Matérias Mais Lidas

Raimundos: Canisso reforça que Digão surtou pois chama até João Gordo de pela sacoRaimundos
Canisso reforça que Digão surtou pois "chama até João Gordo de pela saco"

Loudwire: o pior álbum de 25 grandes bandas de rock e heavy metal, por Joe DivitaLoudwire
O pior álbum de 25 grandes bandas de rock e heavy metal, por Joe Divita

Iron Maiden: por que Paul Di'Anno adotava visual tão diferente de outros do metalIron Maiden
Por que Paul Di'Anno adotava visual tão diferente de outros do metal

Nightwish: Tuomas admite que pensou em acabar com a banda após Marko Hietala sairNightwish
Tuomas admite que pensou em acabar com a banda após Marko Hietala sair

Kiss: as cirurgias às quais Paul Stanley precisou ser submetido devido às turnêsKiss
As cirurgias às quais Paul Stanley precisou ser submetido devido às turnês

Dinho Ouro Preto: ele diz que votou em Haddad e fez campanha contra BolsonaroDinho Ouro Preto
Ele diz que votou em Haddad e fez campanha contra Bolsonaro

Eduardo Costa: ele diz que se inspirou em Cazuza e Renato Russo para sertanejo políticoEduardo Costa
Ele diz que se inspirou em Cazuza e Renato Russo para sertanejo político

Capital Inicial: comercial com Dinho Ouro Preto na final do BBB 21 é criticado na webCapital Inicial
Comercial com Dinho Ouro Preto na final do BBB 21 é criticado na web

Marilyn Manson: modelo Ashley Morgan Smithline diz que ele a fez beber sangue em pactoMarilyn Manson
Modelo Ashley Morgan Smithline diz que ele a fez beber sangue em "pacto"

Twisted Sister: cancelaram Gary Glitter, mas não Michael Jackson, diz Jay Jay FrenchTwisted Sister
"cancelaram Gary Glitter, mas não Michael Jackson", diz Jay Jay French

Greta Van Fleet: Regis Tadeu se rendeu ao talento da banda? (vídeo)Greta Van Fleet
Regis Tadeu se rendeu ao talento da banda? (vídeo)

Kerrang!: As 50 canções mais do mal em todos os temposKerrang!
As 50 canções mais "do mal" em todos os tempos

Pitty: cantora publica foto nua na internet e bate recorde de curtidasPitty
Cantora publica foto nua na internet e bate recorde de curtidas

BBB 21: cantores do programa fazem cover de Charlie Brown Jr e dividem opiniõesBBB 21
Cantores do programa fazem cover de Charlie Brown Jr e dividem opiniões

Ozzy Osbourne: quem é o Deus do Rock para o Madman?Ozzy Osbourne
Quem é o Deus do Rock para o Madman?


Arte Musical
Stamp
Korzus

Angra: A saída de Edu e suas implicações

Por Luizim Marques
Em 24/05/12

Edu Falaschi está fora do Angra. Da forma como as coisas estavam acontecendo, e da forma como estava tudo tão quieto, não é de surpreender que algo estivesse para acontecer. Também não é surpreendente, embora não fosse esperado, que Edu saísse da banda. Durante muitos anos, pouco mais de uma década, Falaschi foi, mais do que a voz e a cara, o para-raios da banda. Ainda vocalista do Symbols, ele se dispôs a carregar uma verdadeira cruz. Quando entrou na banda, o Angra já era grande. E muito de sua grandeza foi obtida devido ao vocalista anterior, absurdamente competente e extremamente carismático.

Quando Matos abandonou o barco, muitos acharam que seria o fim. E, mesmo não sendo, Edu sofreu com o estigma da enorme sombra de Andre, muito por culpa dos fãs xiitas da banda, que foram e são incapazes de consumir o trabalho de um bom artista sem compará-lo ao seu predecessor. Isso obviamente tirou muito da sua alegria de estar presente na banda, porém aguentou firme e sobreviveu dentro dela para lançar pelo menos dois bons álbuns, sendo um desses extremamente aclamado, competindo com o Holy Land como "O ÁLBUM" do Angra para a maioria de seus fãs e críticos especializados: falo do Temple of Shadows. O outro obviamente é o Rebirth. Completam sua discografia o Aurora Consurgens e o Aqua.

