Steve Vai: emocionando mineiros com Workshop em BH
Resenha - Steve Vai (Cine Theatro Brasil, BH, 30/06/2015)
Por Ricardo Bello
Postado em 05 de julho de 2015
STEVE VAI, um dos maiores guitarristas da atualidade, visitou Belo Horizonte na última terça-feira,30 de junho para única apresentação do workshop Alien Guitar Secrets. O evento aconteceu no Cine Theatro Brasil Vallourec com a produção local do Instituto Bateras Beat e do produtor EDU MEGALE, que também é um grande guitarrista.
Com a casa repleta de fãs , o workshop começou as 20h. Para a surpresa do público, assim que todos chegaram ao interior do teatro, Steve se encontrava em cena,assentado e tocando guitarra. A plateia ficou muito entusiasmada.
Havia pessoas de todas as idades e até mesmo gente famosa. O craque da seleção brasileira GILBERTO SILVA, PAULO JR, baixista do SEPULTURA e o guitarrista ROGÉRIO DELAYON (que já gravou com grandes nomes da nossa música e fez parte da banda que excursionou pela América Latina com ERIC MARTIN,vocalista do MR.BIG ) também estavam presentes para ver o guitar hero dar uma canja de seu brilhante trabalho.
Simpático em cena, Steve disse que responderia a todo tipo de pergunta com o intuito de ajudar as pessoas presentes. Falou sobre a troca de energia em todas as relações, a influência dos pensamentos bons e ruins em nossas vidas, incentivando a todos a terem um bom olhar sobre si mesmos e consequentemente desenvolverem bons trabalhos em qualquer área que atuem. Vai tocou músicas como "Tender Surrender" do álbum Alien Love Secrets, "The Crying Machine" de Fire Garden, "Whispering a Prayer" de Alive in an Ultra World e a lendária "For The Love Of God" faixa do disco Passion and Warfare.
Um fã perguntou sobre o aprendizado com JOE SATRIANI,Steve respondeu que realmente começou a tocar com ele. Falou também sobre o período em que trabalhou com DAVID LEE ROTH,com quem teria aprendido a ser um rockstar. Sobre o saudoso FRANK ZAPPA ele ressaltou que não havia barreiras musicais. Se lhe mostrasse uma música,ZAPPA não colocava objeções para fazer aquele tipo de som.
Um momento bastante descontraído foi quando uma pessoa da platéia perguntou sobre o filme "A Encruzilhada", o tradutor demorou um pouco para compreender a pergunta e retransmiti-la ao astro. Solidário, um outro fã conseguiu explicar em voz alta e foi aplaudido pelos demais. Ele quis saber se Steve havia gravado sozinho o duelo de guitarras do filme, onde atua ao lado de Ralph Macchio, conhecido em todo o mundo pelo personagem principal do filme Karatê Kid. A resposta foi positiva, o guitarrista confirmou que gravara sozinho o duelo,com exceção das partes em que o ator usava um Slide. Vai contou ainda que ensinou Macchio a fingir que tocava para as gravações.
Questionado sobre a inspiração para compor a belíssima "For The Love Of God", Steve revelou que um dia fez gravações, na época, em fita cassete,cantando o ritmo música e depois passou para a guitarra. Ressaltou que as revistas noticiaram que ele havia ficado 4 dias em jejum no período das gravações do disco Passion And Warfare. O guitarrista disse que na verdade foram 10 dias , mas não especialmente para compor e sim com o objetivo de melhorar a saúde.
Atendendo a pedidos, ele propôs tocar "For The Love Of God" e na sequência chamou guitarristas ao palco para fazerem uma Jam. Dentre eles foram convidados ROGÉRIO DELAYON, mostrou um pouco de sua versatilidade ao lado do mestre da guitarra. E EDU MEGALE, que tocou com muita precisão, velocidade e foi aplaudido pelo público.
Sem dúvida alguma foi um dos melhores workshops do gênero que os mineiros puderam participar. No final do evento, este repórter encontrou com Steve Vai , que gentilmente aceitou tirar uma foto para os leitores do WHIPLASH.NET, que já esperam ansiosos pelo próximo guitar hero a visitar a capital mineira.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Show do AC/DC no Brasil não terá Pista Premium; confira possíveis preços
Download Festival anuncia mais de 90 atrações para edição 2026
O disco do Metallica que para James Hetfield ainda não foi compreendido; "vai chegar a hora"
Os melhores guitarristas da atualidade, segundo Regis Tadeu (inclui brasileiro)
A música do Kiss que Paul Stanley sempre vai lamentar; "não tem substância alguma"
Ace Frehley deixou livro pronto para ser lançado em 2026
As duas bandas que atrapalharam o sucesso do Iron Maiden nos anos oitenta
Wolfgang descarta gravar álbum com ex-membros do Van Halen
Regis Tadeu explica por que não vai ao show do AC/DC no Brasil: "Eu estou fora"
"Guitarra Verde" - um olhar sobre a Fender Stratocaster de Edgard Scandurra
AC/DC confirma show único no Brasil em São Paulo para fevereiro
Priorizando a saúde, Paul Rodgers não irá ao Rock and Roll Hall of Fame 2025
Como era sugestão de Steve Harris para arte de "Powerslave" e por que foi rejeitada?
Dois fãs tumultuam show do Metallica e vão em cana enquanto a banda continua tocando
As músicas do Iron Maiden que Dave Murray não gosta: "Poderia ter soado melhor"
A ríspida mensagem que Scott Ian enviou a Kerry King quando soube da volta do Slayer
Cliff Burton e a banda que ele gostava muito, "por incrível que pareça"
"Tocar com Ozzy era como morar na casa dos pais", diz Zakk Wylde

O guitarrista que Steve Vai diz que nem Jimi Hendrix conseguiria superar
Bumblefoot adorava Hendrix e Page, mas 3 guitarristas dos 80s mudaram sua vida de ponta cabeça
A opinião de John Petrucci, do Dream Theater, sobre Steve Vai e Joe Satriani
Deicide e Kataklysm: invocando o próprio Satã no meio da pista



