Sonata Arctica: paixão do público comprovada em São Paulo
Resenha - Sonata Arctica (Carioca Club, São Paulo, 30/10/2010)
Por Luciano Correa
Postado em 15 de novembro de 2010
Mesmo com a chuva, a fila tomou conta do lado de fora do Carioca Club. Por volta das 17h a entrada foi liberada, e os fãs mais ardorosos puderam entrar e se concentrar na grade em frente ao palco. Logo toda a pista e o camarote estavam lotados à espera do grande show do SONATA ARCTICA. O palco era um tanto quanto pequeno (o pano de fundo da banda mal cabia), porém suficiente para acomodar o grupo e criar um clima de proximidade com os fãs.
A paixão do público pela banda finlandesa pode ser comprovada nessa terceira passagem pelo país, cuja turnê divulgou o último trabalho "The Days of Grays". Sua formação atual é composta por Tony Kakko (Vocal), Elias Vilijanen (Guitarra), Henrik Klingeberg (Teclado), Marko Paasikoski (Baixo) e Tommy Portimo (Bateria).
Sonata Arctica - Mais Novidades
Enquanto o show não começava o telão da casa transmitia Santos x Inter-RS para o delírio de alguns presentes mais fanáticos por futebol. Depois de algum tempo do término da partida e de muito JOE SATRIANI e outras músicas instrumentais (que cansaram o público), o telão começou a subir e os gritos dos fãs tomaram conta do ambiente.
Por volta das 19h25 as luzes foram apagadas e a intro "Everything Fades To Gray" começou a tocar, enlouquecendo os fãs. A banda surgiu ao palco e abriu o show com a poderosa "Flag in the Ground", uma excelente música do ultimo disco, seguida de "Black Sheep", um clássico já conhecido. A sequência seguinte foi para ninguém ficar parado: "The Last Amazing Grays", "Juliet", com direito a uma bela interpretação de Tony que se ajoelhou durante parte da música e praticamente foi as lágrimas e "8th Commandment", do começo da carreira. Para recuperar as energias foi executada a balada "As if The World Wasn't Ending". Em seguida vieram "Paid in Full", com sua melodia cativante, o hino "Tallulah", cantada a plenos pulmões pelos fãs e "In Black & White", faixa que foge um pouco ao estilo Sonata mas ainda assim é uma boa música.
Após essa primeira parte repleta de baladas e clássicos, foi a vez do guitarrista Elias mostrar porque está em uma das melhores bandas de power metal atual, e dominar a guitarra com a execução de "Liberty" de STEVE VAI, realizada com muita técnica. Em seguida, Elias e Henkka (nos teclados), duelaram para saber quem solava melhor e tirava mais gritos e aplausos dos presentes. A execução de Tommy na bateria, e Marko no baixo também foram perfeitas. A banda retornou para tocar "The Dead Skin", mais uma do último lançamento e "The Cage", poderosa música do albúm de 2003.
O vocalista Tony Kakko foi um show a parte. Muito carismático, comunicativo e brincalhão, interagiu com a banda toda - brincou com o Henkka, pegou uma palheta e tocou a guitarra enquanto Elias fazia os acordes, bateu nos pratos do Tommy e riu muito junto com Marko. Para complementar seu show ele pegou um baquinho e munido de um par de baquetas, usou a platéia como instrumento para tocar "We Will Rock You", sucesso do QUEEN. Dividiu a platéia em 3 grupos, onde cada parte fazia uma batida da bateria enquanto ele tocava no ar e cantava, acompanhado pelo restante da banda. Foi uma ótima interação com a platéia, preparando-a para o fim do show.
Em tom de despedida, foi anunciada "Fullmoon", faixa do excelente álbum de estréia, e mais uma vez, os fãs não pouparam esforços para cantar e agitar durante a música toda. "Don't Say a Word", outra das antigas, veio em seguida, e, para fechar o set-list da banda, executado com maestria, a tradicional "Vodka (Hava Nagila)", na qual Tony chamou todos para cantar. Ao som de "Everything Fades To Gray (Outro)" a banda se despediu dos fãs, que ficaram satisfeitos com o curto, porém poderoso show, e que naturalmente, vão aguardar pelo lançamento de um novo trabalho, e mais uma turnê por terras brasileiras.
Set List:
1. Everything Fades To Gray (Intro)
2. Flag In The Ground
3. Black Sheep
4. The Last Amazing Grays
5. Juliet
6. 8th Commandment
7. As If The World Wasn't Ending
8. Paid in Full
9. Tallulah
10.In Black and White
11.The Dead Skin
12.Solos (Guitarra e Teclado)
13.The Cage
Encore:
14.We Will Rock You (Queen cover)
15.FullMoon
16.Don't Say A Word
17.Vodka (Hava Nagila)
18. Everything Fades To Gray (Outro)
Outras resenhas de Sonata Arctica (Carioca Club, São Paulo, 30/10/2010)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda punk que Bono considera a melhor de todos os tempos
Para Bruce Dickinson, um vocalista que não consegue mais cantar deixa de ser lendário
Edguy anuncia primeiro show em uma década e despedida
A música do Queen que Freddie Mercury considerava melhor que "Bohemian Rhapsody"
A banda que explodiu nos anos 90 e fez Robert Plant pensar em desistir
Casal é flagrado em ato libidinoso antes do show do Guns N' Roses no Download 2026
Baixista se manifesta pela primeira vez sobre retorno do Faith No More
A condição que fez Edu Ardanuy não aceitar voltar ao Dr. Sin
Fernando Ribeiro diz que black metal "espalha ignorância e preconceito"
Kai Hansen (Helloween, Gamma Ray) anuncia novo álbum solo, "Born With a Hammer"
As 11 melhores bandas de rock progressivo dos EUA, segundo a Loudwire
Amizade não é o que mantém o Dimmu Borgir, revela Silenoz
5 clássicos do rock nacional que passam de 7 minutos de duração
As Cinco Melhores Músicas de Andre Matos - Parte 1
O guitarrista que mais se aproximou de Hendrix quando o assunto era blues, segundo Jeff Beck
Bono explica por que não quer ser chamado pelo seu verdadeiro nome
O profundo significado da cruz de "Appetite For Destruction", segundo Axl Rose


Nenhum de Nós celebra show histórico de número 2.500 com teatro lotado em Belo Horizonte
Resenha e fotos do show da banda Dogma em Porto Alegre
Wolf Alice e Lykke Li transformam o Vivo Rio em ponto de encontro do indie europeu
CDM Metal Fest - Metal como resistência cultural no Sul de Minas Gerais
Bandas impressionam, mas repetem padrão com público no segundo dia do C6 Fest
Maximus Festival: Marilyn Manson, a idade é implacável!



