David Gilmour: o guitarrista que emociona
Por Ricardo Bellucci
Postado em 19 de abril de 2018
David Gilmour é um dos gênios criativos do Pink Floyd, ao lado de Roger Waters. Seus solos de guitarra, superelaborados, melódicos, esbanjam técnica refinada, bom gosto. Para muitos guitarristas, David é capaz de emocionar mais com uma única nota do que outros são capazes de fazer com toda a escala musical.
O guitarrista Marcos De Ros analisa muito bem essa capacidade de emocionar que Gilmour possui através da veia dramática dos seus solos:
David Gilmour - Mais Novidades
Acredito que além da sua técnica altamente refinada, e da sua imensa capacidade em emocionar através da sua música, boa parte do sucesso do seu trabalho possa ser creditado, também, a um estilo minucioso de trabalho.
Seu solo mais famoso, em Comfortably Numb, por exemplo, foi criado após o guitarrista gravar inúmeros trechos de solos isolados, ouvindo os mesmos várias vezes, por horas a fio, para compor e elaborar "o solo final" de Comfortably Numb. Um trabalho verdadeiramente meticuloso, quase como que de um relojoeiro, a compor com extrema paciência, as nota sobre nota. Realmente um grande trabalho de arte.
Outro traço interessante de Gilmour em seus shows solo, notadamente nos mais introspectivos, os acústicos, é a sua preocupação em termos visuais, explorando sempre a simplicidade como elemento de composição dos seus cenários, revelando, na minha opinião, sua visão a cerca da música, onde o fundamental é a capacidade da música tocar o coração das pessoas, ficando o aspecto visual como elemento de complementação dessa emoção. Isso não quer dizer que o guitarrista menospreze a estruturação de um ótimo cenário com luzes, imagens, não, apenas creio que esses elementos todos façam parte da carga emocional que ele pretende passar através da sua música. Podemos observar bem essa marca da simplicidade no show realizado em 2001, em Junho, no The Royal Festival Hall:
Para fechar, coloco abaixo uma excelente animação, uma obra de arte, intitulada Somewhere, de Liu Song, mesclada com o som de Gilmour, pelo canal ThinkFloyd61, onde a música de Gilmour combina de forma única com o curta de animação:
Longa Vida ao Rock!
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Edguy anuncia primeiro show em uma década e despedida
A banda punk que Bono considera a melhor de todos os tempos
A música do Queen que Freddie Mercury considerava melhor que "Bohemian Rhapsody"
A melhor música dos anos 90, segundo a Classic Rock
Amy Lee justifica turnê do Evanescence só com vozes femininas
O significado irônico de "Somos tão jovens", verso que encerra "Tempo Perdido"
As 25 melhores bandas de todos os tempos, segundo a Classic Rock
O que o Faith No More diz sobre parceria com produtora brasileira
Vocalista do Moonspell sobre tradução literária: "É mal pago, mas adoro"
Manowar tocará "Kings of Metal" e "Fighting the World" na íntegra em shows de 2027
O ícone dos anos 1990 que Bob Dylan admirava: "Eu adoraria fazer um disco como o dele"
O álbum que todo músico conhece mas quase ninguém ouviu, de acordo com Alice Cooper
A banda que Chris Cornell integraria se convidassem; "Ele nunca me chamou"
O político que iniciou a decadência do Rio de Janeiro, segundo Paulo Ricardo
Amizade não é o que mantém o Dimmu Borgir, revela Silenoz


A música que abre um álbum do Pink Floyd e David Gilmour acredita que define a banda
A música do Pink Floyd que David Gilmour disse ter escrito por desespero
David Gilmour estava inseguro até uma música devolver sua confiança no Pink Floyd
Quem é dono do Pink Floyd? Como Roger Waters, Gilmour e Sony "dividem" a marca hoje
A música do Pink Floyd que Roger Waters detestou e David Gilmour transformou num clássico
A música de 1967 que David Gilmour gostaria de ter escrito; "a canção pop perfeita"
O Pink Floyd teria virado gigante se Syd Barrett não tivesse saído?
A música que David Gilmour usou para fazer o Pink Floyd levantar voo novamente
Lobão: a defesa do roqueiro solitário
Preconceito: dificuldades de ser roqueiro em cidade do interior


