David Gilmour: o guitarrista que emociona
Por Ricardo Bellucci
Postado em 19 de abril de 2018
David Gilmour é um dos gênios criativos do Pink Floyd, ao lado de Roger Waters. Seus solos de guitarra, superelaborados, melódicos, esbanjam técnica refinada, bom gosto. Para muitos guitarristas, David é capaz de emocionar mais com uma única nota do que outros são capazes de fazer com toda a escala musical.
O guitarrista Marcos De Ros analisa muito bem essa capacidade de emocionar que Gilmour possui através da veia dramática dos seus solos:
David Gilmour - Mais Novidades
Acredito que além da sua técnica altamente refinada, e da sua imensa capacidade em emocionar através da sua música, boa parte do sucesso do seu trabalho possa ser creditado, também, a um estilo minucioso de trabalho.
Seu solo mais famoso, em Comfortably Numb, por exemplo, foi criado após o guitarrista gravar inúmeros trechos de solos isolados, ouvindo os mesmos várias vezes, por horas a fio, para compor e elaborar "o solo final" de Comfortably Numb. Um trabalho verdadeiramente meticuloso, quase como que de um relojoeiro, a compor com extrema paciência, as nota sobre nota. Realmente um grande trabalho de arte.
Outro traço interessante de Gilmour em seus shows solo, notadamente nos mais introspectivos, os acústicos, é a sua preocupação em termos visuais, explorando sempre a simplicidade como elemento de composição dos seus cenários, revelando, na minha opinião, sua visão a cerca da música, onde o fundamental é a capacidade da música tocar o coração das pessoas, ficando o aspecto visual como elemento de complementação dessa emoção. Isso não quer dizer que o guitarrista menospreze a estruturação de um ótimo cenário com luzes, imagens, não, apenas creio que esses elementos todos façam parte da carga emocional que ele pretende passar através da sua música. Podemos observar bem essa marca da simplicidade no show realizado em 2001, em Junho, no The Royal Festival Hall:
Para fechar, coloco abaixo uma excelente animação, uma obra de arte, intitulada Somewhere, de Liu Song, mesclada com o som de Gilmour, pelo canal ThinkFloyd61, onde a música de Gilmour combina de forma única com o curta de animação:
Longa Vida ao Rock!
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Linkin Park anuncia álbum ao vivo registrado em São Paulo
Glenn Hughes anuncia afastamento da carreira como artista de palco
Os 10 melhores álbuns dos anos 1980, segundo Regis Tadeu
11 bandas que nunca fizeram um disco tão bom quanto o primeiro
Mick Jagger não volta atrás após crítica aos Beatles: "Às vezes eu digo a verdade"
A música que Paul McCartney escreveu para cantar em cabarés e virou clássico dos Beatles
TMZ divulga novos detalhes sobre a expulsão de Sid Wilson do Slipknot
Steve Harris defende o criticado álbum do Iron Maiden que foi gravado num celeiro
Os melhores filmes de todos os tempos, na opinião de Zakk Wylde
O campeão mundial de Fórmula 1 que gravou solo de guitarra em música do Def Leppard
Kelly Osbourne cobra pensão de Sid Wilson, ex-companheiro e talvez ex-Slipknot
James Hetfield relembra os excessos dos anos 80 e a convivência turbulenta com Lars Ulrich
O vocalista que precisou terminar as gravações de um álbum deitado por causa de uma lesão
Nando Reis explica por que decidiu parar de falar sobre política: "Me ferrei muito"
19 shows internacionais de rock e metal no Brasil até o final de agosto



A música de David Gilmour no Pink Floyd que ele odeia e não ouve desde o lançamento
O disco que David Gilmour afirma servir como introdução ao Pink Floyd
A canção do Pink Floyd que Roger Waters acha que teria cantado melhor que David Gilmour
A canção dos anos 50 que unia George Harrison e David Gilmour; "Cada parte é perfeita"
A música do Pink Floyd que David Gilmour adora, mas se recusa a tocar
O disco que Roger Waters diz ter acabado com o Pink Floyd de uma vez por todas
A música do Pink Floyd que David Gilmour achou que tivesse copiado de alguém sem querer
O guitarrista que, para David Gilmour, restaurou algo que estava perdido no rock
Bon Jovi: o lado mais obscuro do grupo americano
Angra: Alguns problemas não se resolvem com sonho de doce de leite


