Iron Maiden: Eddie, um símbolo do rock vilipendiado por idiotas
Por Bruce William
Fonte: Combate Rock
Postado em 05 de fevereiro de 2015
Seguem abaixo trechos de artigo de Marcelo Moreira, publicado no Combate Rock, sob o título "Eddie, do Iron Maiden, um símbolo do rock vilipendiado por idiotas"
O orgulho de ser paulista já foi bradado em canções de rock como Ira!, 365, Inocentes e mais algumas outras dentro do cenário nacional. Dependendo do ponto do vista do observador, pode ser apenas uma maneira de reforçar um sentimento regionalista (no sentido de valorização da cultura local) – como os gaúchos em seus CTGs (Centro de Tradição Gaúcha) e os nordestinos nos CTNs (Centro de Tradição Nordestina).
De outra forma, há quem enxergue em exaltações do orgulho paulista e das louvações aos combatentes da Revolução Constitucionalista de 1932 algo mais além, indo do preconceito à mais pura xenofobia.
(...)
Na pancadaria eleitoral na internet, um símbolo curioso e diferente teve a sua função desviada para servir de instrumento de gente cretina para destilar raiva, preconceito e xenofobia, quando não para disseminar ideias estapafúrdias de separação dos Estados do Sul e Sudeste como forma de livrar essas regiões do peso (?!?!?!?!?!) nordestino – uma cretinice ainda maior.
Eddie, o boneco/desenho criado por Derek Riggs como mascote do Iron Maiden, ilustra dezenas de capas de álbuns e singles da banda, ora mostrado como um monstro, como um demônio, como um assassino, como um faraó, como um ciborgue futurista, entre outras encarnações. Ganhou até mesmo uma versão "escocesa'' – imagem que foi adaptada para uma versão "brasileira'' por conta da Copa do Mundo deste ano.
E eis que no ano passado surgiu uma versão "paulista'' de Eddie, empunhando uma bandeira do Estado de São Paulo e vestido com o uniforme dos constitucionalistas de 1932.
(...)
O desenho foi "apropriado'' de forma indevida por seres inomináveis que se dizem "roqueiros'', que estamparam posts nas redes sociais xingando e destratando eleitores de Dilma Rousseff, em especial os nordestinos – "sou paulista e roqueiro e odeio o Nordeste'', escreveu um imbecil, feliz por estampar o Eddie paulista em sua nojeira – o assunto foi tratado em um texto imediatamente anterior a este, na manhã de hoje.
Por mais que seja óbvio que não se pode confundir o orgulho de ser paulista com posturas e posições automaticamente racistas, preconceituosas, xenófobas e secessionistas (que pregam a separação/independência do Estado), em muitos casos a linha é muito tênue, e mesmo quase impossível de ser distinguida, jogando na mesma vala gente boa que apenas gosta de valorizar o lugar onde nasceu sem a necessidade abjeta de discriminar migrantes.
Leia a matéria completa neste link.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O lendário álbum dos anos 1970 que envelheceu mal, segundo Regis Tadeu
Bruce Dickinson sobe ao palco com o Smith/Kotzen em Londres
A maior canção de amor já escrita em todos os tempos, segundo Noel Gallagher
Max Cavalera celebra 30 anos de "Roots" com dedicatória especial a Gloria Cavalera
As 11 melhores bandas de metalcore progressivo de todos os tempos, segundo a Loudwire
Nenhuma música ruim em toda vida? O elogio que Bob Dylan não costuma fazer por aí
Ex-Engenheiros do Hawaii, Augusto Licks retoma clássicos da fase áurea em nova turnê
As melhores músicas de todos os tempos, segundo Dave Gahan do Depeche Mode
10 clássicos do rock que soam ótimos, até você prestar atenção na letra
Slash aponta as músicas que fizeram o Guns N' Roses "rachar" em sua fase áurea
A música mais ouvida de cada álbum do Megadeth no Spotify
Bruce Dickinson cita o Sepultura e depois lista sua banda "pula-pula" favorita
Churrasco do Angra reúne Edu Falaschi, Rafael Bittencourt, Kiko Loureiro, Fabio Lione e mais
Por que a voz de Bruce Dickinson irrita o jornalista Sérgio Martins, segundo ele mesmo
A música dos Beatles que ganhou elogios de George Martin; "uma pequena ópera"



Adrian Smith detona uso de Inteligência Artificial na música: "É o começo do fim!"
O que Dave Murray realmente pensa sobre o futuro do Iron Maiden, segundo o próprio
Aposentadoria? Em 2025, Dave Murray demonstrou entusiasmo com o Iron Maiden
Celebrando 50 anos, Iron Maiden anuncia o EddFest
As 10 tablaturas de guitarra do Iron Maiden mais acessadas na história do Ultimate Guitar
A surpreendente melhor faixa de "Somewhere in Time", segundo o Heavy Consequence
Confirmado: Axl Rose gosta de sorvete de baunilha


