David Gilmour: o guitarrista que emociona
Por Ricardo Bellucci
Postado em 19 de abril de 2018
David Gilmour é um dos gênios criativos do Pink Floyd, ao lado de Roger Waters. Seus solos de guitarra, superelaborados, melódicos, esbanjam técnica refinada, bom gosto. Para muitos guitarristas, David é capaz de emocionar mais com uma única nota do que outros são capazes de fazer com toda a escala musical.
O guitarrista Marcos De Ros analisa muito bem essa capacidade de emocionar que Gilmour possui através da veia dramática dos seus solos:
David Gilmour - Mais Novidades
Acredito que além da sua técnica altamente refinada, e da sua imensa capacidade em emocionar através da sua música, boa parte do sucesso do seu trabalho possa ser creditado, também, a um estilo minucioso de trabalho.
Seu solo mais famoso, em Comfortably Numb, por exemplo, foi criado após o guitarrista gravar inúmeros trechos de solos isolados, ouvindo os mesmos várias vezes, por horas a fio, para compor e elaborar "o solo final" de Comfortably Numb. Um trabalho verdadeiramente meticuloso, quase como que de um relojoeiro, a compor com extrema paciência, as nota sobre nota. Realmente um grande trabalho de arte.
Outro traço interessante de Gilmour em seus shows solo, notadamente nos mais introspectivos, os acústicos, é a sua preocupação em termos visuais, explorando sempre a simplicidade como elemento de composição dos seus cenários, revelando, na minha opinião, sua visão a cerca da música, onde o fundamental é a capacidade da música tocar o coração das pessoas, ficando o aspecto visual como elemento de complementação dessa emoção. Isso não quer dizer que o guitarrista menospreze a estruturação de um ótimo cenário com luzes, imagens, não, apenas creio que esses elementos todos façam parte da carga emocional que ele pretende passar através da sua música. Podemos observar bem essa marca da simplicidade no show realizado em 2001, em Junho, no The Royal Festival Hall:
Para fechar, coloco abaixo uma excelente animação, uma obra de arte, intitulada Somewhere, de Liu Song, mesclada com o som de Gilmour, pelo canal ThinkFloyd61, onde a música de Gilmour combina de forma única com o curta de animação:
Longa Vida ao Rock!
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Show do ZZ Top em Porto Alegre sofre mudança de local
A melhor banda do show de despedida do Black Sabbath, segundo João Nogueira
A melhor música que o AC/DC escreveu, na opinião de Gene Simmons
As únicas 11 músicas do Dream Theater que são boas, segundo Regis Tadeu
O disco do Sepultura que "coloca um sorriso" no rosto de Scott Ian, guitarrista do Anthrax
O disco "esquecido" do Black Sabbath que é um dos preferidos de Shane Embury
42 shows internacionais de rock e metal no Brasil até o final de setembro
Saxon anuncia 25º álbum de estúdio e libera a faixa-título "Gods of Thunder"
Billy Gibbons explica continuidade do ZZ Top tendo apenas sua presença dos membros clássicos
O disco do Judas Priest que "reinventou o metal", segundo Tom G. Warrior
Felipe Andreoli lança o Ibanez FAB1, novo baixo signature desenvolvido em parceria com a marca
Baterista do Mastodon relembra despedida do Black Sabbath: "Todo mundo começou a chorar"
Como Scott Ian se prepara para a "explosão de energia" dos shows do Anthrax
A lenda da música que agradeceu a Deus por ter caído nas graças de Clapton e Richards
Kirk Hammett relembra seu "horripilante" primeiro dia como guitarrista do Metallica

O músico que merece cada elogio que recebe, segundo David Gilmour
A música do Pink Floyd que David Gilmour mais gostava de tocar ao vivo
O melhor baterista de todos os tempos, segundo David Gilmour do Pink Floyd
David Gilmour aponta a melhor letra de Roger Waters - que o próprio autor acha "terrível"
O disco raríssimo que David Gilmour preferiu deixar enterrado; "Tenho tanta vergonha"
O solo de David Gilmour que se perdeu para sempre; "Você nunca fica 100% satisfeito"
O baterista que David Gilmour chamou de melhor do mundo após conseguir tocar com ele
Grunge: Restou apenas um herói


