Metal Fest 2014: O Megadeth realmente vetou o Venom?
Por Fabio Reis
Postado em 26 de fevereiro de 2014
Todos devem ter ouvido falar sobre o Metal Fest que vai rolar no Chile em 26 de abril de 2014 e terá como atrações o Megadeth, Dark Angel, Hypocrisy, At the Gates e Voivod. Todos também já devem ter ouvido falar que o Venom estava escalado pra se apresentar neste mesmo evento mas foi retirado do cast.
Quando a noticia de que o Venom não tocaria mais no Metal Fest foi confirmada, uma série de boatos ganharam força dando conta que o Megadeth, mais precisamente seu líder, Dave Mustaine, havia vetado a participação do Venom no festival por questões ideológicas.
Mais do que depressa, o baixista da banda chilena de Black Metal Watain, Alvaro Lillo se pronunciou através de seu facebook, fazendo uma série de acusações, ofensas e ameaças a Mustaine.
Apesar de eu ser um grande fã do Megadeth, também sou fã do Venom, portanto pra fazer uma análise do que realmente ocorreu precisamos olhar o ocorrido com inteligência e perspicácia. A primeira coisa a se fazer é se ater aos fatos. São eles:
1. O Venom estava confirmado para o evento e alguns dias após o Megadeth ser confirmado como headliner o Venom foi sacado do cast.
2. A assessoria de imprensa do Venom divulgou uma nota oficial justificando a saída do Venom do evento alegando ter uma série de shows na Ásia e em nenhum momento citou o Megadeth.
3. Nenhuma das partes se pronunciou pra prestar esclarecimentos. Nem Venom, nem Megadeth.
4 O senhor Alvaro Lillo da banda Watain não faz parte da produção do evento, sendo apenas alguém ligado a cena chilena.
Devidamente colocados os fatos, podemos tentar fazer algumas conjecturas. Começando pelo fato de que Dave Mustaine vetou em 2007 o Rotting Christ em um show na Grécia. Isso ocorreu de fato porém a declaração de Dave Mustaine na época me chama a atenção para os fatos supracitados.
Dave: "Nos shows em que somos headliners ou participamos, normalmente é de minha escolha com quem eu quero tocar; festivais são diferentes", disse ele na época. "Se eu não sinto que é certo pra mim fazer algo, então eu vou respeitosamente negar. Eu não pediria a ninguém que fosse retirado se já estivessem confirmados."
Outro fato que me causa estranheza é o do Venom não ter se pronunciado. Acompanhando a carreira da banda podemos perceber que Cronos sempre foi um cara temperamental e explosivo. Se tal fato tivesse realmente ocorrido, por que ele não disse nada? E por que ainda permitiu que sua assessoria de imprensa limpasse a barra do Megadeth dando uma outra justificativa para a saída da banda? Não vejo esse tipo de comportamento como o de alguém que acabou de ser chutado de um evento...
Mais um fator no mínimo curioso é o de que nenhuma das duas bandas envolvidas disse uma palavra sobre o ocorrido mas o senhor Alvaro Lillo continua a defender o Venom com unhas e dentes, mais do que isso ele desfere insultos e ataca o Megadeth a todo momento, chegando até a organizar uma espécie de movimento anti-Megadeth em seu país, o Chilean Blasphemers Against Megadeth.
Alvaro Lillo possui certa credibilidade em seu país mas venhamos e convenhamos, pra maioria dos fãs de metal ele é um ilustre desconhecido e sabemos que falar mal de figuras polêmicas porém consagradas como Dave Mustaine é uma forma bem fácil de conseguir alguns minutos de fama.
O que temos que entender é o seguinte, enquanto nenhum integrante de Venom ou Megadeth esclarecer a situação, tudo não passa de boato. Que é justamente o que me parece estar acontecendo.
Pra finalizar o texto com uma pequena polêmica, vocês por um acaso tomaram conhecimento de alguma banda de Black Metal que aceitou tocar no mesmo palco de uma de White Metal? Tudo bem, o Megadeth não uma banda White mas seu líder e compositor é hoje um Cristão convicto.
Os fãs de Black Metal são os mais radicais do Metal, proferem "desrespeitos" falando o que querem sem se importar com a crença de ninguém a não ser a deles e descriminam qualquer banda que tratem a religião cristã com respeito. Isso é um fato!
Não acredito que Dave Mustaine tenha realmente vetado o Venom porém se o fez essa atitude não seria algo parecido com o que as bandas de Black Metal fazem e todos acham normal?
Não acho o radicalismo bom pra nenhuma das partes porém se tal ato se confirmar e ficar provado que o Venom foi vetado por Mustaine, não estariam aqui as bandas de Black Metal provando um pouco do seu próprio veneno? O que convenhamos não ajuda em nada a cena.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Trivium agradece Greyson Nekrutman e anuncia novo baterista
"Um cantor muito bom"; o vocalista grunge que James Hetfield queria emular
A canção do ZZ Top que, para Mark Knopfler, resume "o que importa" na música
O melhor disco do Kiss, de acordo com a Classic Rock
As 10 melhores músicas do Iron Maiden, de acordo com o Loudwire
Site americano elege melhores guitarristas do metal progressivo de todos os tempos
Após fim do Black Sabbath, Tony Iommi volta aos palcos e ganha homenagem de Brian May
Os 75 melhores discos da história do metal, segundo o Heavy Consequence
O álbum do Pink Floyd que David Gilmour acabou detestando por causa do Roger Waters
As 15 bandas mais influentes do metal de todos os tempos, segundo o Metalverse
A artista que Ritchie Blackmore chamou de "os Beatles desta geração"
A banda pioneira do punk que Joey Ramone adorava; "uma das minhas bandas favoritas"
Guns N' Roses homenageia seleção brasileira de 1970 em cartaz do show de São Paulo
O único frontman que Charlie Watts achava melhor que Mick Jagger
A banda de rock clássico que mudou a vida de Eddie Vedder de vez; "alma, rebeldia, agressão"

Será que não damos atenção demais aos críticos musicais?
Iron Maiden anuncia turnê norte-americana com Megadeth e Anthrax
Dirk Verbeuren divulga drum cam de "Tipping Point", nova música do Megadeth
A pior música do pior álbum do Megadeth, segundo o Heavy Consequence
Dave Mustaine diz que estava nervoso antes de tocar "Tipping Point" pela primeira vez ao vivo
A melhor música do melhor álbum do Megadeth, segundo o Heavy Consequence
Megadeth toca single "Tipping Point" ao vivo pela primeira vez
O álbum do Megadeth que mudou a vida de Dimebag Darrell
A melhor música do Megadeth, na opinião de Mateus Ribeiro
Metallica: a arte em "Lulu" e no "Kill 'Em All"
Guns N' Roses: o mundo visto do banquinho


