A relação entre a crítica e o público
Por Marcelo Dias Albuquerque
Postado em 08 de setembro de 2013
Recentemente enviei uma matéria para a Whiplash.net, um famoso site/revista online voltado para o público "headbanger". O artigo tratava de uma comparação entre Cliff Burton e Jason Newsted, e sobre uma eventual crítica à postura dos fãs com relação a ambos. É claro que eu não esperaria com isso menos do que receber um amontoado de críticas raivosas ou pelo menos gerar discussões acaloradas; foi justamente o que aconteceu e você pode conferir no link abaixo.
É lógico que não farei outro texto sobre o mesmo tema. Agora o assunto é referente ao tipo de reclamações que recebi. Não posso dizer que fiquei desapontado com a postura dos fãs, porque eu já esperava exatamente isso. O que me decepciona é que haja tão poucas pessoas capazes de compreender o papel de uma crítica. Parece que quase ninguém sabe distinguir o que é opinião (gosto) e crítica (análise).
É por isso que faço agora esse texto, que é para tentar esclarecer mais ou menos o que penso do assunto.
O público em geral interpreta a crítica de duas formas equivocadas. Alguns entendem como simples opinião, o que é um erro até tolerável; enquanto outros a levam a ferro e fogo, como se o autor da crítica estivesse legislando. Não é por aí. A boa crítica é uma análise de fatos que não deve levar em conta o gosto musical do autor. Quando fiz a crítica sobre Cliff Burton, que nem é uma crítica negativa a ele, não levei em conta o que eu realmente gosto do Metallica. O que importava para mim naquele momento era analisar fatos e elucidá-los.
Quando você diz "Eu não gosto de Nirvana", esta é sua opinião. Mas se você disser "Nirvana é a melhor banda que já existiu", então você precisa colocar argumentos e fatos para justificar esta afirmação. Posso dizer friamente que não gosto de coisas que considero boas, como metal melódico. Quando me perguntam se gosto de Angra eu sempre digo que não; mas se me perguntarem qual é a melhor banda de metal nacional que já existiu, levando em conta os fatos e a técnica, eu diria que o Angra é com certeza a melhor banda, mesmo não gostando de 90% de suas músicas. Meu gosto não interessa, o que interessa é a análise do conteúdo como um todo. É inegável que Andre Matos cante bem, talvez melhor do que a maioria; é inegável que a banda tenha nível técnico elevado, e é ainda mais indiscutível que suas composições sejam dificílimas; contudo, eu continuo não gostando de ouvir as músicas do mesmo jeito.
Você, que está lendo isso aqui agora, não deve interpretar minha crítica como uma lei. O que eu digo é o que penso, o que analiso. É provável que eu tenha razão, mas talvez não tenha. O fato de eu criticar sua banda preferida não te impede de continuar gostando dela, não é mesmo?
Por fim, é mais ou menos isso que quero dizer. Acho que, pelo menos no Brasil, a crítica musical é muito mal interpretada. E se este artigo servir para que algumas pessoas tentem entendê-la melhor, já serviu de alguma coisa.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O clássico do Black Sabbath em que Ronnie James Dio atingiu a nota mais alta de sua carreira
19 shows internacionais de rock e metal no Brasil até o final de agosto
Steve Harris defende "No Prayer for the Dying", oitavo álbum do Iron Maiden
5 clássicos do rock que chegam ao ápice já na introdução, segundo a Far Out Magazine
Como uma canção pop de 1968 separou o The Smiths no auge do sucesso?
Bruce Dickinson finaliza vocais para o seu novo álbum solo
Angus Young revela qual é sua guitarra favorita: "Nenhuma outra se compara!"
A música do Evergrey que levou Floor Jansen às lágrimas
Sid Wilson foi demitido do Slipknot, noticia o TMZ
A canção pop dançante que Lemmy colocou no nível dos maiores clássicos dos Beatles
A melhor música do Van Halen, de acordo com a Classic Rock
Com ex-membros do Type O Negative, Silvertomb anuncia "The Interpretation of Nightmares"
O estilo punk que Kurt Cobain considerava uma grande besteira
O álbum de 1983 que Dave Grohl considera "um dos melhores de todos os tempos"
"Não preciso provar nada", afirma Blaze Bayley, ex-vocalista do Iron Maiden
Filho confirma que Ozzy Osbourne não tinha condições de fazer o show de despedida
A banda de metal que fedia tanto que camarim em SP precisou ser repintado após uso
A música do Rush que para Neil Peart é "provavelmente uma das nossas melhores"



Os 5 melhores álbuns de todos os tempos, segundo Lucas Inutilismo
A importante lição que uma música "esquecida" do Metallica ensinou a Lars Ulrich
"Fade to Black" surpreendeu muita gente, menos os integrantes do Metallica
A banda que o Metallica praticamente destruiu em uma turnê pelos EUA
O músico que Lars Ulrich considerava parte insubstituível do Metallica
O melhor solo da história do thrash metal, segundo guitarrista do Machine Head
Kirk Hammett sentiu culpa e remorso por ter deixado o Exodus
Dave Mustaine já afirmou que foi demitido do Metallica por causa do ciúme de James Hetfield
5 bandas que superaram tragédia e fizeram mais sucesso após perder um integrante
5 músicas de metal que todo mundo conhece, mas quase ninguém sabe do que falam
Lobão: a defesa do roqueiro solitário
Preconceito: dificuldades de ser roqueiro em cidade do interior



