Resenha - Tributo Viper & Angra (LedSlay, São Paulo, 05/05/2001)
Por Rodrigo Vinhas Fogaça
Postado em 05 de maio de 2001
Eventos como esse devem ser exaltados, pois a atitude de homenagear o metal nacional com o metal nacional é muito legal, fortalecendo bastante a cena. Esse tributo ao Viper e ao Angra contou com bandas que estão se destacando na cena underground do metal nacional, sendo elas: Destra, Damage, Sagga, Henceforth, Victoria, Krusader, Delpht e Fates Prophecy.
Quem abriu a noite foi a banda paulistana Destra, que foi presenteada com os maiores clássicos das bandas homenageadas: "Carry On" e "Living For The Night". Resultado: ganharam o público. Apesar da falha apresentada pelo guitarrista no solo de Carry On, a banda saiu-se muito bem, tocando ainda "Holy Land" e "The Shaman", além de duas músicas próprias do seu álbum Seas Of Doubts. Destaque para o tecladista, que tocou com bastante energia e técnica.
Por volta das 21:00 entrou no palco o Damage, do Rio Grande do Sul, que é muito influenciado pelo Angra (principalmente pela fase do Holy Land). A banda tocou "Nightmares", além de "Paradise", "Make Believe" e "Never Understand". Foi uma boa apresentação, tendo destaque o vocalista Antônio Moraes, que é muito bom...
A terceira banda a apresentar-se foi o Sagga, tocando "At Least A Chance" (Viper/Theatre), "Evil Warning", "Time" e "Streets Of Tomorrow" (essa com participação de Ricardo Confessori) e o clássico do Viper "A Cry From The Edge". Apesar de problemas com o "ampli" de guitarra o saldo foi positivo, destacando-se o baterista Gabriel, que "desceu o braço", e o tecladista José Antônio, que tocou tudo na mão sem usar "samplers", arranjando muito bem as músicas...
Na seqüência o Henceforth entrou no palco apresentando seu novo vocalista Frank Harris, tocando uma música própria nova e "Heavy Rock", do Viper, e mesmo tocando apenas duas músicas, novamente o som teve problemas na guitarra e o guitarrista Hugo Mariutti teve que trocar de amplificador no meio da segunda música. Além disso, o vocalista, apesar de ter cantado muito bem, foi hostilizado por meia dúzia de pessoas do público e respondeu.
A próxima banda a pisar no palco foi a Victoria, que na minha opinião foi a mais técnica da noite; destaque a todos da banda, em especial ao tecladista Fábio Laguna, que recentemente lançou seu disco solo All Nigh Party At Gallamauaka's Land. A banda tocou "Wings Of Reality", com um arranjo muito legal, "Stand Away", que foi uma pedreira pro vocalista Jean Nastrini, que segurou muito bem, "Z.I.T.O." e a clássica "Carolina IV", com participação de Ricardo Confessori e Fábio Elsas (Henceforth) na percussão, além de todas as orquestrações e timbres, tudo muito perfeito e bem executado.
Depois apresentou-se o Krusader, uma banda veterana vinda de Jundiaí; tocaram "Nothing To Say" com os irmãos Mariutti e "Soldiers Of Sunrise", esta também com a presença de Yves Passarell, além de "Prelude To Oblivion" e "Moonlight" (única composição de A. Matos no Viper). Devido ao grande número de participações especiais e qualidade, foi a banda mais ovacionada pelo público, destacando-se André Almeida na bateria.
Após a apresentação do Krusader o Shaman subiu ao palco pra fazer uma jam de brincadeira, tocando "For Whom The Bell Tolls", do Metallica, com Hugo nos vocais e André na bateria, o que foi muito legal.
A penúltima banda a subir no palco foi a paulistana Delpht, que tocou "Freedom Call" com Confessori na bateria; depois tocaram "Lisbon" e "Wings Of The Evil", além de uma música de seu álbum de estréia, Screams Of The Ice. O baixista Daniel Bonnani foi o destaque da banda.
Pra fechar o evento subiu ao palco o Fates Prophecy. Tocou "Brave New World" do Iron, "The Wippe", do Soldiers Of Sunrise (que vão gravar para o cd-tributo), "To Live Again" e "Rebel Maniac". Pra fechar o evento tocaram "Flight Of Icarus", do Maiden.
Concluindo, o show foi ótimo. Tomara que a nação Heavy Metal do país continue apoiando mais eventos como esse, para que o Brasil se torne um país cada vez mais forte no metal. Parabéns à produção, que não deixou nem um pouco a desejar.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A canção do Iron Maiden que arrepia Bruce Dickinson; "genial"
Nergal anuncia que o Behemoth suspenderá atividades em 2027
O melhor disco dos anos 80, segundo a Classic Rock
Jimmy Page renega o álbum apontado como seu favorito do Led Zeppelin
O álbum do Guns N' Roses que Axl Rose queria superar; "Quero crescer como artista"
A única banda em que Geddy Lee entraria "sem pensar duas vezes"
Mike Portnoy - o melhor baterista de todos os tempos, segundo Edu Falaschi
Com Roger Daltrey e Eddie Vedder, Best of Blues and Rock 2026 confirma atrações
Banda venezuelana Van Der Dijs perde todos os integrantes em terremoto
Em clima de Copa do Mundo, Angra lança videoclipe da releitura de "Pra Frente Brasil"
A única banda de rock nacional que não virou peça de museu, segundo Regis Tadeu
Clássico do Led Zeppelin supera 1 bilhão de plays no Spotify
Por que Iron Maiden nunca será grande como Metallica, segundo Bruce Dickinson
A lenda do rock que Lou Reed odeia: "Pessoa mais sem talento que já ouvi na vida"
As únicas três canções dos Beatles que Frank Zappa curtia; "apenas um bom grupo comercial"
A banda de southern rock mais metal do mundo que "esmagou" o The Who, segundo Gary Holt
O clássico que Legião Urbana compôs para se afastar de rótulo de banda de dois acordes
A honesta resposta de Kiko Loureiro para quem o chama de arrogante e metido


Afonso Nigro revela por que chamou Kiko Loureiro pro Dominó: "Preciso desse cara"
O clássico do Angra de Andre Matos que parece com faixa do "MI'RAJ", segundo Edu Falaschi
As Cinco Melhores Músicas de Andre Matos - Parte 1
O que difere Edu Falaschi dos outros cantores que o Angra já teve, segundo Eric Martin
Edu Falaschi conta como a reaproximação com Angra o levou ao Masters of Voices
Os 10 momentos mais impactantes e fundamentais do metal nacional
A cena repugnante que o Angra presenciou em ônibus da turnê, segundo Ricardo Confessori
Metallica: Quem viu pela TV viu um show completamente diferente
Em 16/01/1993: o Nirvana fazia um show catastrófico no Brasil



