Review de Show: Fúria de páscoa em Curitiba com Vader e Marduk
Resenha - Vader e Marduk (Ópera 1, Curitiba, 23/03/2008)
Por Clóvis Eduardo
Postado em 26 de março de 2008
Domingo de páscoa, dia de relaxar com a família, os amigos, e relembrar dos costumes cristãos como a celebração do renascimento de Jesus. Só que para a turma metaleira de Curitiba (PR), o dia 23 de março não teve nenhum significado especial sobre a fé e a religião.
Fotos: Makila Crowley
Cerca de 300 pessoas participaram da noite mais barulhenta que Curitiba ouviu nos últimos anos. Nada menos que seis bandas, dentre elas, Vader (Polônia), e Marduk (Suécia), levaram mais de seis horas de alegria e Death/Black Metal para os fãs.
A expectativa era grande em Curitiba, já que pela segunda vez, o Vader se apresentava em terras paranaenses. Em 2005, junto com o W.A.S.P. a banda fez o show em apenas 40 minutos de duração, o que deixou o público com um sentimento adverso. Neste ano, os poloneses novamente foram vítimas de pouco tempo para o show, cerca de 50 minutos. No entanto, e até que merecidamente, a espontaneidade do quarteto comandado por Piotr "Peter" Wiwczarek no vocal e guitarra, fez com que a galera curtisse uma verdadeira aula de Death Metal.
Marcin "Novy" Nowak impressiona pela técnica no baixo, assim como também impressiona a velocidade nos riffs e solos de Maurycy "Mauser" Stefanowicz. Junto com Peter, os dois guitarristas formam uma verdadeira parede sonora, recheada de riffs pesados e solos rasgantes.
O set-list foi muito parecido com o apresentado no DVD "And Blood Was Shed In Warsaw", que tem as mais explosivas músicas do Vader como: "Shadows Fear", "Back To The Blind", "Helleluyah (God is Dead)" e "Sothis", todas executadas com maestria. O show foi sem sombra de dúvidas "foda", já que o som pesado e furioso da banda estava alto e ideal para estremecer a estrutura do Ópera 1. Grande parte disso se deve à técnica e velocidade que Darek "Daray" Brzozowski despeja na bateria. Show curto mas ao mesmo tempo matador.
Faltavam então os suecos do Marduk, que com brutalidade, souberam aproveitar o êxtase deixado pelo Vader e, novamente, fazer Curitiba balançar a cabeleira. O destaque da apresentação ficou novamente por conta do peso e da velocidade e técnica dos músicos. Dentre as canções executadas, "The Levelling Dust", "Batism By Fire", "Beyond The Grace Of God" e "With Satan And Victorious Weapons". Até a extensa "Imago Mortis" entrou no set, com seu andamento mais cadenciado ao longo dos oito minutos de duração.
O grande Daniel "Mortuus" Rosten provou que deve seguir adiante no que faz, pois é dono de um vocal extremamente forte e competente. Apesar disso, muitos ainda preferem criar polêmica quanto ao antigo vocalista do Marduk, Erik "Legion" Hagstedt, que está fora da banda desde 2003. O que Mortuus tem de diferencial é o carisma. Apesar de fazer parte de uma banda de Black Metal, ele se movimenta bastante, chama o público a todo o momento e ainda berra pra cacete!
O melhor mesmo do Marduk é que o grupo é coeso. O guitarrista Morgan "Evil" Steinmeyer Håkansson e o baixista Magnus "Devo" Andersson comandam as cordas, mas o som dos instrumentos nas primeiras duas músicas estava um pouco confuso, apesar da grande variedade nos arranjos. Completa a equipe Lars Broddesson na bateria, cheio de técnica, velocidade e sincronia com as baquetas e bumbos. Com o som também bastante limpo e audível a banda fez o papel que deveria, divertindo o público por cerca de 1h30min, tendo ainda disposição para conversas com os malucos que permaneceram depois do show.
Antes do show do Vader e Marduk, quatro bandas abriram: Amen Corner (Black Metal – PR), Misdeed (Black Metal - SC), Sodamned (Death Metal – SC) e Legion of Hate (Death/Black Metal – PR) fizeram bem o papel de esquentar o público. Mais um atestado de que o metal brasileiro ainda dá muitas alegrias aos fãs, com performances incríveis, mesmo ao dividir o palco com as gringas.
Agradecimentos: Jeison Sales e organização do show; Makila Crowley.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Angela Gossow rebate Kiko Loureiro: "Triste ler isso de alguém que respeitávamos"
A música sem riff de guitarra nem refrão forte que virou um dos maiores clássicos do rock
Steve Morse revela como Ritchie Blackmore reagiu à sua saída do Deep Purple
Kiko Loureiro mostra que música do Arch Enemy parece com a sua e Michael Amott responde
Alissa White-Gluz reflete sobre ser injustiçada e simbologia do Blue Medusa
Veja a estreia da nova formação do Rush durante o Juno Awards 2026
Jimmy Page disponibiliza demo caseira inédita de clássico do Led Zeppelin
Guns N' Roses estreia músicas novas na abertura da turnê mundial; confira setlist
Gary Holt expõe crise das turnês na Europa e exigência para bandas de abertura
Banda de rock dos anos 70 ganha indenização do Estado brasileiro por ter sido censurada
Lemmy Kilmister exigia que ingressos para shows do Motörhead tivessem preços acessíveis
Gary Holt desmente boato bizarro sobre membros do Exodus: "Não são o Justin Timberlake!"
"IA é o demônio", opina Michael Kiske, vocalista do Helloween
O clássico do Raimundos que deixou o baterista Fred chocado
Os 20 maiores riffs de guitarra da história, segundo o Loudwire
O hit dos Engenheiros do Hawaii que disputou primeiro lugar com "Faroeste Caboclo"
Paul McCartney relembra seu emocionante último encontro com George Harrison
O clássico do Iron Maiden em que Bruce Dickinson descreve motivo de sua saída da banda


Vader fará três shows no Brasil em maio; confira datas e locais
Maximus Festival: Marilyn Manson, a idade é implacável!
A primeira noite do Rock in Rio com AC/DC e Scorpions em 1985



