Arch Enemy: Se fosse para resumir o show em uma palavra, "explosivo"
Resenha - Arch Enemy (Espaço Lux, São Bernardo do Campo, 03/05/2009)
Por Thiago Fuganti
Postado em 08 de maio de 2009
Neste último domingo, dia 03 de maio de 2009, os fãs de uma das melhores bandas de Death Metal da atualidade, o ARCH ENEMY, foram agraciados com mais uma passagem - explosiva, se fosse pra resumir em uma palavra - da banda pelo Brasil.
O local escolhido para sediar o show desta vez foi o Espaço Lux, em São Bernardo do Campo, região metropolitana de São Paulo, que contrariando as espectativas por ser um pouco distante da capital, se mostrou perfeito para receber shows de médio porte, tanto em infra-estrutura como em organização da casa.
Por volta de 08h10 da noite, as cortinas são abertas, revelando o grande pano de fundo com a capa do aclamado último disco da banda: "Rise Of The Tyrant". O baterista Daniel Erlandsson é o primeiro a aparecer e assume seu posto atrás da bateria, sendo imediatamente ovacionado pelo público. Os irmãos Amott e o baxista Sharlee D'Angelo (que já fez parte do glorioso Mercyful Fate) entram em seguida, dando início aos acordes de "Blood on your hands". Angela Gossow é a última e já entra detonando com seus guturais, mostrando o porquê de ter conquistado a vaga no Arch Enemy. Público em êxtase (incluindo este que vos escreve, que não sabia se bangeava ou fotografava, decidindo-se pelos dois) e refrão cantado em uníssono, fato que se repetiria por todo o show. "Ravenous" , "Taking back my soul" e "Dead eyes see no future" continuam o massacre sonoro, com toda a banda agitando muito. A dupla de guitarras se mostrou perfeita, detonando solos e riffs precisos por todo o tempo, e Angela então foi um destaque a parte, com uma ótima presença de palco, seja agitando, cantando ou simplesmente sorrindo perante o público nos intevalos entre as músicas. E toma pedrada, "My apocalypse", "Revolution begins" e "The Great Darkness" vem na sequência, fazendo a casa vir abaixo, literalmente.
Temos então o primeiro solo da noite, do baterista Daniel. Não é muito diferente do apresentado no DVD "Live Apocalipse", com levadas de bateria acompanhados por samples de teclado. Ovações e gritos por seu nome ecoam ao final e a banda retorna, dando continuidade com "The last enemy" e "I will live again". É hora então dos solos dos irmãos Amott. Chris inicia com sua guitarra limpa - sem efeito de distorção - , abusando de delays e na sequência toca a guitarra base para Michael executar seu solo, "Intermezzo Liberté".
"Dead Bury Their Dead" , "Diva satanica" (oferecida a "todas as fortes e lindas ladies") e "We will rise" encerram o show e a banda se despede pela primeira vez. Mais gritos chamando pela banda e eles voltam para o Bis com "Snow bound" e "Nemesis". A última música foi a instrumental "Fields of desolation", findando mais uma perfeita apresentação desses Suecos em terras brasileiras. Hora de voltar pra casa e esperar pelo próximo.
Set list
1 - Blood on your hands
2 - Ravenous
3 - Taking back my soul
4 - Dead eyes see no future
5 - My apocalypse
6 - Revolution begins
7 - The great Darkness
8 - Daniel solo
9 - The last enemy
10 - I will live again
11 - Chris solo
12 - Michael solo
13 - Dead Bury Their Dead
14 - Diva satanica
15 - We will rise
Bis
16 - Snow bound
17 - Nemesis
18 - Fields of desolation (outro)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O vocalista que Tony Iommi demitiu do Black Sabbath porque ele "estava cheirando muita cocaína"
A banda que recusou Rock in Rio 1985: "Pessoas decidiram que não era boa ideia"
O guitarrista apontado como melhor do mundo que Alex Lifeson não curte: "Não me tocava"
Mantas, guitarrista original do Venom, homenageia Cronos
A homenagem de Krisiun e Destruction ao Venom no Rock in Rio 2013
Metallica inicia temporada de shows em Las Vegas e volta a tocar "...And Justice for All"
Sepultura esgota ingressos do último show da carreira
As 5 melhores músicas do Metallica que foram gravadas por Cliff Burton, segundo a Revolver
A lembrança do Facebook de 2011 sobre Nervosa que surgiu para Fernanda Lira e emocionou
A banda que tentou trabalhar com Kurt Cobain, mas ele mal conseguia parar em pé
O curioso tema do TCC de Fernanda Lira que professora reprovou e a fez largar a faculdade
A provocação ao Arsenal que Derek Riggs incluiu na capa de "Somewhere in Time"
O álbum do Led Zeppelin que Jimmy Page acredita que ninguém conseguiria fazer hoje
Power to the People, festival organizado por Tom Morello, será transmitido ao vivo
O que João Gordo, Nando Reis e outros músicos brasileiros pensavam dos Mamonas Assassinas
O mais lindo solo de guitarra da música brasileira para Regis Tadeu
O hit do AC/DC que Angus Young precisa se aquecer uma hora antes para tocar ao vivo
Como turnê com o Arch Enemy ajudou Gus G a se juntar à banda de Ozzy Osbourne
Arch Enemy nunca considerou volta de Angela Gossow, diz Michael Amott
As bandas de metal que desandaram e nunca mais voltaram ao auge, segundo youtuber
Como uma música de 23 minutos me fez viajar 500 km para ver uma das bandas da minha vida
Em 16/01/1993: o Nirvana fazia um show catastrófico no Brasil



