Números não mentem: qual sua banda matematicamente preferida?
Por Ricardo Mazzo
Postado em 20 de junho de 2013
Você sabe qual sua banda favorita? Imagino que sim. Seria fácil fazer um Top5 das suas bandas favoritas? E um Top10? Eu sempre tive uma clara idéia das minhas bandas favoritas, mas sempre foi "uma idéia", eu nunca parei para calcular (sim, calcular) se essa idéia estava correta. Até um mês atrás quando me perguntei: será que gosto mais de AC/DC ou de MOTORHEAD? De GAMMA RAY ou de BLACK SABBATH? Será que alguma banda é melhor que IRON MAIDEN? Será que alguma banda já fez mais lixos que o METALLICA? Será que alguma banda já fez mais clássicos que o METALLICA?
Ok, a pergunta estava lançada, mas como respondê-la de forma objetiva e imparcial? Simples, matematicamente (por mais ginasial que a matemática envolvida seja). Mais adiante, verão que no final das contas a decisão tem um lado subjetivo, obviamente, mas vale o exercício até lá. Listei no Excel as bandas que eu gostaria de analisar, álbum por álbum, música por música. A idéia era dar nota para cada música, calcular a média de cada álbum e de cada banda, para listá-los (las) de forma que eu tivesse a resposta desejada.
Para facilitar, defini que usaria apenas notas cheias para as músicas, ou seja, sem casas decimais, de 0 a 10. Para as médias, imaginei que duas casas decimais seriam suficientes para distinguir de melhor forma a classificação final. Sendo assim, o próximo passo foi definir o que era uma nota 5, uma nota 7 etc. Montei a lista abaixo para isso. Claro que muitos discordarão, cada um tem a sua e blábláblá, então entendam que essa é apenas a minha.
• De 0 a 2: das bandas que escolhi, nenhuma tem uma música tão ruim a ponto de tomar 2 ou menos, mas ainda pode acontecer caso o AC/DC grave um cover da Ivete Sangalo.
• 3: músicas muito ruins, daquelas que dá raiva da banda, por mais sinistra que ela seja. Exemplo: "All Within My Hands" do "St Anger" (2003) do METALLICA. Escrota.
• 4: músicas ruins, daquelas que você não vai mais ouvir, pelo menos não por vontade própria e você a pula toda vez que ouve o álbum na qual ela está. Exemplo: "Fear is the Key" do "Fear of the Dark" (1992) do IRON MAIDEN. Bem fraca…
• 5: músicas indiferentes, daquelas que se ouve na boa, que não chama a atenção por quase nada, bem medianas, de elevador. Exemplo: "Carry the Blessed Home" do "A Twist in the Mith" (2006) do BLIND GUARDIAN.
• 6: músicas boas, com alguma (ou até algumas) parte boa, mas que não tem aquele "punch" necessário para se destacar muito das demais, ou seja, falta alguma coisa. Exemplo: "All Screwed Up" do "Stiff Upper Lip" (2000) do AC/DC.
• 7: músicas realmente boas, de certa forma completas, que agradam, que não deixam a desejar. Músicas que são sempre legais de se ouvir, que não se muda de rádio quando começam a tocar, seja o motivo que for. Exemplo: "Lucretia" do "Rust in Peace" (1990) do MEGADETH.
• 8: músicas MUITO animais, daquelas que se paga ingresso para shows e tal. São composições diferenciadas, com solos, refrões, linhas de baixo e letras que apavoram. Exemplo: "Heading for Tomorrow" do "Heading for Tomorrow" (1990) do GAMMA RAY.
• 9: aqui estão aquelas que estão no portão de Vahalla, prontas para entrar, de armadura e machados em mãos, praticamente perfeitas. Só não são perfeitas porque os Deuses já escreveram músicas um pouco melhores. Exemplo: "Children of the Grave" do "Master of Reality" (1971) do BLACK SABBATH.
• 10: Perfeitas, das que você ouve 407 vezes no mesmo dia e faz o mesmo no dia seguinte, sem nunca enjoar. Exemplo: "Ace of Spades" do "Ace of Spades" (1980) do MOTORHEAD.
