Nightwish: noite de lua cheia e celebração em Fortaleza
Resenha - Nightwish (Dragão do Mar, Fortaleza, 23/09/2015)
Por Gabriel Mostaro
Postado em 30 de setembro de 2015
Já faziam 7 anos desde a última vinda da banda Nightwish a Fortaleza/CE. Sendo esta última vez, acompanhados da controversa (e competente) ex-vocalista Anette Olzon, em um show considerado morno, devido também a um público pequeno que competiu com a banda americana Offspring, que tocara no mesmo dia, e um setlist curto de apenas 13 músicas.
Agora, com o escopo renovado e após lançar o primeiro (e por mim, fraco) álbum com a "nova" vocalista Floor Jansen (ex- After Forever, Revamp), o multi-instrumentista Troy Donocley e o baterista finlandês Kai Hahto, a banda retornou à capital do Ceará na noite da última quarta-feira e mostrou por que continua sendo o maior nome do symphonic metal mundial.
O público presente era bastante variado e diverso, e pareceu mais "crescido" do que o público de 2008, o que indica que os fãs de outrora continuam acompanhando os novos trabalhos da banda e mantém a mesma devoção. Observei também muitos pais levando seus filhos adolescentes, que possivelmente conheceram a banda recentemente e já estão tendo a oportunidade de ver um show desse porte ao vivo, com certeza se lembrarão desta noite por anos.
Segundo informações, o público presente foi de 2500 pessoas. Um ótimo público, considerando que o show aconteceu em uma quarta-feira.
O local escolhido não poderia ser melhor, a Praça Verde do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura é um local aberto, espaçoso, de fácil acesso e muito bonito. Durante todo o show o local encontrava-se bem ventilado por aquela brisa (deliciosa) do mar e sob uma lua cheia completamente inspiradora e condizente com a temática e as composições da banda, percebida e admirada por muitos dos presentes.

Desculpe não citar a banda de abertura Jack the Joker, mas não consegui chegar a tempo para assisti-los. A segunda banda foi uma reunião de músicos locais que apresentaram covers de grandes como Angra, Helloween, Iron Maiden, fazendo um grande "esquenta" com o público que aos poucos ia chegando.
Pontualmente às 22 horas o Nightwish subiu ao palco e, após uma introdução, iniciou os trabalhos com a ótima Shudder Before The Beuatiful. O setlist teve 17 músicas e 1 hora e 50 minutos de duração, tempo suficiente para a banda mostrar parte de sua extensa e clássica discografia e mostrar o porquê possui tantos fãs tão devotos até hoje.
Sem demonstrar muita euforia e histeria, o público acompanhava todas as músicas com a voz, palmas e principalmente sorrisos. Em algumas músicas como Ghost Love Score (do álbum Once, 2004) e Ever Dream (do álbum Century Child, 2002) era possível ver algumas pessoas indo às lágrimas ao ver aquelas músicas ao vivo que foram ouvidas tantas vezes durante a vida, remetendo à lembranças e nostalgias. Era realmente arrepiante!
Anos depois, percebe-se que a banda está mais velha, hoje são quase todos quarentões e cinquentões, menos agitados no palco comparando-se às últimas visitas, mas os sorrisos e olhares para os fãs se fizeram presentes durante toda a apresentação.
Rogerio Antonio dos Anjos | Luis Alberto Braga Rodrigues | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel | Parabéns às produtoras Phoenix e Produções 4U por trazer à Fortaleza um show deste porte, muito bem organizado, em um ótimo local e com uma estrutura de som e iluminação impecáveis!
E parabéns ao público do Nordeste (não só de Fortaleza, mas de várias cidades como Recife, Mossoró, João Pessoa, Salvador etc) que compareceu em peso e certamente voltou para casa bastante feliz e realizado com o show que assistiram, afinal, música é entretenimento!
Esperamos agora por mais shows em Fortaleza (e no Nordeste), que mais uma vez demonstrou todo seu amor e devoção ao heavy metal nesta noite memorável!
Set list:
1. Shudder Before the Beautiful
2. Yours Is an Empty Hope
3. Ever Dream
4. She Is My Sin
5. Wishmaster
6. My Walden
7. The Islander
8. Élan
9. Weak Fantasy
10. 7 Days to the Wolves
11. Storytime
12. I Want My Tears Back
13. Stargazers
14. Sleeping Sun
15. The Greatest Show on Earth
16. Ghost Love Score
17. Last Ride of the Day



Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Pôster do Guns em Fortaleza gera reação da Arquidiocese com imagem de Jesus abraçando Axl
A canção para a qual o Kiss torceu o nariz e que virou seu maior sucesso nos EUA
Bruno Sutter disponibiliza show completo que ensaiou com o Angra; ouça aqui
Derrick Green posta foto pra lá de aleatória, em que aparece ao lado de Felipe Dylon
Dream Theater realiza show que será lançado como álbum ao vivo; confira setlist
Com Rodolfo Abrantes, Rodox anuncia retorno após 22 anos e reacende legado do hardcore nacional
O disco do Sepultura que tem vários "hinos do thrash metal", segundo Max Cavalera
10 discos que provam que 1980 foi o melhor ano da história do rock e do heavy metal
O maior álbum do Led Zeppelin para Jimmy Page e Robert Plant
Metallica presta homenagem a maestro da Orquestra de San Francisco
Dave Grohl garante que não se mete na carreira da filha Violet
Cinco músicas dos Rolling Stones com riffs excelentes que envelheceram muito mal
15 bandas de rock e heavy metal que colocaram seus nomes em letras de músicas
O álbum do AC/DC que tirou Malcolm Young do sério; "todo mundo estava de saco cheio"
Mike Portnoy comenta volta do Rush; "Precisamos que nossos heróis continuem tocando"
G.G. Allin: o extremo dos extremos
Segundo James Hetfield, Metallica, Lars Ulrich tocava horrivelmente mal, mas era rico
As bandas de rock que acabaram cedo demais, segundo o crítico Regis Tadeu

Tarja Turunen comenta participação de Dani Filth em sua música nova
Anette Olzon explica por que se recusa a cantar certas músicas do Nightwish ao vivo
Anette Olzon relembra saída conturbada do Nightwish e recente e-mail enviado para Tuomas
Os 30 melhores discos de heavy metal lançados nesta década, segundo a Louder
O álbum que mudou a vida de Simone Simons (Epica)
A primeira noite do Rock in Rio com AC/DC e Scorpions em 1985
Em 16/01/1993: o Nirvana fazia um show catastrófico no Brasil

