Michael Schenker Group: "Are You Ready To Rock?"
Resenha - Michael Schenker Group (Stones Music Bar, São Paulo, 26/07/2009)
Por Lucas Mosca
Postado em 03 de agosto de 2009
"Tomara que ele não esteja bêbado, senão fod**!", comentavam muitos rockers no Stones Music Bar, que ontem recebeu um show digno do nome da casa. O alvo dos comentários não era da família Jagger, porém integrou duas das maiores bandas de hard rock de todos os tempos, o Scorpions e o UFO.
Ao contrário do grupo alemão do qual fez parte de 1972 a 1973, com uma breve passagem por 1979, Michael Schenker nunca havia se apresentado no Brasil. E os fãs do renomado guitarrista e compositor estavam ansiosos por vê-lo - sóbrio, de preferência, pois parte de suas encrencas pessoais e principalmente profissionais, com ele às vezes mal conseguindo tocar seu instrumento, devem-se ao alcoolismo, contra o qual esse alemão combate, com diversas recaídas, a vida inteira.
Michael Schenker - Mais Novidades
Desta vez, as pessoas que compareceram à casa de shows situada na Zona Leste de São Paulo, nessa noite fria e chuvosa de 26 de julho, deram sorte. Schenker estava de cara limpa (especula-se que ele esteja novamente em tratamento), e o público pode presenciar um grande espetáculo, com o alemão em ótima forma. O costumeiro atraso das apresentações em solo brasileiro – pra variar - se fez presente: a banda demorou por volta de 1h15 minutos, subindo ao palco às 21h15.
Todos a postos e "Ride" abre a apresentação. "Mas cadê a voz de Gary Barden?", questionavam as pessoas ao redor. O microfone foi ligado por volta de 15 segundos após o vocalista começar a cantar. Um dos muitos erros, sendo esse o mais grosseiro, da equipe técnica ao longo da noite: o baixo de Elliott Rubinson se manteve quase que inaudível, apagado – bem como o músico - e as guitarras do astro principal e de seu parceiro, Wayne Findlay, em vários momentos, sofreram alterações no volume. Quem se salvou foi o magnífico baterista Chris Slade (ex-AC/DC, Uriah Heep, Manfred Mann's Earth Band, etc.) que teve uma performance avassaladora, para dizer o mínimo.
"Cry For The Nations", "Let Sleeping Dogs Lie" e "Armed And Ready", faixas dos primeiros trabalhos do Michael Schenker Group, esquentaram a galera, que voltou ao passado e, em seguida, cantou a plenos pulmões a grudenta "Ready To Rock", canção do segundo LP dos caras (MSG: 1981). Ver Schenker e Barden novamente juntos já valeu o ingresso, isso sem contar a competência de outra lenda segurando tudo atrás deles, o visceral batera Chris Slade.
Após duas músicas novas ("I Want You" e "Night To Remember"), veio a instrumental "Into The Arena", que fez os fãs delirarem com as levadas insanas de Slade e os solos monumentais, repletos de feeling e precisão, de Schenker. Uma genuína aula de heavy metal!
Quem esperava ouvir algum clássico do Scorpions ficou só na vontade. Em compensação, após o embalo de "On And On", dois mega hits do UFO incendiaram a pista: "Rock Bottom", com quase 10 minutos de duração (e com os tradicionais improvisos na veia do clássico ao vivo Strangers In The Night), e, para fechar, o bis, com a estupenda "Doctor Doctor", com todo mundo "cantando" a famosa introdução de Schenker na guitarra. O guitarrista saiu ovacionado, e parecia ter curtido cada momento da apresentação, com a galera mandando ver no "Olê Olê Olê Olê, Schenker, Schenker..."
O ponto fraco do show, como já descrito, foi a falta de profissionalismo do pessoal do som (o rapaz da mesa parecia que tinha ido tomar um barril de chopp e não voltou mais...por diversas vezes "sobrava" grave no palco) e a brega "Dance Lady Gypsy", que poderia ter sido facilmente substituída por um clássico venenoso do Scorpions.
A galera que compareceu pode presenciar um belo concerto de rock clássico, executado por quem entende do assunto e que, de acordo com a exibição desse domingo, ainda tem muito o que dizer através de suas seis infernais cordas, no caso de Schenker.
A NIGHT TO REMEMBER!
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O subgênero essencial do rock que Phil Collins rejeita: "nunca gostei dessa música"
Quando Ian Anderson citou Yngwie Malmsteen como exemplo de como não se deve ser na vida
O disco "odiado por 99,999% dos roquistas do metal" que Regis Tadeu adora
O álbum que Regis Tadeu considera forte candidato a um dos melhores de 2026
A banda grunge de quem Kurt Cobain queria distância, e que acabou superando o Nirvana
O músico que detestou abrir shows do Guns N' Roses no início dos anos 1990
A opinião de Sylvinho Blau Blau sobre Paulo Ricardo: "Quando olha para mim, ele pensa…"
Grammy omite Brent Hinds (Mastodon) da homenagem aos falecidos
O disco de Bruce Dickinson considerado um dos melhores de metal dos anos 90 pela Metal Hammer
A história de incesto entre mãe e filho que deu origem ao maior sucesso de banda grunge
A conversa franca entre Angra e Fabio Lione que levou à saída do italiano, segundo Barbosa
Para Ice-T, discos do Slayer despertam vontade de agredir as pessoas
Fita com registro de ensaio de Ozzy Osbourne em 1979 é encontrada
Veja Post Malone cantando "War Pigs" em homenagem a Ozzy no Grammy 2026 com Slash e Chad Smith
A respeitosa opinião de Dave Mustaine sobre Ritchie Blackmore
O clássico da Legião inspirado em novela da TV Globo e acusado de plagiar The Doors
"Um pedaço de lixo"; a música dos Beatles que Lennon escreveu vendo TV e depois renegou
O clássico dos anos 2000 que surgiu após vocalista ser chifrado pela namorada


Graham Bonnet lembra de quando Cozy Powell deu uma surra em Michael Schenker
Os três clássicos do Iron Maiden que foram "copiados" do Michael Schenker Group
Os 6 melhores vocalistas de metal farofa que a Loudwire considera injustamente subestimados
Metallica: Quem viu pela TV viu um show completamente diferente
A primeira noite do Rock in Rio com AC/DC e Scorpions em 1985



