Shaman: Um evento que aumentou a espera pelo DVD
Resenha - Shaman (Gigantinho, Joinville, 08/11/2003)
Por Anderson Guimarães de Carvalho
Postado em 08 de novembro de 2003
O que você faria se tivesse a oportunidade de acompanhar o Shaman durante a turnê? Sim, iria. Mas como você não pode, a Whiplash passou um dia com a banda para esta reportagem. Saindo de São Paulo nas primeiras horas do dia 8,chegamos na bela cidade de Joinville cerca de 8 da manhã.
Após um breve descanso no hotel, um breve tour pela cidade e seus museus. Em seguida a banda seguiu para a tarde de autógrafos. Para minha surpresa, cerca de 300 fãs aguardavam ansiosos a chegada do grupo. A sessão de autógrafos foi concorrida, mas todos contaram com a simpatia da banda que ficou mais de duas horas no local. Os presentes tiveram suas fotos com a banda e seus cd’s autografados. A noite prometia.
O show não estava lotado, afinal apesar de Joinville ser a maior cidade catarinense, não tem tradição em shows de heavy metal. A abertura ficou a cargo do Symmetry, maior banda joinvilense de heavy. O show deles foi uma grata surpresa e pude comprovar que eles realmente merecem o reconhecimento que tem.
O set foi curto,mas bem selecionado. Várias músicas (excelentes por sinal) próprias e dois covers: Can I Play With Madness (Iron Maiden) e Hunting,High and Low (Stratovarius). O vocalista Jurandir Júnior tem um grande potencial e uma boa voz, mas o destaque realmente foi o baterista, além de técnico e preciso, o cara agita bastante.
Logo após o Symmetry deixar o palco, a galera começa a clamar pelo Shaman. Poucos minutos depois, a banda sobe ao palco detonando com Here I Am , após a bela intro Ancient Winds. Este foi o quarto show dos caras que tive a oportunidade de cobrir e vou cofessar. A cada novo show, o anterior é superado!
O set não mudou, mas a presença de palco da banda melhorou. Andre Matos esta muito superior como vocalista e frontman do que em sua época frente ao Angra. Os irmãos Mariutti estão mais soltos no palco, principalmente Luís. Ricardo Confessori está de volta à velha forma, fez um grande solo de batera, e foi ovacionado pelo público. Pude ouvir com exclusividade o cd ao vivo, que sairá junto com o DVD em Dezembro e dá pra notar que é ao vivo mesmo, sem milhões de overdubs.
Certamente um evento que aumentou a espera pelo DVD e que não sairá da memória dos joinvilenses por muito tempo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Hellfest vem aí e confirma 182 bandas em 4 dias de shows
O disco punk clássico que Billie Joe Armstrong chamou de "um monte de merda"
Pink Floyd lança a coletânea "8-Tracks", que reúne faixas gravadas nos anos 70
O clássico de Bon Scott que Brian Johnson nunca quis cantar no AC/DC
7 clássicos do rock nacional lançados em 1994 que são lembrados até hoje
Graspop Metal Meeting anuncia 152 atrações em 4 dias de festival
As cinco melhores músicas do Iron Maiden, em lista da Revolver Magazine
O melhor riff de guitarra de todos os tempos, segundo Keith Richards: "Ele disse tudo ali"
Angra anuncia bandas convidadas para shows em São Paulo
Fã do Iron Maiden paga equivalente a mais de R$ 22 mil por cópia de "The Soundhouse Tapes"
Deep Purple lança "Diablo", faixa de seu próximo disco de estúdio
A música do Pink Floyd que Roger Waters detestou e David Gilmour transformou num clássico
Turnê Verão do Caos traz duas atrações internacionais a dez cidades brasileiras em dezembro
10 músicas de rock nacional dos anos 1980 que ainda estão na memória afetiva do brasileiro
Festival Best of Blues and Rock tem edição 2026 confirmada
Todos os discos do Black Sabbath, do pior ao melhor, em lista do Heavy Consequence
O guitarrista em que Jimmy Page e David Gilmour concordaram; "o mais incrível"
Sebastian Bach "surpreende" ao afirmar com quem gostaria de dividir o palco


3 músicas lendárias do metal nacional que são um convite à nostalgia
Ricardo Confessori compara Angra e Shaman: "A gente nunca tinha visto entrar dinheiro assim"
As músicas com as melhores letras do Shaman e do Angra, segundo Ricardo Confessori
A condição de Ricardo Confessori pra aceitar convite de Luis Mariutti: "Se for assim, eu faria"
Rafael Bittencourt pensou em encerrar o Angra após saída de Andre Matos
Em 16/01/1993: o Nirvana fazia um show catastrófico no Brasil



