Shaman: Apresentação perfeita e surpresas no Via Funchal
Resenha - Shaman (Via Funchal, São Paulo, 14/09/2002)
Por Rodrigo Vinhas
Postado em 14 de setembro de 2002
Por volta das 22:00 hs, os manauenses do Glory Opera sobem ao palco para dar o seu recado. Destaque para o vocalista Humberto Sobrinho (não é a toa que ele foi um dos finalistas para a escolha dos novos integrantes do Angra) que teve uma presença muito boa, e pra cozinha precisa do baixista Emerson Dácio e do baterista Helmut Quacken. Mandaram algumas músicas do seu álbum de estréia, o "Rising Moangá". As músicas misturavam a influencia regional com a velocidade do metal melódico e de alguns climas progressivos. Levantaram a galera com os covers de "Of Sins and Shadows" do Symphony X e March "Of Time" do Helloween. Enfim um ótimo aquecimento. Uma banda muito promissora, e um grande exemplo, pois eles vem de Manaus e as dificuldades pra chegar até o sudeste não devem ter sido poucas, o que prova que o Heavy Metal e a música não têm fronteiras.
Por volta das 23:00 hs, começa a intro do álbum Ritual, "Ancient Winds", que dava um clima perfeito para o grande show da noite. André Matos, Hugo Mariutti, Luís Mariutti, Ricardo Confessori e o tecladista convidado Fábio Ribeiro começam detonando o novo clássico da banda, "Here I Am", fazendo que o Via Funchal (que estava praticamente lotado) viesse abaixo.
Seguiram com as não menos empolgantes "Distant Thunder", "Time Will Come" e a bela "For Tomorrow", que contou com um efeito especial muito legal; no fim dessa música André Matos levantou a mão e algo como se fosse uma chama surge, dando o clima de RITUAL ao show.
Depois dessas duas, voltaram aos tempos do Angra e tocaram os clássicos "Wings of Reality" e "Lisbon". Nessa última o Via Funchal cantou um Parabéns pro aniversariante André Matos, que se mostrou muito emocionado com a homenagem e o carinho do público.
Após as duas do Angra seguiram com "Blind Spell", e o show chega a um dos seus pontos altos. Durante a execução dessa música, a bateria de Ricardo Confessori é levantada numa altura de aproximadamente 10 metros. Ricardo fica bem perto de uma esquadrilha de metal que formava a letra "A" do logo do Shaman, embaixo da bateria, cai um pano com o rosto do índio que está na capa do álbum. A banda deu um show e cresceu 1000% em termos de produção em relação ao que foi o Angra. Os efeitos pirotécnicos e a iluminação estavam perfeitos.
Seguiram com o peso e as levadas progressivas de "Over Your Head", depois mandaram a balada "Fairy Tale", o clássico "Nothing to Say" do Angra e ainda empolgaram o público com a energia de "Pride" e a originalidade de "Ritual".
A banda fez algumas surpresas, tocando o cover de "Burn" do Deep Purple além da já esperada "Living for the Night", onde novamente André Matos emocionou-se, e o público cantou o refrão dessa música várias vezes. Depois mandaram o eterno clássico "Carry On".
Fizeram um cover inusitado para "Paranoid" do Black Sabbath com André Matos na bateria, Ricardo Confessori na guitarra e Hugo Mariutti nos vocais, que ficou muito legal. Depois Luis "Lemmy" Mariutti assumiu os vocais e o show chegou ao seu momento mais divertido com "Ace of Spades" do Motorhead e pra fechar, com cada um em seu devido instrumento, o clássico dos clássicos: "Painkiller" do Judas Priest!
Enfim, uma apresentação perfeita, que só provou o profissionalismo, a qualidade da banda e o quanto os músicos são talentosos. Esperamos ver muitos shows da banda que é o orgulho do Brasil.
Outras resenhas de Shaman (Via Funchal, São Paulo, 14/09/2002)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Bo Lueders, guitarrista e membro fundador do Harm's Way, morre aos 39 anos
Guns N' Roses - Resenha do show em Porto Alegre
Wolfgang Van Halen toca cover de Rick Astley, seguidores chiam e ele responde com categoria
Os 50 hambúrgueres do Guns N' Roses após show em Porto Alegre
Fala de Alírio Netto sobre brasilidade do Angra revolta fãs de Fabio Lione e gera resposta dura
O melhor álbum de metal de todos os tempos, segundo Gary Holt do Exodus
Alissa White-Gluz fala sobre "Black Widow's Web" do Angra e reação ao conhecer Sandy
A música do Metallica que lembra King Crimson, segundo David Ellefson
Korzus anuncia nova formação, com Jéssica Falchi e Jean Patton nas guitarras
Yes suspende atividades e Steve Howe passará por cirurgia de emergência
David Ellefson diz que "Master of Puppets" foi o primeiro disco de metal progressivo
Jéssica Falchi sobre entrar no Korzus: "Existe abismo de diferença entre ser vista e respeitada"
O disco que define o metal, na opinião de Amy Lee, vocalista do Evanescence
Exausto das brigas, guitarrista não vê a hora de o Journey acabar de vez
Alice Cooper apresenta Anna Cara, nova guitarrista de sua banda
A banda que Wolf Hoffmann não aceita que chamem de metal: "É boa, mas me poupe"
O dia que Axl Rose pediu camarim de 70 mil reais no Engenhão e nem sequer entrou nele
A música que Roger Waters quis tocar com o Pink Floyd no Live 8, mas David Gilmour vetou


Angra e Shaman são muito famosos na Europa? Alírio Netto, que mora lá, responde
A única situação em que Alírio Netto apagaria sua tatuagem do Shaman
Luis Mariutti convida membros do Angra para show de reunião: "Só escolher a data"
O dia que Luis Mariutti e Roy Z vandalizaram as linhas de bateria de Rafael Rosa
A primeira noite do Rock in Rio com AC/DC e Scorpions em 1985
Maximus Festival: Marilyn Manson, a idade é implacável!



