afinal, música é entretenimento!
Esperamos agora por mais shows em Fortaleza (e no Nordeste), que mais uma vez demonstrou todo seu amor e devoção ao heavy metal nesta noite memorável!
Set list:
1. Shudder Before the Beautiful
2. Yours Is an Empty Hope
3. Ever Dream
4. She Is My Sin
5. Wishmaster
6. My Walden
7. The Islander
8. Élan
9. Weak Fantasy
10. 7 Days to the Wolves
11. Storytime
12. I Want My Tears Back
13. Stargazers
14. Sleeping Sun
15. The Greatest Show on Earth
16. Ghost Love Score
17. Last Ride of the Day
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Rhapsody se despedirá com formação clássica ao lado do Epica na América do Sul
20 bandas que nunca lançaram um disco ruim, de acordo com a Metal Hammer
Em clima de Copa do Mundo, Angra lança videoclipe da releitura de "Pra Frente Brasil"
A cantora que conquistou James Hetfield com sua voz "de cheiro de cigarro"
A música em que Dio disse ter cantado "como uma garota"
A música de Dio que ele achava que Ozzy Osbourne não conseguiria cantar
Max Cavalera e Andreas Kisser usaram uma guitarra e uma palheta nas gravações de "Schizophrenia"
As quatro melhores músicas do Led Zeppelin, segundo Robert Plant
A separação de banda que deixou Jimmy Page arrasado; "Ficamos tristes quando eles terminaram"
A banda que Brian May achava que deveria ter sido gigantesca; "Eles foram nossos mentores"
Venom e Motörhead também foram massacrados pela crítica, diz Tom G. Warrior
A melhor banda de rock de todos os tempos, segundo o ator Pedro Pascal
Com a cantora Mona Miari, Roger Waters lança nova versão de "Comfortably Numb"
Charles Gavin critica Nicolás Otamendi, zagueiro da seleção argentina
O clássico que quase foi para o lixo por ser "pop" e parecer música de parque de diversões
Andreas Kisser confessa para João Gordo que tinha medo do Ratos de Porão e revela motivo
Bruce Dickinson, do Iron Maiden, revela as bandas que ninguém imagina que ele ouve
O significado de "Não diga que a canção está perdida" em "Tente Outra Vez", de Raul Seixas


Floor Jansen anuncia lançamento de nova música solo, "Run"
Especialista em ópera provoca fãs do Nightwish e coloca Tarja acima de Floor no canto lírico
Tarja Turunen diz que mal participou da biografia oficial do Nightwish
Tarja sobre o Nightwish: "Era tão infeliz, não eram tempos felizes"
Tarja Turunen lança "Frisson Noir", disco mais pesado da sua carreira solo
Como foi o primeiro show do Nightwish, segundo Tuomas Holopainen
Iron Maiden e tietagem: Steve Harris posa com membros de três bandas de metal sinfônico
O que Tuomas Holopainen, do Nightwish, mais gosta na vida de músico em turnê
Metallica: Quem viu pela TV viu um show completamente diferente
Em 16/01/1993: o Nirvana fazia um show catastrófico no Brasil



