Resenha - Edguy (DirecTV MusicHall, São Paulo, 31/01/2002)
Por Nati Oliveira
Postado em 31 de janeiro de 2002
Fotos por Ricardo Corsi
Aconteceu dia 31/01/2002 no Directv Music Hall em São Paulo o show da banda Edguy. Para os menos entendidos, essa é a banda de Tobias Sammet, o responsável pelo projeto Avantasia.
Ficou por conta da banda Vers’Over a abertura da noite. Formada por Rodrigo Carmo (vocals), Gustavo Carmo (guitars), Fernando Hagihara (bass) e Daniel Roviriego (drums), agradou muito aos presentes com um set list bem elaborado. Um dos destaques do show foi a música que também faz parte do projeto Hamlet, "A Letter To Ophelia".
Encerraram a apresentação com uma belíssima homenagem a George Harrison, fazendo uma ótima versão para "Come Together" (Beatles).
Após uma breve espera, com o público lotando a casa, foi a vez do Edguy subir ao palco com Tobias Sammet (vocals), Jens Ludwig (guitars), Dirk Sauer (guitars), Tobias "Eggi"Exxel (bass) e Felix Bohnke (drums), ao som da introdução de "A New Dimension".
A galera simplesmente explodiu quando soaram os primeiros acordes de "Fallen Angels" e foi totalmente conquistada por Tobias. Em seguida veio a música "Tears Of A Mandrake", que mostrou todo o poder de ação da banda nesse novo álbum. Em "Land Of The Miracle" Tobias já estava com o público nas mão. Também a galera deu seu show à parte cantando as músicas novas e antigas, superando as expectativas da banda que se disse embasbacada com São Paulo e rendeu várias expressões de Tobias como "Vocês são simplesmente fantásticos".
Seguindo o show veio "Painting On The Wall" e "Babylon" que, a exemplo das músicas anteriores, levaram a galera ao delírio. Em "The Headless Game" foi a realização dos fãs mais antigos pois a música foi muito bem elaborada ao vivo. Em "The Pharaoh" o baixista Eggi mostrou tudo o que sabe fazer com um solo realmente impressionante, além de sua incrível presença de palco.
Então foi anunciada "Vain Glory Opera" e mais uma vez Tobias e sua turma se surpreenderam com a galera, que cantou a música em um só coro, sendo agora a vez de Felix mostrar o poder de suas baquetas, com um solo muito bem encaixado no meio da música, levando os presentes ao delírio.
Em "Save Us Now" aconteceu um dos melhores momentos da banda no palco, pois, além de muito bem elaborada, Eggi e Jens fizeram uma coreografia muito divertida ao som da música, e depois toda a banda entrou na dança.
Daí tocaram "How Many Miles" e mais uma vez o público fez seu show - Tobias dividiu a galera (lado esquerdo x lado direito) no refrão da música, realmente foi de arrepiar! No bis a banda trouxe a tão pedida "Avantasia", onde Tobias não precisaria cantar se não quisesse pois a galera se encarregou da letra do início ao final. Talvez por não ser uma música do Edguy e sim do projeto de Tobias, a sonoridade não estava tão perfeita; Jens "embolou" um pouco nos solos e a batera de Felix parecia fora do tempo da música, mas mesmo assim agradou e muito ao público, já que a música tinha sido pedida no meio do show. Para o encerramento veio "Out Of Control", que a exemplo de várias músicas foi cantada em unanimidade pela galera.
O show foi muito bom, apesar de ter acontecido em uma quinta-feira. Segundo Tobias, em breve o Edguy voltará ao Brasil, e todos nós que estávamos assistindo e prestigiando a banda esperamos ansiosamente para que isso aconteça, de preferência em um sábado.
Mais fotos
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Quando Ian Anderson citou Yngwie Malmsteen como exemplo de como não se deve ser na vida
Os dois membros do Sepultura que estarão presentes no novo álbum de Bruce Dickinson
O subgênero essencial do rock que Phil Collins rejeita: "nunca gostei dessa música"
A opinião de Sylvinho Blau Blau sobre Paulo Ricardo: "Quando olha para mim, ele pensa…"
O disco "odiado por 99,999% dos roquistas do metal" que Regis Tadeu adora
Para Ice-T, discos do Slayer despertam vontade de agredir as pessoas
Marcelo Barbosa rebate crítica sobre Angra: Alguém pagou pelo hiato?
O músico que detestou abrir shows do Guns N' Roses no início dos anos 1990
O álbum que Regis Tadeu considera forte candidato a um dos melhores de 2026
O disco de Bruce Dickinson considerado um dos melhores de metal dos anos 90 pela Metal Hammer
O cantor que Bob Dylan chamou de "o maior dos maiores"
O bastidor bizarro envolvendo músico do Brasil e P!nk: "Eu estava de cueca e o Slash entrou"
A banda essencial de progressivo que é ignorada pelos fãs, segundo Steve Hackett
A era do metal que Dave Mustaine odeia; "ainda bem que passou"
A banda grunge de quem Kurt Cobain queria distância, e que acabou superando o Nirvana
Descoberta a identidade do misterioso homem da capa do Led Zeppelin IV
Paulo Ricardo sobre hit do RPM predileto de Renato Russo: "Faz sentido ele se identificar"
As cinco músicas do Black Sabbath que Geezer Butler mais se orgulha


Edguy - O Retorno de "Rocket Ride" e a "The Singles" questionam - fim da linha ou fim da pausa?
Metallica: Quem viu pela TV viu um show completamente diferente
A primeira noite do Rock in Rio com AC/DC e Scorpions em 1985



