Pixies: No Lolla, mostrando que está mais forte do que nunca

Resenha - Pixies (Lollapalooza Brasil, São Paulo, 06/04/2014)

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Monica Prado
Enviar correções  |  Comentários  | 

O texto representa opinião do autor, não do Whiplash.Net ou dos editores.

Quando Kim Deal inexplicavelmente desistiu dos Pixies em junho do ano passado, muitos poderiam dizer que a banda deveria desistir também. Mais do que apenas uma baixista e backing vocal, ela foi co-fundadora do grupo. Mas Black e o resto do Pixies se mantiveram sem ela — uma decisão que agradou muitos dos fãs que estavam presentes no segundo dia do Lollapalooza . A banda provou ser uma máquina ao vivo.

1078 acessosLollapalooza: UNE processa festival por suspeita de burlar meia5000 acessosHeavy Metal (o filme): trilha sonora do caralho!

Mediante uma plateia gigante no palco Skol, a banda dedicou a maior parte do show de 23 de canções ao final dos anos 80 e início dos anos 90. Mas, os Pixies também tocaram algumas novas melodias, tiradas do recente EP1 e EP2. Isso provavelmente é uma jogada inteligente. Se eles querem crescer sem Kim Deal, eles precisam escrever novo material.

Como sempre, o líder Black Francis foi o ponto alto do show, dizendo muito pouco (ou nada), mas claramente se divertindo, rosnando e gritando como uma pantera enjaulada em "Caribou". Ele pode cantar com ternura quando ele quer, como no início da "Gouge Away". Mas quase 30 anos depois que ele começou, Black ainda é uma das maiores vozes de rock, prova disso é que a voz dele ainda pode soar tão demoníaca como era em ‘Come On Pilgrim’, primeiro álbum da banda, 1987.

Quando a nova baixista Paz Lenchantin cantou "so long, so long" refrão da música "Here comes your man", da trilha sonora do filme ‘500 Days of Summer’, os fãs deliraram e cantaram junto.

O fato de Lenchantin já ser bastante conhecida ajudou bastante e ela provou isso com um trabalho forte, flexível e o perfeito e discreto toque vocal em clássicos da banda. Há pouco meses no emprego, Lenchantin pareceu que já estava na banda há anos. Ela se mostra carismática e doce durante toda a apresentação.

O público mostrou maior empolgação nas faixas "Bone Machine", "Monkey Gone To Heaven","Caribou", "Where is my Mind", "Here Comes Your Man", "La La Love You" e"Hey”, e o que se podia ver era muita gente agitando e dançando.

Quando Black não estava cantando, o show pertencia ao guitarrista Joey Santiago. Seu trabalho é de uma magia surreal mostrando aos fãs que ele é a alma instrumental do Pixies. David Loverling fez um belo trabalho de hard rock na bateria e um solo vocal convincente em "La La Love You."

A ausência de Deal pode ser sentida em momentos como "Hey" e "Where is my mind?", canções que sempre serão celebradas, mas a interação entre Deal e Black Francis era especial.

É fato que muitos adorariam ver a formação original de volta, mas é difícil reclamar de um final de tarde como esses, onde músicas tão boas, que já influenciaram uma geração, foram executadas perfeitamente por uma banda que, apesar do tempo e das mudanças ocorridas, prova que está mais forte do que nunca!

Set List
Bone Machine
Cactus
Something Against You
Broken Face
Brick Is Red
Gouge Away
Bagboy
Monkey Gone to Heaven
Blue Eyed Hexe
I've Been Tired
Magdalena
Caribou
Nimrod's Son
Indie Cindy
Ed Is Dead
Where Is My Mind?
Here Comes Your Man
La La Love You
The Holiday Song
Greens and Blues
Hey
U-Mass
Planet of Sound

Fotos: Mila Maluhy - T4F Divulgação

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Mais comentários na Fanpage do site, no link abaixo:

Post de 10 de abril de 2014


Las VegasLas Vegas
Atirador teria planejado atacar Lollapalooza

1078 acessosLollapalooza: UNE processa festival por suspeita de burlar meia151 acessosAlta Fidelidade: o Lollapalooza 2018 e outras notícias da música1597 acessosVolbeat: banda virá pela primeira vez ao Brasil no Lolla0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Lollapalooza"

MetallicaMetallica
Quem viu pela TV viu um show completamente diferente

MetallicaMetallica
Apresentação no Lollapalooza afugentou alguns fãs?

0 acessosTodas as matérias da seção Resenhas de Shows0 acessosTodas as matérias sobre "Lollapalooza"0 acessosTodas as matérias sobre "Pixies"


Heavy MetalHeavy Metal
Universo em fantasia; uma trilha sonora do caralho!

Guns N RosesGuns N' Roses
Assista agressão de Axl Rose a fotógrafo em Los Angeles

Bizarro & AbsurdoBizarro & Absurdo
12 Tristes Realidades da Música

5000 acessosCannibal Corpse: este cara é muito mais fanático que você5000 acessosKiss - Perguntas e Respostas5000 acessosFotos de Infância: Lemmy Kilmister, do Motorhead5000 acessosIron Maiden: os fãs mais insuportáveis em lista da MTV5000 acessosNightwish: o pistoleiro Tuomas e a cicatriz em Anette5000 acessosTerrana: "Nunca um computador limpará minha bunda!"

Sobre Monica Prado

Sou formada em Engenharia pela E. E. Mauá e atualmente curso Filosofia na FFLCH-USP. Sou professora e tradutora de Inglês. Amo música e curto desde música clássica até o Heavy Metal. Música brasileira não é meu forte, mas sei apreciar um som de qualidade. A música me ajuda a sobreviver neste mundo, e ele ainda vale a pena por causa dela!

Mais matérias de Monica Prado no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em junho: 1.119.872 visitantes, 2.427.684 visitas, 5.635.845 pageviews.

Usuários online