Até o momento, fiz as discografias completas de apenas 6 bandas: IRON MAIDEN, GAMMA RAY, METALLICA, MEGADETH, AC/DC e BLIND GUARDIAN. Estou no meio de algumas outras, mas apenas essas participarão do estudo aqui. Com todas as notas dadas, eu tinha a média de todos os álbuns, assim como das bandas e algumas outras estatísticas.
A primeira coisa que pensei foi na injustiça de comparar a média geral de uma banda como o IRON MAIDEN que tem 15 álbuns lançados com o METALLICA que tem "apenas" 9. Dessa forma, categorizei em "Geral" para a média de toda a discografia da banda e também calculei a média das Top10, 20, 30, 40 e 50 da banda.
No Geral, o GAMMA RAY é imbatível, sendo o único com média acima de 7, apesar de ter 10 álbuns lançados contra 15 do IRON MAIDEN, o 2º colocado. Se forem considerados apenas os 10 melhores da Donzela de Ferro, então a média da banda sobe para 7.40. Se considerado apenas os 10 primeiros, 7.19. Ou seja, ganharia do GAMMA RAY de qualquer forma.
Para não existir tal diferença, os Tops. Decidi que até 50 seria suficiente porque já é música demais e as músicas mais relevantes já estariam consideradas nesse montante. Mas a pergunta é: qual dessas classificações é a que melhor representa o seu gosto? Vale lembrar que a análise que está sendo feita é matemática e estou tentando isolar o fator subjetividade, como falei no começo do texto.
IRON MAIDEN ganha em todas as categorias, menos no Geral, apesar de já apresentado o motivo. A banda é muito superior, mantendo uma média maior que 9 por mais de 30 músicas. Muita coisa. GAMMA RAY fica obviamente com a 2ª colocação, sendo que só perde pro MAIDEN nos Tops. Ok, mas até aí é fácil. E as demais?
Depois de pensar um pouco, chega-se a conclusão de que o Geral apresenta o quanto de lixo a banda já criou. Por isso, o METALLICA fica com a última colocação nesse quesito. Já o Top10 premia os clássicos dos clássicos e só. Por isso, o MEGADETH fica para trás, apesar de algumas classiqueiras em sua carreira.
Resumindo, acredito que o Top30 seja a melhor classificação para determinar a sua lista na ordem correta. Para minha surpresa, apenas a 1ª e a 2ª posição são claras, já que em 3º empataram BLIND GUARDIAN e AC/DC e em 5º empataram os gêmeos METALLICA e MEGADETH. Para piorar, BLIND e AC/DC também empatam nos Top20 e nos Top40, mas os alemães são superiores no Geral e no Top10, enquanto Angus Young e sua trupe são pouco superiores no Top50.
Já a briga entre Hetfield e Mustaine é mais fácil de resolver. A banda do riff lord só ganha no Geral, tendo em vista os "St Anger", "Load" e "Reload" da vida do METALLICA. De resto, só perde ou empata. Então, mais uma vitória para Lars e James. Sendo assim, a classificação final, com as bandas feitas até agora, fica em IRON MAIDEN, GAMMA RAY, BLIND GUARDIAN, AC/DC, METALLICA e MEGADETH. MOTORHEAD, BLACK SABBATH e GRAVE DIGGER são os próximos que entrarão nesse ranking e muita coisa deve mudar.
Para concluir o texto, pode-se bagunçar um pouco essa análise com a seguinte informação. Dos Top50 álbuns de todas essas bandas, a banda de Steve Harris aparece 12 vezes, enquanto o MEGADETH aparece 10 vezes, deixando para trás Kai Hansen com 8, AC/DC e BLIND GUARDIAN com 7 e METALLICA com 6. O que acham? Muda algo?
E também podemos colocar na discussão os álbuns com mesma média, mas com notas diferentes para suas músicas. Por exemplo, o que é melhor, um álbum com 4 músicas nota 10 e 4 nota 5 ou um álbum com 8 músicas 7.5? Ou ainda álbuns com número de músicas diferentes, mas mesmas médias. Por exemplo, é obviamente mais difícil fazer um álbum de 12 músicas e média 7 do que um álbum de 8 músicas e média 7. E aí entra a subjetividade da sua escolha por um ou por outro, a não ser que queira colocar peso por número de músicas etc, que não foi o caso aqui.
E para você, qual sua banda matematicamente preferida?
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps