Coldplay: despreparado e pequeno para estádios brasileiros
Resenha - Coldplay (Morumbi, São Paulo, 02/03/2010)
Por Thiago J. Z. Martins
Fonte: Solada
Postado em 04 de março de 2010
Talvez o show na pista VIP e na área de imprensa tenha sido diferente, tamanha a euforia das resenhas publicadas até agora. Quem esteve na pista normal não teve muitos motivos para ter saído satisfeito após a apresentação do Coldplay, nesta última terça-feira, no Morumbi. Inicialmente, porque a qualidade de som foi péssima. Volume baixo, instrumentos embolados, plateia desinteressada, tudo jogou contra a performance do quarteto inglês.
Culpa da própria banda. O setlist começou quente, queimando hits do porte de "Clocks", "In My Place" e "Yellow" na primeira parte do show. Com o som péssimo e o público ainda entrando e se ambientando ao estádio, a tática de ganhar a plateia logo de cara e depois ir só cozinhando o show, que se permite inferir do formato do repertório, desmoronou. Pela primeira vez, presenciei um público vaiar a banda principal e pedir que se aumentasse o volume.
Com o público perdido, o que se viu foi o vocalista e aniversariante da noite Chris Martin incapaz de conquistar a atenção dos presentes ao Morumbi, que dispersavam conforme músicas menos famosas eram apresentadas e demoravam a engrenar nos hits subsequentes, como "Fix You". Depois, mesmo abusando do português, das imagens do telão e outros adereços, o Coldplay não tinha a habilidade de manter essa galera empolgada, pequeno diante da imensidão de um estádio. Momentos de introversão, que de longe pareciam mais intensos, eram perdidos pela letargia de se estar próximo de quem pouco se importava com o fato de haver quatro músicos no palco. Não à toa, os remixes eletrônicos de "God Put a Smile Upon Your Face" e "Talk" soavam mais interessantes, pois apelavam para um ambiente de festa, não de show.
Alguns momentos, ao menos, destoaram. "Viva La Vida", com sua repetida melodia de fácil assimilação, foi recebida com alegria pelo público, pulando e cantando junto. "Politik", com o som um pouco melhor, embora ainda inaceitável num espetáculo de tamanha proporção e custo, transpareceu a noção de como a levada pesada de bateria de "Clocks" poderia ter chacoalhado as estruturas do Morumbi. Vaga ideia, pois também não foi capaz de fazer isso, afinal, o volume não era dos mais altos, nem a força da performance.
Houve, na maior parte, momentos de extrema decepção. Quando os músicos tocaram num minipalco "improvisado" no meio da pista, a maior proximidade não prendia a atenção do público. Nem mesmo quando puxaram um apelativo "olê olê olê olê" a galera cantou junto. Ao final de pouco mais de uma hora e meia de um show no qual a canção com maior participação da plateia é um "Parabéns pra você" - cantado em português mesmo pelo baterista Will Champion -, superando com sobras "The Scientist", no bis, ficou a certeza de que o Coldplay não está pronto para os estádios brasileiros.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O guitarrista preferido de Mark Knopfler, do Dire Straits, e que David Gilmour também idolatra
O subestimado guitarrista base considerado "um dos maiores de todos" por Dave Mustaine
As 5 melhores bandas de rock dos últimos 25 anos, segundo André Barcinski
Nicko McBrain compartilha lembranças do último show com o Iron Maiden, em São Paulo
Jinjer, In Flames e Killswitch Engage confirmados no Bangers Open Air, afirma jornalista
Nick Holmes diz que há muito lixo no nu metal, mas elogia duas bandas do estilo
Perda de visão faz Ian Gillan considerar possibilidade de aposentadoria
As melhores de Ronnie James Dio escolhidas por cinco nomes do rock e metal
A canção proto-punk dos Beatles em que Paul McCartney quis soar como Jimi Hendrix
Os três álbuns mais essenciais da história, segundo Dave Grohl
Filho de Steve Harris é forçado a parar de tocar devido a problema de saúde
As 3 teorias sobre post enigmático do Angra, segundo especialista em Angraverso
Brent Hinds - O ícone do heavy metal que não gostava do estilo - nem de conceder entrevistas
O principal cantor do heavy metal, segundo o guitarrista Kiko Loureiro
O clássico riff do AC/DC que Malcolm Young achou que era uma merda, a princípio
Heavy Metal: os dez melhores álbuns lançados em 1980
Por onde anda Paul Mario Day, o primeiro vocalista do Iron Maiden?
A música que foi gravada aos 45 do segundo tempo, virou megahit e bateu marca histórica
A iguaria culinária que Coldplay ofereceu a Regis Tadeu e que ele deixou intacta no camarim
Robb Flynn, do Machine Head, revela paixão por baladas ao estilo Elton John e Coldplay
A banda sem sal que Dave Grohl diz que são gente fina: "todos iriam querer trabalhar com eles"
Em 16/01/1993: o Nirvana fazia um show catastrófico no Brasil



