Resenha - Edguy (DirecTV MusicHall, São Paulo, 31/01/2002)
Por Nati Oliveira
Postado em 31 de janeiro de 2002
Fotos por Ricardo Corsi
Aconteceu dia 31/01/2002 no Directv Music Hall em São Paulo o show da banda Edguy. Para os menos entendidos, essa é a banda de Tobias Sammet, o responsável pelo projeto Avantasia.
Ficou por conta da banda Vers’Over a abertura da noite. Formada por Rodrigo Carmo (vocals), Gustavo Carmo (guitars), Fernando Hagihara (bass) e Daniel Roviriego (drums), agradou muito aos presentes com um set list bem elaborado. Um dos destaques do show foi a música que também faz parte do projeto Hamlet, "A Letter To Ophelia".
Encerraram a apresentação com uma belíssima homenagem a George Harrison, fazendo uma ótima versão para "Come Together" (Beatles).
Após uma breve espera, com o público lotando a casa, foi a vez do Edguy subir ao palco com Tobias Sammet (vocals), Jens Ludwig (guitars), Dirk Sauer (guitars), Tobias "Eggi"Exxel (bass) e Felix Bohnke (drums), ao som da introdução de "A New Dimension".
A galera simplesmente explodiu quando soaram os primeiros acordes de "Fallen Angels" e foi totalmente conquistada por Tobias. Em seguida veio a música "Tears Of A Mandrake", que mostrou todo o poder de ação da banda nesse novo álbum. Em "Land Of The Miracle" Tobias já estava com o público nas mão. Também a galera deu seu show à parte cantando as músicas novas e antigas, superando as expectativas da banda que se disse embasbacada com São Paulo e rendeu várias expressões de Tobias como "Vocês são simplesmente fantásticos".
Seguindo o show veio "Painting On The Wall" e "Babylon" que, a exemplo das músicas anteriores, levaram a galera ao delírio. Em "The Headless Game" foi a realização dos fãs mais antigos pois a música foi muito bem elaborada ao vivo. Em "The Pharaoh" o baixista Eggi mostrou tudo o que sabe fazer com um solo realmente impressionante, além de sua incrível presença de palco.
Então foi anunciada "Vain Glory Opera" e mais uma vez Tobias e sua turma se surpreenderam com a galera, que cantou a música em um só coro, sendo agora a vez de Felix mostrar o poder de suas baquetas, com um solo muito bem encaixado no meio da música, levando os presentes ao delírio.
Em "Save Us Now" aconteceu um dos melhores momentos da banda no palco, pois, além de muito bem elaborada, Eggi e Jens fizeram uma coreografia muito divertida ao som da música, e depois toda a banda entrou na dança.
Daí tocaram "How Many Miles" e mais uma vez o público fez seu show - Tobias dividiu a galera (lado esquerdo x lado direito) no refrão da música, realmente foi de arrepiar! No bis a banda trouxe a tão pedida "Avantasia", onde Tobias não precisaria cantar se não quisesse pois a galera se encarregou da letra do início ao final. Talvez por não ser uma música do Edguy e sim do projeto de Tobias, a sonoridade não estava tão perfeita; Jens "embolou" um pouco nos solos e a batera de Felix parecia fora do tempo da música, mas mesmo assim agradou e muito ao público, já que a música tinha sido pedida no meio do show. Para o encerramento veio "Out Of Control", que a exemplo de várias músicas foi cantada em unanimidade pela galera.
O show foi muito bom, apesar de ter acontecido em uma quinta-feira. Segundo Tobias, em breve o Edguy voltará ao Brasil, e todos nós que estávamos assistindo e prestigiando a banda esperamos ansiosamente para que isso aconteça, de preferência em um sábado.
Mais fotos
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O disco nacional dos anos 70 elogiado por Regis Tadeu; "hard rock pesado"
Registro do último show de Mike Portnoy antes da saída do Dream Theater será lançado em março
As duas músicas do Metallica que Hetfield admite agora em 2026 que dão trabalho ao vivo
Alter Bridge, um novo recomeço no novo álbum autointitulado
"Morbid Angel é mais progressivo que Dream Theater", diz baixista do Amorphis
25 bandas de rock dos anos 1980 que poderiam ter sido maiores, segundo o Loudwire
A música de Raul Seixas que faria ele ser "cancelado" nos dias de hoje
A banda de rock que lucra com a infantilização do público adulto, segundo Regis Tadeu
O guitarrista que Dave Grohl colocou acima de Jimi Hendrix, e que Brian May exaltou
Novo álbum do Lamb of God é inspirado pelo cenário político e cultural norte-americano
"Obedeço à lei, mas não, não sou de direita", afirma Dave Mustaine
A banda que faz Lars Ulrich se sentir como um adolescente
As músicas "das antigas" do Metallica que Lars Ulrich gostaria que o Deep Purple tocasse
O riff definitivo do hard rock, na opinião de Lars Ulrich, baterista do Metallica
O riff escrito nos anos 2000 que causou inveja em Jimmy Page
O inacreditável motivo que fez David Coverdale demitir Ian Paice do Whitesnake
A reação de Phil Collins às menções ao Genesis no controverso filme Psicopata Americano
Metallica: 25 fatos que apenas os apaixonados pela banda conhecem


Edguy - O Retorno de "Rocket Ride" e a "The Singles" questionam - fim da linha ou fim da pausa?
Em 16/01/1993: o Nirvana fazia um show catastrófico no Brasil
Metallica: Quem viu pela TV viu um show completamente diferente



