Amorphis: o mais gélido verão brasileiro
Resenha - Amorphis (Carioca Club, 07/02/2012)
Por Durr Campos
Postado em 09 de fevereiro de 2012
Foram quase dois anos e meio de espera desde a última passagem dos finlandeses do AMORPHIS pelo país, mas esta segunda visita gerava uma melhor expectativa. Explico. Em setembro de 2009 a noite contou também com o Children of Bodom, o que gerou à época algumas reclamações por parte do público, que achou o set-list de ambos muito curto. Cheguei a mencionar tal fato ao entrevistar o atual tecladista Santeri Kallio poucos dias antes. Veja o que ele comentou, dentre outros temas, logo abaixo.
Texto por Durr Campos/ Fotos por Pierre Cortes
Pouco antes da atração principal a banda PERCEPTION fez um eficiente opening act, especialmente para os apreciadores de prog metal na linha do Redemption, Glory Opera e Symphony X. Ótimos guitarristas e um vocalista que sabe usar seus atributos contribuíram para que fossem tão bem recebidos. A título de informação, o conjunto já coleciona apresentações ao lado de bandas como Mindflow e Evergrey.


O domingo extremamente quente na capital paulista contrastava com a sonoridade característica dos filhos da "terra dos mil lagos", mas eles não pareciam se importar muito com isso tamanha empolgação com a qual adentraram o palco de um Carioca Club não tão lotado como eu particularmente imaginava. O início com a intro "Battle for the Light", seguida da excelente "Song of the Sage", faixa de abertura de The Beginning of Times, mais recente de estúdio, levantou até quem parecia exaurido por conta da alta temperatura. "Toward and Against" só piorou – no melhor sentido possível – a situação, assim como "The Smoke", certamente uma das favoritas daqueles que acompanham o AMORPHIS desde sempre e apreciam a fase pós-Eclipse, debut com o atual vocalista Tomi Joutsen.
Por falar nele, o cara teve a plateia durante toda a noite nas mãos. Sua postura cênica, acrescida do impacto gerado por seus imensos dreadlocks e, lógico, de sua voz incrível, nos fazem até esquecer de que ali do lado, entoando uma guitarra-base de respeito, está ninguém menos que Tomi Koivusaari, co-fundador do AMORPHIS e responsável também pelos vocais guturais nos três primeiros e seminais álbuns The Karelian Isthmus (1992), Tales from the Thousand Lakes (1994) e Elegy (1996). Daí, se ainda havia algum mortal insatisfeito no recinto, certamente calou-se na trinca seguinte com a clássica "On Rich and Poor", "You I Need" e, provavelmente, a minha favorita da era Joutsen: "Sampo", do delicioso Skyforger (2009). Deste registro ainda fomos brindados com "Majestic Beast", "Silver Bride" e "Sky is Mine". O jogo estava ganho ou não?


Em seguida, as primeiras notas de "Karelia", instrumental do já citado trabalho de estreia "The Karelian Isthmus" me enganou, pois eu jurava que "The Gathering" viria na cola. Na verdade, pra lá de empolgado, até pensei que "Grail’s Mysteries" também entraria no pacote. Enfim, a estrela solitária foi "Vulgar Necrolatry", cover dos pioneiros finlandeses do Abhorrence, banda da qual Tomi Koivusaari fez parte antes de montar, em 1990, o AMORPHIS junto ao guitarrista Esa Holopainen e ao baterista Jan Rechberger. O hino "Into Hiding" acabou me fazendo por esquecer a ausência de mais canções do debut.
A derradeira parte da apresentação reservou algumas das mais aplaudidas, começando pela obrigatória "Black Winter Day", cantada em uníssono, passando pelo hit "My Kentele" e encerrando de vez com outra de Eclipse, "House of Sleep", perfeita para um grand finale. Em tempo, destaco as performances individuais de Niclas Etelävuori e Santeri Kallio, mencionado no início deste texto, ambos perfeitos para os postos de baixista e tecladista, respectivamente. O verão brasileiro nunca se viu tão acinzentado.


Set-list do Amorphis
1. Battle for Light Intro / Song of the Sage
2. Towards and Against
3. The Smoke
4. On Rich and Poor
5. Sky Is Mine
6. You I Need
7. Sampo
8. Majestic Beast
9. Karelia
10. Vulgar Necrolatry
11. Into Hiding
12. Alone
13. Black Winter Day
14. Skyforger Intro /Silver Bride
15. My Kantele
16. House of Sleep




Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A melhor música já escrita em todos os tempos, segundo Bob Dylan e Billy Joel
Dave Mustaine cita seus guitarristas preferidos de todos os tempos
Deep Purple lança "Splat!", seu disco mais pesado em muitos anos
As bandas de metal que Hetfield não compreende; "Como diabos conseguem lembrar das músicas?"
Guitarrista não se arrepende de ter recusado proposta de voltar ao Megadeth
O pior disco do Iron Maiden, de acordo com o Ultimate Classic Rock (e não é "Virtual XI")
O hit de 1958 que Jimmy Page e Bob Dylan concordam ser obra-prima: "Fenomenal"
Os guitarristas que para Angus Young fazem os melhores solos do rock com menos de três notas
Geezer Butler exalta "o melhor jogo da Copa do Mundo" até agora
5 músicas de heavy metal que todo tiozão brasileiro se lembra com carinho
O hino clássico do Metallica que fala abertamente sobre vício em drogas
O filme com a melhor trilha sonora de todos os tempos, segundo Edu Falaschi
Os cinco maiores compositores de todos os tempos para Roger Waters
As 25 melhores músicas do Iron Maiden, segundo a Metal Hammer
A melhor balada do Aerosmith de todos os tempos, segundo Joe Perry
Porque Gene Simmons tem o dobro da fortuna de Paul Stanley, com quem co-fundou o Kiss
Por que Gisele Bündchen e Ivete Sangalo deturparam "Imagine", segundo André Barcinski
A lendária banda Punk que Eddie Van Halen disse ser difícil de tocar ao vivo


Amorphis divulga vídeo da música "The Lantern", faixa de seu disco novo
Metallica: Quem viu pela TV viu um show completamente diferente
Em 16/01/1993: o Nirvana fazia um show catastrófico no Brasil



