Sonata Arctica: paixão do público comprovada em São Paulo
Resenha - Sonata Arctica (Carioca Club, São Paulo, 30/10/2010)
Por Luciano Correa
Postado em 15 de novembro de 2010
Mesmo com a chuva, a fila tomou conta do lado de fora do Carioca Club. Por volta das 17h a entrada foi liberada, e os fãs mais ardorosos puderam entrar e se concentrar na grade em frente ao palco. Logo toda a pista e o camarote estavam lotados à espera do grande show do SONATA ARCTICA. O palco era um tanto quanto pequeno (o pano de fundo da banda mal cabia), porém suficiente para acomodar o grupo e criar um clima de proximidade com os fãs.
A paixão do público pela banda finlandesa pode ser comprovada nessa terceira passagem pelo país, cuja turnê divulgou o último trabalho "The Days of Grays". Sua formação atual é composta por Tony Kakko (Vocal), Elias Vilijanen (Guitarra), Henrik Klingeberg (Teclado), Marko Paasikoski (Baixo) e Tommy Portimo (Bateria).
Sonata Arctica - Mais Novidades
Enquanto o show não começava o telão da casa transmitia Santos x Inter-RS para o delírio de alguns presentes mais fanáticos por futebol. Depois de algum tempo do término da partida e de muito JOE SATRIANI e outras músicas instrumentais (que cansaram o público), o telão começou a subir e os gritos dos fãs tomaram conta do ambiente.
Por volta das 19h25 as luzes foram apagadas e a intro "Everything Fades To Gray" começou a tocar, enlouquecendo os fãs. A banda surgiu ao palco e abriu o show com a poderosa "Flag in the Ground", uma excelente música do ultimo disco, seguida de "Black Sheep", um clássico já conhecido. A sequência seguinte foi para ninguém ficar parado: "The Last Amazing Grays", "Juliet", com direito a uma bela interpretação de Tony que se ajoelhou durante parte da música e praticamente foi as lágrimas e "8th Commandment", do começo da carreira. Para recuperar as energias foi executada a balada "As if The World Wasn't Ending". Em seguida vieram "Paid in Full", com sua melodia cativante, o hino "Tallulah", cantada a plenos pulmões pelos fãs e "In Black & White", faixa que foge um pouco ao estilo Sonata mas ainda assim é uma boa música.

Após essa primeira parte repleta de baladas e clássicos, foi a vez do guitarrista Elias mostrar porque está em uma das melhores bandas de power metal atual, e dominar a guitarra com a execução de "Liberty" de STEVE VAI, realizada com muita técnica. Em seguida, Elias e Henkka (nos teclados), duelaram para saber quem solava melhor e tirava mais gritos e aplausos dos presentes. A execução de Tommy na bateria, e Marko no baixo também foram perfeitas. A banda retornou para tocar "The Dead Skin", mais uma do último lançamento e "The Cage", poderosa música do albúm de 2003.
O vocalista Tony Kakko foi um show a parte. Muito carismático, comunicativo e brincalhão, interagiu com a banda toda - brincou com o Henkka, pegou uma palheta e tocou a guitarra enquanto Elias fazia os acordes, bateu nos pratos do Tommy e riu muito junto com Marko. Para complementar seu show ele pegou um baquinho e munido de um par de baquetas, usou a platéia como instrumento para tocar "We Will Rock You", sucesso do QUEEN. Dividiu a platéia em 3 grupos, onde cada parte fazia uma batida da bateria enquanto ele tocava no ar e cantava, acompanhado pelo restante da banda. Foi uma ótima interação com a platéia, preparando-a para o fim do show.
Rogerio Antonio dos Anjos | Luis Alberto Braga Rodrigues | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel | Em tom de despedida, foi anunciada "Fullmoon", faixa do excelente álbum de estréia, e mais uma vez, os fãs não pouparam esforços para cantar e agitar durante a música toda. "Don't Say a Word", outra das antigas, veio em seguida, e, para fechar o set-list da banda, executado com maestria, a tradicional "Vodka (Hava Nagila)", na qual Tony chamou todos para cantar. Ao som de "Everything Fades To Gray (Outro)" a banda se despediu dos fãs, que ficaram satisfeitos com o curto, porém poderoso show, e que naturalmente, vão aguardar pelo lançamento de um novo trabalho, e mais uma turnê por terras brasileiras.
Set List:
1. Everything Fades To Gray (Intro)
2. Flag In The Ground
3. Black Sheep
4. The Last Amazing Grays
5. Juliet
6. 8th Commandment
7. As If The World Wasn't Ending
8. Paid in Full
9. Tallulah
10.In Black and White
11.The Dead Skin
12.Solos (Guitarra e Teclado)
13.The Cage

Encore:
14.We Will Rock You (Queen cover)
15.FullMoon
16.Don't Say A Word
17.Vodka (Hava Nagila)
18. Everything Fades To Gray (Outro)
Outras resenhas de Sonata Arctica (Carioca Club, São Paulo, 30/10/2010)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Músico analisa Angine de Poitrine e diz que duo é "puro marketing e pouca música"
Kiko Loureiro diz que muitos motivos contribuíram para sua saída do Megadeth
Iron Maiden não deve comparecer à cerimônia do Rock and Roll Hall of Fame
Greyson Nekrutman avalia seus dois anos como baterista do Sepultura
5 bandas dos anos 80 que mereciam ter sido bem maiores, de acordo com a Ultimate Classic Rock
Chris Poland diz que vai desmentir Dave Mustaine em seu livro
Estrela da WWE gostaria que música do Megadeth fosse seu tema de entrada
O que aconteceu em Tabuleiro do Norte (CE) que Aquiles Priester usa de exemplo até hoje
Flea conta quais são os cinco baixistas que mais influenciaram sua carreira
Ex-Megadeth assume temporariamente a função de baterista do Accept
Anette Olzon relembra saída conturbada do Nightwish e recente e-mail enviado para Tuomas
O maior disco do metal para James Hetfield; "Nada se comparava a ele"
John Bush gostaria de fazer shows com os três vocalistas que gravaram com o Anthrax
Dream Theater toca trecho de clássico do Van Halen em show no Panamá
A música dos Beatles que tem o "melhor riff já escrito", segundo guitarrista do Sting
Dez ótimas bandas de Metal que lançaram apenas um disco de estúdio
Alex Lifeson relembra o triste estado de saúde de Neil Peart na última turnê do Rush
O guitarrista que Stevie Ray Vaughan dizia ser "o mais pesado e original" que ele havia ouvido

Sonata Arctica lança seu novo single, "Freedom Concept"
Sonata Arctica confirma dois shows no Brasil em outubro
Os cinco melhores álbuns de Power Metal depois de 2000
Maximus Festival: Marilyn Manson, a idade é implacável!
Em 16/01/1993: o Nirvana fazia um show catastrófico no Brasil

