Por que eu me rendi ao metal extremo?
Por Ivison Poleto dos Santos
Postado em 11 de setembro de 2016
Na realidade a resposta é bem simples.
É no metal extremo onde estão acontecendo as coisas mais legais em termos de metal e porque é onde se encontra o verdadeiro espírito do heavy metal. Se você for fazer uma pesquisa sobre quais bandas estão sendo mais comentadas e ouvidas no cenário metálico atual você encontrará pelo menos oito entre dez serão de metal extremo. Ainda mais, é possível perceber claramente dois cenários claros no mundo metálico atual: o das bandas antigas, mais notadamente as oitentistas e das bandas de metal extremo.
Sou contemporâneo do auge do metal e vi o nascimento do metal extremo, ou som porrada como alguns conheceram, com bandas como Metallica, Slayer, Anthrax, Venon, Possessed, VoiVod, Sepultura, Sarcófago, Exodus e tantas outras. Algumas me conquistaram logo de cara, como o Metallica e o Anthrax. Outras levaram um tempinho a mais como Slayer e Sepultura, mas algumas não digeri até hoje como o Possessed, Sarcófago e o VoiVod. O termo metal extremo logo foi cunhado para designar estas bandas pelo modo de condução de suas músicas, muitas mais rápidas e agressivas que o metal hoje chamado de clássico representado por Iron Maiden, Saxon, Accept e tantas outras.
Confesso, entretanto, que não foi nada fácil render-me ao som mais pesado e distorcido das guitarras e, principalmente, aos vocais guturais e nada melódicos que fazem parte do gênero. Para os ouvidos acostumados com Rob Halford, Ronnie James Dio e Bruce Dickinson devo dizer que não era uma tarefa muito fácil. Mas aquele outro lado que curtia vocalistas mais ácidos como Bon Scott, Biff Bifford, Udo Dirkschneider e Lemmy Kilmister deixava ainda uma esperança. Eram ouvidos "mal" acostumados com uma certa "arte" na música pesada, com excelentes músicos e vocalistas afinados. Mesmo os mais aficionados fãs das bandas da época vão concordar comigo que o metal extremo não era exatamente o refúgio de bons músicos, muito pelo contrário, fazia black metal quem não entendia muito bem do assunto. Sei que isso é controverso, mas é apenas uma opinião.
Porém, para o bem do metal, o metal extremo foi se aperfeiçoando e se tornou atualmente referência de bons músicos. É só ouvir as bandas de technical black/death metal que perfilam sua "arte". E principalmente pela adição dos teclados, o que transformou completamente a sonoridade das bandas criando uma atmosfera muita mais criativa e densa. O que não deixa de ser uma certa ironia, pois quem tem boa memória vai se lembrar do documentário "Behind the Iron Curtains", onde um fã polonês diz a Bruce Dickinson que ele tinha uma banda de metal que usava teclados e o moço da voz maravilhosa falou com todas as letras que ele não podia fazer metal com teclados. E no metal atual se tornou imprescindível!
Enfim, fui rendido pelo metal extremo e não há viagem de volta!
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Iron Maiden anuncia reta final da "Run for Your Lives" e confirma que não fará shows em 2027
Mikael Åkerfeldt (Opeth) não conseguiria nem ser amigo de quem gosta de Offspring
Download Festival anuncia novas atrações e divisão de dias para a edição 2026
Sepultura lança "The Place", primeira balada da carreira, com presença de vocal limpo
A maior dificuldade de Edu Ardanuy ao tocar Angra e Shaman na homenagem a Andre Matos
"Burning Ambition", a música que dá título ao documentário de 50 anos do Iron Maiden
Rock and Roll Hall of Fame anuncia indicados para edição 2026
AC/DC - um show para os fãs que nunca tiveram chance
Gastão Moreira diz que Phil Anselmo é um ótimo vocalista - apesar de ser um idiota
João Gordo explica o trabalho do Solidariedade Vegan: "Fazemos o que os cristãos deveriam fazer"
Loudwire lista 45 nomes que mereciam uma vaga no Rock and Roll Hall of Fame
Indireta? Fabio Lione fala em "ninho de cobras" e "banda de palhaços" após show do AC/DC
Segurança de Bob Dylan revela hábitos inusitados do cantor nas madrugadas brasileiras
O pior solo de guitarra do Angra de todos os tempos, segundo Rafael Bittencourt
Bruce Dickinson, do Iron Maiden, já desceu a mamona do Rock and Roll Hall of Fame
O significado de "pois a água viva ainda está na fonte" em "Tente Outra Vez" de Raul Seixas
A opinião de Nando Reis sobre o singular Ney Matogrosso e a comparação com Cássia Eller
Cinco curiosidades sobre Teemu Mäntysaari, o novo guitarrista do Megadeth



Arch Enemy, o mistério em torno da nova vocalista e os "detetivões" do metal
Três "verdades absolutas" do heavy metal que não fazem muito sentido
Está na hora dos haters do Dream Theater virarem o disco
Será que todo fã é um idiota? Quando a crítica ignora quem sustenta a música
Desmistificando algumas "verdades absolutas" sobre o Dream Theater - que não são tão verdadeiras
Confirmado: Axl Rose gosta de sorvete de baunilha



