Therion: Noite inesquecível para fãs de música pesada em SP
Resenha - Therion (Teatro Abril, São Paulo, 05/06/2012)
Por Marcelo Hunter
Postado em 20 de junho de 2012
Havia uma grande expectativa em torno desta apresentação do THERION. Afinal, seria a comemoração de 25 anos de carreira da banda. Para celebrar a data, tocariam, na íntegra, um de seus melhores albuns, "The Secret of the Runes". O local também chamava a atenção. O imponente Teatro Abril, acostumado a receber espetáculos da Broadway, abriria as portas, pela primeira vez, a um evento de metal. Portanto, havia motivos mais do que suficientes para ir ao show, certo? A julgar pelo número de pessoas presentes, errado.
A verdade é que esse concerto não poderia ter acontecido em pior hora. Cerca de um mês antes, a produtora do evento esteve envolvida no fiasco do Metal Open Air. Pouco depois da tragédia do MOA, a mesma produtora antecipou em cerca de uma hora o show do GRAVE DIGGER em São Paulo, fazendo com que muitos fãs perdessem a apresentação dos caras. Outro fator que pode ter espantado o público foi o fato de terem escolhido um terça-feira para a realização do evento. Para piorar, caía uma chuva torrencial na cidade. Felizmente, a banda parecia estar alheia a esses problemas...
...O show
O HELLLIGHT, banda paulista de Doom Metal, abriu o espetáculo. Apesar do curto set realizaram uma apresentação competente, empolgando os fãs do gênero presentes no local. Esse foi o segundo show do THERION que teve o HELLLIGHT como banda de abertura, e, desta vez, o convite partiu da própria atração principal. Sem dúvida, um grande reconhecimento para o trabalho dos caras.
Finalmente, os acordes de "O Fortuna", de Carl Orff, foram ouvidos, enquanto os integrantes do THERION entravam no palco. O que se viu, a partir daí, foi uma daquelas experiências para ficar na memória. Conforme prometido, executaram o album "Secret of the Runes" na íntegra. Já na primeira música, "Ginnungagap", ninguém mais estava sentado (ok, o lugar é bonito e tudo, mas ver show de metal sentado, definitivamente, não rola). Em seguida tocaram aquela que talvez seja uma das mais belas músicas de todo o repertório do THERION, "Midgard". O concerto prosseguiu com execuções perfeitas para um de seus albuns mais emblemáticos. Destaque para a perfeita interação entre público e banda.

A segunda parte do show foi marcada por clássicos como "Wine of Aluqah", "Lemuria" e "Dark Venus Persephone". Os arranjos vocais mereceriam um texto a parte, tamanha sua qualidade. Lori Lewis, Snowy Shaw (além de extremamete técnico, o cara é muito carismático) e Thomas Vikströn estavam perfeitamente entrosados. A nova integrante e filha de Vikströn, Linnes Vikströn, parece não estar à altura de sua antecessora, Katarina Lilja, cuja voz e presença de palco combinavam de maneira mais harmoniosa com a voz de Lori Lewis.
Ainda houve espaço para um medley com algumas músicas de início de carreira apresentadas por Johnsson (numa de suas poucas intervenções) como "a época em que ainda estávamos buscando nosso estilo". Johnsson ainda brincou dizendo que agradecia as cinco pessoas que conheciam as músicas.
Mais uma rápida parada e a banda retornou para um encore triunfante com "The Rise of Sodom and Gomorrah" e "To Mega Therion". Fechando em grande estilo uma noite inesquecível para os fãs de música pesada. Claro que o concerto podia ter se extendido por, pelo menos, umas quatro horas, mas aí seria pedir demais. Quem venha o próximo show.
Rogerio Antonio dos Anjos | Luis Alberto Braga Rodrigues | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel | Outras resenhas de Therion (Teatro Abril, São Paulo, 05/06/2012)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A sincera opinião de Ozzy sobre George Harrison e Ringo Starr: "Vamos ser honestos?"
Tony Iommi elege o maior riff de guitarra de todos os tempos; "difícil de superar"
Astros do rock e do metal unem forças em álbum tributo ao Rainbow
Com 96 atrações, Sweden Rock Festival fecha cast para edição 2026
Com quase 200 atrações, Summer Breeze fecha cast para edição 2026
Ted Poley dá esculacho online em Sebastian Bach após ser destratado
As cinco maiores músicas do Alice in Chains de todos os tempos, segundo Jerry Cantrell
Músico analisa Angine de Poitrine e diz que duo é "puro marketing e pouca música"
Eloy Casagrande reflete sobre seus dois anos como baterista do Slipknot
Os músicos que, segundo Mick Jagger, sempre odiaram o rock dos Rolling Stones
Por que Andreas Kisser ficou sem vontade de escrever no Sepultura após a saída de Eloy
A banda que Slash diz nunca ter feito um álbum ruim; "Todos os discos são ótimos"
Greyson Nekrutman avalia seus dois anos como baterista do Sepultura
Agora é oficial: Iron Maiden não irá ao Rock and Roll Hall of Fame 2026
A banda que o Iron Maiden fez grande pressão para o Rock in Rio levar junto em 2019
Top 500: as melhores músicas de todos os tempos segundo a Rolling Stone
A música triste que aborda tema pesado e se tornou uma das maiores baladas do heavy metal
Heavy Metal: os dez melhores álbuns lançados em 1980


Extreme - uma apresentação enérgica, direta e de altíssima qualidade em Porto Alegre
Blackberry Smoke voltou para Porto Alegre com a casa cheia
O Monsters of Rock 2026 entregou o que se espera de um grande festival
Guns N' Roses - Resenha do show em Porto Alegre
A primeira noite do Rock in Rio com AC/DC e Scorpions em 1985
Deicide e Kataklysm: invocando o próprio Satã no meio da pista

