A melhor banda de rock alternativo da atualidade na opinião de Elton John: "Maravilhoso!"
Por André Garcia
Postado em 28 de setembro de 2024
Fontaines D.C. é uma banda irlandesa formada em Dublin em 2014; seu som é um rock alternativo muito influenciado por bandas trevosas da primeira geração do post punk, como Joy Division, The Cure e Echo & The Bunnymen. De uma música para outra eles vão do shoegaze do Sonic Youth e my bloody valantine para o psicodélico dançante de Happy Mondays e Gorillaz.
A formação atual é composta por Grian Chatten (vocal), Conor Curley (guitarra), Conor Deegan III (baixo), Tom Coll (bateria) e Carlos O'Connell (guitarra).
No momento em que esta matéria foi escrita no Spotify eles tinham 3,8 milhões de ouvintes mensais e sua música mais ouvida era "Starburster" — segunda faixa do "Romance" (2024) —, com 26 milhões de streams.
Embora já tenha completado uma década de estrada, foi nos últimos anos que eles despontaram, mais especificamente em 2022 com o aclamado álbum "Skinty Fia" (2022), que chegou ao topo das paradas da Inglaterra e foi premiado Melhor Banda Estrangeira no Brit Awards. Consolidando seu sucesso, tem frequentado grandes palcos europeus como Glastonbury 2024 — onde se apresentou também um emocionado Elton John no finalzinho de sua turnê de despedida.
Conforme publicado pela NME Elton, que apresenta o podcast Rocket Hour, recentemente recebeu Grian Chatten, vocalista do Fontaines, e rasgou elogios.

"Para mim, vocês são a melhor banda no momento. Depois de assistir [o show de vocês] em Glastonbury, depois de ouvir o novo álbum, [pude observar como] vocês amadureceram a cada trabalho. Vocês parecem ter encontrado seu caminho com esse álbum e acertado em cheio."
É um disco brilhante. Acho que esse álbum leva vocês (e eu já estou nessa há um tempão) a outro patamar, e [é lá que a banda] vai estar por muito, muito tempo. E o que é mais importante: a música é muito, muito, muito especial. Parabéns por tudo, Grian. Maravilhoso!"
À NME em 2022 Chatten falou sobre o momento que a banda vivia:
"Em comparação com nossos outros álbuns, eu preferiria ser chamado de 'banda que marcou uma geração' ou aceitar outro elogio maluco pelo [nosso terceiro álbum 'Skinty Fia']. Porque… sabe de uma coisa? Desta vez, nós merecemos."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Em número menor, Crypta fará apresentações simbólicas pelo Brasil em 2026
Com filho de James Hetfield (Metallica) na bateria e vocal, Bastardane lança novo single
O clássico do Pink Floyd que David Gilmour não toca mais por ser "violento demais"
Festival terá Angra tocando "Holy Land" e Stratovarius com set só de músicas dos anos 1990
Quando Frank Zappa interrompeu um show para elogiar um músico; "Nada mal, garoto"
Ex-esposa detona pedido de casamento de James Hetfield: "Ele abandonou sua família"
Trailer de documentário do Iron Maiden mostra músicos do Anthrax, Metallica e Public Enemy
A canção clássica do Rush que foi gravada com um erro de Neil Peart
Rock in Rio anuncia lineup dos palcos principais nas duas noites voltadas ao rock
Geoff Tate rasga elogios a Todd La Torre, seu substituto no Queensryche; "Um cantor maravilhoso"
Stevie Young, guitarrista do AC/DC, é internado na Argentina
A música que Angus Young diz resumir o AC/DC; "a gente estava ralando, fazendo turnê demais"
Dirk Verbeuren, do Megadeth, diz que Dave Mustaine "praticamente inventou" o thrash metal
Os 79 músicos que dividiram palco com Metallica e deixaram James Hetfield "bem nervoso"
Filhos imploraram para que Dee Snider não fizesse mais shows com o Twisted Sister


O disco da fase roqueira rejeitado por Elton John; "tenho muita dificuldade de ouvir"
O baterista que nos deixou precocemente e que Elton John disser ser um dos maiores
O cantor que Axl Rose admitiu ter medo de conhecer; "escuto o tempo todo"
"Pelados Em Santos", o clássico dos Mamonas Assassinas que lembra hit de Elton John
Elton John: Axl Rose nunca foi homofóbico


