RECEBA NOVIDADES ROCK E METAL DO WHIPLASH.NET NO WHATSAPP

Matérias Mais Lidas


Outras Matérias em Destaque

"End of All Days", a música intensa do Rage que mistura a dor do luto, tristeza e isolamento

A reação dos membros do Paradise Lost quando foram chamados de "o novo Metallica"

O álbum que metade do Black Sabbath concordava ser o pior da banda

Dave Mustaine acha que último disco do Megadeth é o melhor da banda em décadas

Não é "Stairway" o hino que define o "Led Zeppelin IV", segundo Robert Plant

A surpreendente balada que era a música favorita de todos os tempos de Ozzy Osbourne

10 guitarristas impossíveis de serem copiados, conforme o Metal Injection

A única música de Cazuza que até hoje ninguém sabe o caso de amor que inspirou

O pior disco do Led Zeppelin, de acordo com o Ultimate Classic Rock

A razão que fez Freddie Mercury se recusar a tocar clássico do Queen: "Som horrível"

Slayer anuncia edição comemorativa do álbum "Hell Awaits"

Pete Townshend (The Who) admite usar IA para finalizar composições inéditas

Como Ozzy Osbourne e Sharon ajudaram a carreira do Lacuna Coil a decolar

Eric Peterson não cogita a aposentadoria do Testament; "Ainda me sinto jovem"

O show mais bizarro de Arnaldo Antunes: "Guitarrista estava no chão, pegando fogo"


Grave Digger

"Guns 'n Roses é muito comercial"

Por Marcelo Dias Albuquerque
Postado em 08 de setembro de 2013

Antes de tudo, esclareço que o título da matéria é meramente figurativo e não pretende criticar a banda citada. Seguindo, o tema abordado agora é a questão do que o público rock 'n roll julga como comercial. E isso geralmente parte de uma visão bastante superficial da coisa.

Primeiro, Guns and Roses não foi mais comercial do que qualquer outra coisa que tenha surgido naquela época (final dos anos 80). Havia o movimento Glam Metal de Hollywood, e nele havia uma porção de bandas "comerciais". Bon Jovi também era "comercial". E antes disso o KISS e o Van Halen também poderiam ser considerados "bandas comerciais".

Guns N' Roses - Mais Novidades

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 1

Mas o que é ser uma banda comercial, no fim das contas? E o que é ser true?

A resposta está na cabeça de cada um. O público julga que o fato da banda ser parte do mainstream faz dela inferior às bandas underground que existem por aí. Mas isso de certa forma pode fazer algum sentido. O que não faz sentido é o julgamento de condutas que os fãs costumam fazer sobre seus ídolos.

Vejo por aí um monte de gente achando que Lemmy Kilmister bebe Jack Daniel's no café da manhã. Tem gente que pensa que o Kiko Loureiro usa Tagima só porque ela é a "melhor marca". Há quem acredite que Slash boicotou o show com Michael Jackson porque ele é true, e não porque tenha sido tudo obviamente combinado antes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 2

Pense comigo: Um guitarrista solando loucamente não é um problema tão difícil assim de se resolver. Bastaria desligar o amplificador, não é? E quanto a beber uísque de marca famosa e posar em fotos com ele, isso parece uma atitude muito underground pra você, ou será que o Lemmy recebe um gordo cachê para fazer isso?

Não que eu esteja criticando. Se me oferecessem a possibilidade de ganhar dinheiro para beber uísque eu também aceitaria na hora. Atualmente tenho que pagar pelo meu uísque e não gosto muito disso.

O fato é que todos artistas que fazem grande sucesso são de certo modo comerciais. De algum modo eles tiveram que investir em publicidade ou se adaptar ao mercado musical. Iron Maiden é uma ótima banda, mas não é apenas por isso que mantém um sucesso ininterrupto. Eles também sempre se preocuparam com estética, sempre investiram em grandes palcos, tudo isso para entreter os olhos dos fãs e da mídia enquanto a música é executada. Será que os shows do Maiden teriam o mesmo efeito sem a presença de palco e todos os efeitos que usam? Em que isso os difere do KISS? Nada. As duas bandas investiram em imagem, cada uma do seu jeito.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 3

Com o Guns 'n Roses não foi nada diferente. As polêmicas, os clipes, a pose rockstar. Tudo faz parte de um pacote para tentar garantir o sucesso. E cada artista inteligente aposta em algum diferencial para avançar numa hipotética disputa pelo sucesso.

Motörhead é uma banda ímpar, mas se não fosse pelo visual e pela postura de seus integrantes, é possível que eles não tivessem ido tão longe. E até mesmo Black Sabbath se preocupava com sua imagem. Tony Iommy procurava dar um ar de guitarrista místico, com aura obscura, enquanto Ozzy era algum tipo de mensageiro do além. Se não fosse tão importante para eles a auto-imagem, então Iommy faria os shows vestido de camisa regata e calção de moletom.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 4
Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no Twitter

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps


Stamp


publicidadeLuis Alberto Braga Rodrigues | Rogerio Antonio dos Anjos | Everton Gracindo | Thiago Feltes Marques | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

 
 
 
 

RECEBA NOVIDADES SOBRE
ROCK E HEAVY METAL
NO WHATSAPP
ANUNCIE NESTE SITE COM
MAIS DE 4 MILHÕES DE
VIEWS POR MÊS