Pixies: No Lolla, mostrando que está mais forte do que nunca

Resenha - Pixies (Lollapalooza Brasil, São Paulo, 06/04/2014)

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Monica Prado
Enviar correções  |  Ver Acessos

O texto representa opinião do autor, não do Whiplash.Net ou dos editores.

Quando Kim Deal inexplicavelmente desistiu dos Pixies em junho do ano passado, muitos poderiam dizer que a banda deveria desistir também. Mais do que apenas uma baixista e backing vocal, ela foi co-fundadora do grupo. Mas Black e o resto do Pixies se mantiveram sem ela - uma decisão que agradou muitos dos fãs que estavam presentes no segundo dia do Lollapalooza . A banda provou ser uma máquina ao vivo.

The Strokes: banda deve se juntar ao Guns N' Roses no LollapaloozaKiss: "Rock and roll é um trabalho para otários!"

Mediante uma plateia gigante no palco Skol, a banda dedicou a maior parte do show de 23 de canções ao final dos anos 80 e início dos anos 90. Mas, os Pixies também tocaram algumas novas melodias, tiradas do recente EP1 e EP2. Isso provavelmente é uma jogada inteligente. Se eles querem crescer sem Kim Deal, eles precisam escrever novo material.

Como sempre, o líder Black Francis foi o ponto alto do show, dizendo muito pouco (ou nada), mas claramente se divertindo, rosnando e gritando como uma pantera enjaulada em "Caribou". Ele pode cantar com ternura quando ele quer, como no início da "Gouge Away". Mas quase 30 anos depois que ele começou, Black ainda é uma das maiores vozes de rock, prova disso é que a voz dele ainda pode soar tão demoníaca como era em 'Come On Pilgrim', primeiro álbum da banda, 1987.

Quando a nova baixista Paz Lenchantin cantou "so long, so long" refrão da música "Here comes your man", da trilha sonora do filme '500 Days of Summer', os fãs deliraram e cantaram junto.

O fato de Lenchantin já ser bastante conhecida ajudou bastante e ela provou isso com um trabalho forte, flexível e o perfeito e discreto toque vocal em clássicos da banda. Há pouco meses no emprego, Lenchantin pareceu que já estava na banda há anos. Ela se mostra carismática e doce durante toda a apresentação.

O público mostrou maior empolgação nas faixas "Bone Machine", "Monkey Gone To Heaven","Caribou", "Where is my Mind", "Here Comes Your Man", "La La Love You" e"Hey", e o que se podia ver era muita gente agitando e dançando.

Quando Black não estava cantando, o show pertencia ao guitarrista Joey Santiago. Seu trabalho é de uma magia surreal mostrando aos fãs que ele é a alma instrumental do Pixies. David Loverling fez um belo trabalho de hard rock na bateria e um solo vocal convincente em "La La Love You."

A ausência de Deal pode ser sentida em momentos como "Hey" e "Where is my mind?", canções que sempre serão celebradas, mas a interação entre Deal e Black Francis era especial.

É fato que muitos adorariam ver a formação original de volta, mas é difícil reclamar de um final de tarde como esses, onde músicas tão boas, que já influenciaram uma geração, foram executadas perfeitamente por uma banda que, apesar do tempo e das mudanças ocorridas, prova que está mais forte do que nunca!

Set List
Bone Machine
Cactus
Something Against You
Broken Face
Brick Is Red
Gouge Away
Bagboy
Monkey Gone to Heaven
Blue Eyed Hexe
I've Been Tired
Magdalena
Caribou
Nimrod's Son
Indie Cindy
Ed Is Dead
Where Is My Mind?
Here Comes Your Man
La La Love You
The Holiday Song
Greens and Blues
Hey
U-Mass
Planet of Sound

Fotos: Mila Maluhy - T4F Divulgação




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção Resenhas de ShowsTodas as matérias sobre "Lollapalooza"Todas as matérias sobre "Pixies"


The Strokes: banda deve se juntar ao Guns N' Roses no LollapaloozaThe Strokes
Banda deve se juntar ao Guns N' Roses no Lollapalooza

Resenha - Metallica (Autódromo de Interlagos, Lollapalooza, São Paulo, 25/03/2017)Resenha - Metallica (Autódromo de Interlagos, Lollapalooza, São Paulo, 25/03/2017)
Resenha - Metallica (Autódromo de Interlagos, Lollapalooza, São Paulo, 25/03/2017)

Metallica: apresentação no Lollapalooza afugentou alguns fãs?Metallica
Apresentação no Lollapalooza afugentou alguns fãs?

Pearl Jam: O Brasil é a capital mundial do rock'n rollPearl Jam
"O Brasil é a capital mundial do rock'n roll"


Kiss: Rock and roll é um trabalho para otários!Kiss
"Rock and roll é um trabalho para otários!"

Andreas Kisser: os álbuns que marcaram o guitarristaAndreas Kisser
Os álbuns que marcaram o guitarrista

Separados no nascimento: Ritchie Blackmore e Mr. BeanSeparados no nascimento
Ritchie Blackmore e Mr. Bean

Raul Seixas: qual a origem da música "Gita"?Heavy Metal: nove ótimas músicas suaves do gêneroVan Halen: Sammy Hagar comenta as bizarrices de EddieMegadeth: Mustaine abre o jogo sobre convite a Pepeu Gomes

Sobre Monica Prado

Sou formada em Engenharia pela E. E. Mauá e atualmente curso Filosofia na FFLCH-USP. Sou professora e tradutora de Inglês. Amo música e curto desde música clássica até o Heavy Metal. Música brasileira não é meu forte, mas sei apreciar um som de qualidade. A música me ajuda a sobreviver neste mundo, e ele ainda vale a pena por causa dela!

Mais matérias de Monica Prado no Whiplash.Net.

adGoo336|adClio336