Nightwish: noite de lua cheia e celebração em Fortaleza

Resenha - Nightwish (Dragão do Mar, Fortaleza, 23/09/2015)

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Gabriel Mostaro
Enviar correções  |  Comentários  | 

O texto representa opinião do autor, não do Whiplash.Net ou dos editores.

Já faziam 7 anos desde a última vinda da banda Nightwish a Fortaleza/CE. Sendo esta última vez, acompanhados da controversa (e competente) ex-vocalista Anette Olzon, em um show considerado morno, devido também a um público pequeno que competiu com a banda americana Offspring, que tocara no mesmo dia, e um setlist curto de apenas 13 músicas.

1618 acessosTarja Turunen: trazendo novamente ao Brasil uma boa turnê solo5000 acessosLista: as dez melhores músicas para se ouvir na estrada

Agora, com o escopo renovado e após lançar o primeiro (e por mim, fraco) álbum com a “nova” vocalista Floor Jansen (ex- After Forever, Revamp), o multi-instrumentista Troy Donocley e o baterista finlandês Kai Hahto, a banda retornou à capital do Ceará na noite da última quarta-feira e mostrou por que continua sendo o maior nome do symphonic metal mundial.

O público presente era bastante variado e diverso, e pareceu mais “crescido” do que o público de 2008, o que indica que os fãs de outrora continuam acompanhando os novos trabalhos da banda e mantém a mesma devoção. Observei também muitos pais levando seus filhos adolescentes, que possivelmente conheceram a banda recentemente e já estão tendo a oportunidade de ver um show desse porte ao vivo, com certeza se lembrarão desta noite por anos.

Segundo informações, o público presente foi de 2500 pessoas. Um ótimo público, considerando que o show aconteceu em uma quarta-feira.

O local escolhido não poderia ser melhor, a Praça Verde do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura é um local aberto, espaçoso, de fácil acesso e muito bonito. Durante todo o show o local encontrava-se bem ventilado por aquela brisa (deliciosa) do mar e sob uma lua cheia completamente inspiradora e condizente com a temática e as composições da banda, percebida e admirada por muitos dos presentes.

Desculpe não citar a banda de abertura Jack the Joker, mas não consegui chegar a tempo para assisti-los. A segunda banda foi uma reunião de músicos locais que apresentaram covers de grandes como Angra, Helloween, Iron Maiden, fazendo um grande “esquenta” com o público que aos poucos ia chegando.

Pontualmente às 22 horas o Nightwish subiu ao palco e, após uma introdução, iniciou os trabalhos com a ótima Shudder Before The Beuatiful. O setlist teve 17 músicas e 1 hora e 50 minutos de duração, tempo suficiente para a banda mostrar parte de sua extensa e clássica discografia e mostrar o porquê possui tantos fãs tão devotos até hoje.

Sem demonstrar muita euforia e histeria, o público acompanhava todas as músicas com a voz, palmas e principalmente sorrisos. Em algumas músicas como Ghost Love Score (do álbum Once, 2004) e Ever Dream (do álbum Century Child, 2002) era possível ver algumas pessoas indo às lágrimas ao ver aquelas músicas ao vivo que foram ouvidas tantas vezes durante a vida, remetendo à lembranças e nostalgias. Era realmente arrepiante!
Anos depois, percebe-se que a banda está mais velha, hoje são quase todos quarentões e cinquentões, menos agitados no palco comparando-se às últimas visitas, mas os sorrisos e olhares para os fãs se fizeram presentes durante toda a apresentação.

Parabéns às produtoras Phoenix e Produções 4U por trazer à Fortaleza um show deste porte, muito bem organizado, em um ótimo local e com uma estrutura de som e iluminação impecáveis!

E parabéns ao público do Nordeste (não só de Fortaleza, mas de várias cidades como Recife, Mossoró, João Pessoa, Salvador etc) que compareceu em peso e certamente voltou para casa bastante feliz e realizado com o show que assistiram, afinal, música é entretenimento!

Esperamos agora por mais shows em Fortaleza (e no Nordeste), que mais uma vez demonstrou todo seu amor e devoção ao heavy metal nesta noite memorável!

Set list:
1. Shudder Before the Beautiful
2. Yours Is an Empty Hope
3. Ever Dream
4. She Is My Sin
5. Wishmaster
6. My Walden
7. The Islander
8. Élan
9. Weak Fantasy
10. 7 Days to the Wolves
11. Storytime
12. I Want My Tears Back
13. Stargazers
14. Sleeping Sun
15. The Greatest Show on Earth
16. Ghost Love Score
17. Last Ride of the Day

youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube
youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube
youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Tarja TurunenTarja Turunen
Trazendo novamente ao Brasil uma boa turnê solo

1315 acessosTarja Turunen: Como foi a apresentação da cantora em São Paulo0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Nightwish"

Tarja TurunenTarja Turunen
"O Metal veio para minha vida com o Nightwish!"

NightwishNightwish
Tuomas até ouve outras pessoas, mas muitas vezes as erradas

NightwishNightwish
Anette conta como foi a seleção para cantar na banda

0 acessosTodas as matérias da seção Resenhas de Shows0 acessosTodas as matérias sobre "Nightwish"

ListaLista
As dez melhores músicas para se ouvir na estrada

ManowarManowar
A vida real e nada épica dos Reis do Metal?

Mike ManginiMike Mangini
Um dos bateristas mais rápidos do mundo?

5000 acessosAnette Olzon: "Eu fui demitida exatamente como Tarja também foi"5000 acessosDi'Anno: "Harris é como Hitler e o Maiden é entediante!"5000 acessosMonsters of Rock: a feijoada que quase derrubou King Diamond5000 acessosKing Diamond: O que significa ser Satanista?5000 acessosLacuna Coil: após polêmica, músico pede desculpa a brasileiros5000 acessosRammstein: as 10 melhores músicas da banda alemã

Sobre Gabriel Mostaro

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online