Kiko Loureiro: sabendo aproveitar oportunidades
Por Herick Sales
Fonte: Herick Sales Guitar
Postado em 15 de outubro de 2015
Tempos atrás estava numa loja de música, e num daqueles papos loucos com opiniões adversas, foi falado sobre sucesso na música, e um comentário grudou na minha mente: é importante estar preparado para as oportunidades. Tudo isso junto do alvoroço da escolha do novo guitarrista do Megadeth, a possível entrada do brasileiro Kiko Loureiro, e então, dias depois é confirmado: o nosso brasileiro é o novo guitarrista de uma das maiores bandas do mundo.
Kiko Loureiro - Mais Novidades
Você tem o direito de achar boa escolha ou não, mas duvidar da competência do mesmo, é um pouco de recalque. Mas então, vejo pela seguinte ótica: veja o tamanho da oportunidade, e se ele não fosse um cara preparado? Você pode dizer: "Ah , mas aí Mustaine nem olharia para ele". Claro que não. Mas o preparo que estou falando veio de anos, e não de um par de semanas.
Qualquer lida meia boca na história do Kiko Loureiro revela sem problemas que desde novo ele teve contato com a música, estudou bastante, fez aulas com Mozart Mello, ouviu música brasileira e estudou a mesma para acrescentar nuances diferentes, estudou o estilo de guitarristas virtuoses como Randy Roads, Jason Becker, passou pela escola clássica de guitarra, ouvindo caras como Jimmy Page, Brian May, incorporou elementos de rock progressivo de bandas como Yes e Queensryche, e refinou ao máximo sua técnica tornando-a praticamente impecável. Faz parte do Angra, no qual gravou bons discos, e nas reviravoltas e problemas que eclodiram na banda, deu foco em sua carreira solo e aproveitou para fazer mais seu nome no exterior com isso, gravando seus discos com grandes músicos internacionais (olha a visão aqui!), conseguindo patrocínio de marcas estrangeiras como Laney, e recentemente, a Ibanez, até que veio a oportunidade para fazer teste para entrar no Megadeth.
Rogerio Antonio dos Anjos | Luis Alberto Braga Rodrigues | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Ache ou não que a química vai dar certo, goste você ou não do Megadeth, essa é a oportunidade da vida do cara, comparado a um empregado de uma grande empresa ir galgando cargos mais altos, até chegar à vice-presidência.
Mas veja só: Kiko não tem 20, nem 30 anos. Ele tem 42 anos, e entrou no Angra com 17. Logo, são 25 anos de carreira musical, buscando melhoras, resultados, aprendendo com erros, estudando, até chegar essa oportunidade, que abrirá portas mil para a carreira dele lá fora.
Agora vou trazer para nossa realidade temporária, algo um pouco mais humilde (eu gostaria muito de receber um convite para entrar no Anthrax, mas por enquanto acho que não rola…).
Conheço gente que comenta que estuda, treina, mas não tem com quem tocar, pessoal para fazer banda, com mesmos gostos, e desanima para estudar (estudar para que, se não estou "usando" agora?). Eu sei que desanima, mas… e se de repente, uma banda local boa te ver tocando, e te convida para fazer um teste, ou uma gravação? Ou um amigo de trabalho descobre que você toca, te chama pra fazer um som, mas você está "enferrujado" ? Subindo um degrauzinho a mais: você gostaria de ser conhecido, ao menos na sua região, ser uma certa "referência" , etc, mas… qual seu trabalho na área? Você tem um bom marketing pessoal? Você se divulga? Possui um trabalho com qualidade, para ser referência, e para que as pessoas te divulguem também?
Se Fulano ou Sicrano tem melhores condições, mais dinheiro pra investir, ou já "cresceu" no meio musical, não interessa: se ele não tiver talento, ele não finca sua marca. E uma grande conquista, duradoura, não vem de um dia para noite. É sempre fruto de dedicação, trabalho, e um somatório de pequenas vitórias, que aos olhos da maioria, pode parecer uma grande vitória repentina.
Não se iluda. Salvo golpes de sorte incríveis, nada vem de uma hora para outra, sem foco e dedicação, e talvez uma pequena vitória nesse dia, para ter um futuro diferente dentro da sua área, seja pegar sua guitarra com dedicação essa noite, e fazer a diferença para si mesmo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Como uma música de 23 minutos me fez viajar 500 km para ver uma das bandas da minha vida
O maior guitarrista da história para Bruce Springsteen; "um gigante para todos os tempos"
10 bandas de rock que já deveriam ter se aposentado, segundo o Guitars & Hearts
As bandas cultuadas que Mark Knopfler não curte por serem o oposto do que ele busca na música
Ricardo Confessori compara Angra e Shaman: "A gente nunca tinha visto entrar dinheiro assim"
A jovem guitarrista que apagou vídeos após se cansar de comentários de homens mais velhos
A redação de Kiko Loureiro que fez mãe chorar e escola achar que ele precisava de psicólogo
A banda de craques que Steven Tyler mais gostaria de ter integrado fora do Aerosmith
O clássico que Brian May acha que o Queen estragou ao gravar; "Nunca gostei, para ser franco"
Derrick Green diz que Eloy Casagrande não avisou ao Sepultura sobre teste no Slipknot
"Os Estados Unidos enlouqueceram", diz Randy Blythe (Lamb of God)
Turnê sul-americana do Drowning Pool é cancelada por conta da baixa venda de ingressos
O disco do HIM que Ville Valo define como "o álbum dos brutamontes"
A música que resume o que é o Red Hot Chili Peppers, de acordo com Flea
A música "bobinha" dos Beatles que superou um clássico dos Beach Boys
As duas bandas dos anos 1990 que Gene Simmons do Kiss curte bastante
O dia que Andre Matos criticou a voz da cantora Marisa Monte
Kerry King, guitarrista do Slayer, acha que Black Metal norueguês é uma merda

A reação de Kiko Loureiro após Mike Terrana postar vídeo tocando hit de Roberto Carlos
Angra era hippie e Megadeth era focado em riffs, explica Kiko Loureiro
Dave Mustaine explica por que não vai convidar Kiko Loureiro para show com Megadeth
Rafael Bittencourt: "O cara que fala que é por grana, é um otário. Não entendeu nada."
A farsa da falta de público: por que a indústria musical insiste em abandonar o Nordeste
Metallica: a regressão técnica de Lars Ulrich

