Resenha - Asia (Credicard Hall, São Paulo, 23/03/2007)

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Juliano Henrique Dantas
Enviar correções  |  Comentários  | 

O texto representa opinião do autor, não do Whiplash.Net ou dos editores.







O Asia retornou aos palcos brasileiros para comemorar o 25º aniversário da banda, em sua formação original, na sexta-feira, 23 de março. A apresentação de duas horas no Credicard Hall agradou os fãs das músicas que beiram o new wave da década de 80, com uma pitada de rock progressivo. Não é para menos – o quarteto formado por John Wetton (ex-King Crimson) no baixo, Steve Howe (Yes) na guitarra, Carl Palmer (Emerson, Lake & Palmer) na bateria e o tecladista Geoff Downes (Buggles) produz muito bem ao vivo. Hoje estamos vivenciando um festival de “revivals”, e todas as bandas setentistas (ok, 80’s também) que brigaram ou “terminaram” no passado, retornam em pleno século XXI para dar aula aos mais novos (Doors? Genesis? Asia? Pois é... todo mundo na ativa). Sem falar no Rolling Stones e no Roger Waters.

Fotos: André Gomes

O destaque do show com certeza foi Carl Palmer. Não conseguiria dizer se ele é o melhor do mundo, mas que faz parte de um pequeno grupo de notáveis bateristas de rock, dentre eles Neil Peart (Rush), John Bohan (Led Zeppelin), Bill Bruford (Yes e KC), dentre alguns outros, isso ele faz. O cara no palco se transforma. Ritmo, precisão, muitas variações, solos e vigor. Quem não o conhece ou pensa que é chato, peço que procurem a discografia inteira do cidadão. Ah! E não em MP3 da Internet, porque será quase impossível resgatar. Boas lojas de discos, CD’s e DVD’s podem ajudar...

Steve Howe e John Wetton não ficam para trás. Dispenso a apresentação desses dois caras. Uma pena eu não ter visto o King Crimson na turnê “The Great Deceiver” de 73 e 74 – eu nem era vivo na real. Por sorte vi a passagem do líder dessa banda, o guitarrista Robert Fripp, com o G3 de Satriani e Steve Vai, uns anos atrás. Mas convenhamos – ter de encarar as demonstrações de virtuosismo, caras e bocas desses dois últimos é complicado. Até concordo que são bons guitarristas, mas é só. O Howe, em contrapartida, faz o que se espera depois de 40 anos de serviços prestados à música. Dá aula.

Por fim, o nem tão conhecido tecladista Geoff Downes do The Buggles – lembram da música “Video killed the radio star?” – deu um ótimo suporte ao Asia. Seja pelas próprias composições ou nas do ELP, KC e Yes. O set list foi um mix. Sinceramente, só as músicas do Asia não segurariam o show todo. Apesar das clássicas serem boas, é uma banda que explodiu, vendeu milhões de discos e sumiu. Mas, como todo bom roqueiro também é um bom empresário e marqueteiro, voltaram para cá para celebrar aniversário (?) e a nostalgia de ouvir algo que foge do óbvio. Foi um show bacana para quem gosta de diversão – toda platéia dançou e cantou, mesmo no ano de 2007.

Set list:

1a parte

Time again
Wildest dreams
One step closer
Roundabout (Yes)
Without you
Cutting it fine
Sessão acústica de Steve Howe com “The Clap” (Yes)
Fanfare for the common man (Emerson, Lake and Palmer)

2a parte

The smile has left your eyes / Don’t cry
In the court of the Crimson King (King Crimson)
Here comes the feeling
Video killed the radio star (The Buggles)
The heat goes on / solo de bateria de Carl Palmer
Only time will tell
Sole survivor
Sessão acústica da banda com “Ride easy”

Bis

Heat of the moment

Voz, contra-baixo e violão: John Wetton
Guitarras, bandolim e violões: Steve Howe
Bateria e percussão: Carl Palmer
Teclados, sintetizador e vocais: Geoff Downes

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Asia"

AsiaAsia
O nome de disco que gera duplo sentido

Sem imaginação?Sem imaginação?
Os nomes de bandas mais estúpidos da história

Asia e YesAsia e Yes
Roger Dean processa criadores de Avatar

0 acessosTodas as matérias da seção Resenhas de Shows0 acessosTodas as matérias sobre "Asia"

SlayerSlayer
Gary Holt é realmente um cara mal-agradecido

Fãs de RockFãs de Rock
Você conhece o estilo de se vestir de cada um

MetalMetal
As oito maiores tretas entre músicos do gênero

5000 acessosGuns N' Roses: Algumas curiosidades sobre o vocalista Axl Rose5000 acessosOzzy Osbourne: No Rock In Rio, má impressão sobre o Brasil5000 acessosSlipknot: banda trolla repórter da Multishow antes de show no RIR5000 acessosW. Axl Rose: antes do Hollywood Rose e do Guns houve o Rapidfire5000 acessosFotos de Infância: Red Hot, Pearl Jam, Blink, Faith no More, RATM e mais5000 acessosGuns N' Roses: Steven Adler diz que já deu, encerrou o assunto

Sobre Juliano Henrique Dantas

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.

Mais matérias de Juliano Henrique Dantas no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online