Rock In Rio: um alicerce do rock/metal no Brasil
Por Leonardo Luís dos Santos
Postado em 30 de setembro de 2015
Mais uma edição do Rock In Rio chega ao final e, obviamente, haverá muita crítica. Muitos dirão que foi apenas mais um festival visando artistas populares e deixando o Rock de lado. Opinião manjada e chata.
Desde 1985, o Rock In Rio sempre se mostrou um festival voltado à música em geral. O nome rock, acredita-se, fora dado por questões de marketing, uma vez que na década de 1980 era o estilo mais falado; o que mostrava-se mais forte e criativo.
Dentro deste grandioso cenário, sim o Rock In Rio é um gigante, não deve-se deixar de falar que todas as edições sempre alavancaram a música pesada no país. Basta analisar o cast de 1985 que fora fenomenal e colocou, de vez, o Brasil na rota das grandes bandas.
Em 2015, vimos um line up mais diversificado e com três dias dedicados ao som que tanto amamos. Muitas foram as apresentações incríveis que tiraram lágrimas de muitos que estiveram em Jacarepaguá: o histórico show de despedida do Motley Crue; perfeita apresentação do Queen + Adam Lambert; a volta por cima do Angra; fantástico show do Project 46; apesar das falhas, o bom show do Metallica; energia nas alturas do Faith No More; grata surpresa do timaço Hollywood Vampires capitaneado por Alice Cooper; o excelente apresentação do De la Tierra (Andres Kisser é um mito). Além dos shows aguardadíssimos do System Of A Down e Slipknot que realmente foram bem feitos e dentro do que se esperava. Entre tantos outros que não citei.
Outro ponto a favor é o palco Sunset no qual ocorrem encontros incríveis. Em 2013, Krisiun e Destruction realizaram uma apresentação que entrou para história. A estrutura maravilhosa, tendo o palco mundo como um verdadeiro palácio disposto a receber grandes shows. A parte de lazer é outro ponto a favor, afinal o festival encontra-se em uma cidade à parte, a cidade do Rock.
Num saldo geral, mais uma vez, o Rock In Rio provou que é um alicerce para o estilo no Brasil, pois projeta as bandas ao mundo todo e sempre dedica, ao menos um dia, a bandas de metal e suas vertentes. É preciso acabar com todo o terrorismo que fazem com o festival pelo fato de não ter rock todos os dias. Infelizmente, muitos brasileiros apenas reclamam e não olham as partes boas, excelentes até.
Terá Rock In Rio sim, e se reclamar, espera-se que o Medina aumente os dias e promova uma verdadeira festa.
Rock In Rio 2015
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



11 bandas de metal que são carregadas nas costas por um único integrante
A faixa do Guns N' Roses em que Axl Rose atingiu a nota mais alta de sua carreira
Loudwire lista os 35 melhores discos de metal de 1991 e inclui brasileiro
O álbum de heavy metal preferido de Rob Halford, vocalista do Judas Priest
Soundgarden fará show do intervalo na abertura da temporada 2026/27 da NFL
Como a morte da mãe de Bono deu origem à música que o U2 mais tocou ao vivo
Paul McCartney elege os 3 maiores bateristas do rock de todos os tempos
5 músicas de metal que entregam o melhor momento nos primeiros 30 segundos
Astros do rock prestam homenagem a Dolly Parton
As três melhores músicas do Megadeth segundo Dave Mustaine
Nightwish tem novas músicas, mas só volta em 2028, afirma Tuomas Holopainen
A melhor voz do pop de todos os tempos, segundo Keith Richards
O lendário escritor brasileiro que não curte rock progressivo: "Chatérrima"
O álbum que foi um fracasso e um sucesso ao mesmo tempo, e pirou a cabeça de seu autor
Quantas músicas dos Ramones possuem realmente apenas três acordes?
Que ídolo mais surpreendeu Tarja Turunen? Ela responde, e é um conhecido brasileiro
Slayer: "Não sei improvisar", diz Kerry King
O dia em que Jimi Hendrix cancelou um show para ir ver seu guitar hero favorito tocar
Motley Crue: A primeira impressão de Tommy Lee sobre o Rio de Janeiro
Angra, o capiroto, o polvo e o Kiko; encontro de amigos no Rock In Rio 2015
Dave Mustaine queria assistir o Metallica no Rock in Rio?
O que músicos do Metallica comeram na noite do show no Rock in Rio 2015?
Regis Tadeu: só elogios ao 2º dia, até perdoou o playback!
"O cara que quer Metallica ou Iron Maiden ama repetição", diz organizador do Rock In Rio
Enquete: Os 10 melhores shows do Rock In Rio 2015
Slipknot: O maior show do Rock in Rio 2015
Bumblefoot diz que seu pior show com o Guns N' Roses foi no RIR
Quando o Guns N' Roses conquistou o Brasil: os históricos shows do RIR que mudaram tudo
Steve Harris conta o que Brian May disse sobre o show do Iron Maiden no Rock in Rio I