O período do Temple of Shadows também remete ao início de seus problemas mais visíveis de perda de saúde vocal, cujos quais Falaschi luta para se livrar até hoje, sendo estes problemas os responsáveis por boa parte das reclamações dos fãs, sobretudo ao vivo. Edu tem uma boa voz, mas foi notório o comprometimento de sua saúde, que foi caindo vertiginosamente ao longo dos anos, pois, no sacrifício, ele continuou a fazer shows sem parar para resolver seu problema. James La Brie parou de cantar por praticamente um ano para voltar a ficar em forma para o Dream Theater. Funcionou. Edu não parou de forma alguma, cantando num padrão vocal, numa tessitura que não era a sua. De fato, nem as próprias músicas que escreveu para si próprio no Angra parecem ser confortáveis para o vocalista. Então, além de "emular" as linhas vocais de Andre Matos nas músicas antigas, ainda compôs músicas que fugiam de sua extensão. É claro que ele conseguiu cantar, mas faça isso por dez anos e você perceberá os estragos mais na frente.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Seja como for, com o tempo, Edu Falaschi conseguiu dar uma cara para a banda. E a ela foi fiel durante anos. Em meados da década, contudo, passou a dividir seu tempo entre o Angra e o Almah, esta última sendo uma banda de sua própria criação. Integrar outra banda além do Angra não é propriamente uma infidelidade, mas de certo modo mostra como não havia plena felicidade dentro de sua banda principal, pois foi preciso criar um projeto próprio para poder acomodar sua produção musical excedente, algo que o Angra não aproveitaria. Edu mostrou seu valor como compositor de forma efetiva no Almah, embora também tenha boas composições no Angra. Percebe-se isso facilmente comparando a diferença de assimilação entre o Motion e o Aqua, que são dois discos praticamente contemporâneos. Sem sombra de dúvidas, o disco do Almah é melhor.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Diversos eventos ocorreram além desses, e alguns trouxeram repercussões bastante negativas. Por exemplo, no fatídico dia do metal nacional. Edu, em um momento de destempero, soltou um comentário no mínimo infeliz por mais ou menos 10 minutos acerca da cena Heavy Metal brasileira. Embora muita coisa que ele tenha dito seja verdade, existe um velho dito popular que diz: "quem bate perde a razão". E foi exatamente isso que aconteceu. Embora suas criticas tenham, sim, fundamento, ele foi altamente contundente com seu público, de uma maneira até mesmo chula, pejorativa. E, a partir desse episódio, Edu protagonizou, na maioria das vezes por meio de seu Twitter, uma série de comentários polêmicos, divisores de opiniões, em sua maioria incitando a fúria dos Bangers. Como último exemplo disso, temos o seu comentário final (e positivo) sobre o Metal Open Air, gerando muita fúria e destempero por parte da nação metal em todo o Brasil, humilhada física, financeira e psicologicamente por uma produção, no mínimo, desastrosa.

O último grande show do Angra com Falaschi ocorreu no Rock N’ Rio, em 2011. Privado de vários recursos de palco, o Angra executou um show bem aquém de suas apresentações costumeiras. Talvez por isso (ou não) Edu fez realmente um show bem abaixo de sua capacidade e a banda então entrou em um hiato.

Todos nós paramos e certamente refletimos por alguns minutos, certamente sobre seu comunicado na madrugada dessa quinta feira (24/05/2012), principalmente porque ele veio acompanhado do comunicado de Felipe Andreoli, baixista do Angra e do Almah, sobre seu desligamento desta última banda. Felipe mencionou um desgaste da relação em âmbito pessoal. Isso pode ter sido o real motivo de sua saída do Almah, mas esse desgaste também pode ter chegado a "alta-cúpula" do Angra, formada por Loureiro e Bittencourt. É muito estranha uma saída dupla desse nível, com Falaschi se desligando do Angra e Andreoli, o único do Angra além de Falaschi, saindo do Almah ao mesmo tempo. Tudo isso, claro, é especulação, mas já nos traz um direcionamento de que a ligação entre Edu e Angra já vinha fraca.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Como não podia deixar de ser, óbvio, todas as atenções agora se voltam para Andre Matos. Com sua volta ao Viper, em princípio até julho (e então com data certa para acabar, teoricamente), com sua saída do Symfonia e gerenciando de forma branda e sóbria sua carreira solo, tempo é algo que o vocalista deve ter sem maiores problemas. Livre de Toninho Pirani, o Angra já não mais parece ser um ambiente tão improvável assim para a sua volta. Por outro lado, Ricardo Confessori pode ser o grande obstáculo, já que os dois tiveram problemas sérios no Shaman.

Outro caminho lógico seria Rafael Bittencourt assumir em definitivo os vocais do Angra. Rafa já mostrou que isso é possível. O Brainworms I é um grande trabalho, onde ele mostra toda sua desenvoltura como guitarrista e também como vocalista. Os shows desse disco também mostraram que ao vivo ele é tão competente quanto em estúdio.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Não acredito em um novo vocalista para a banda e acho que isso está passando pela cabeça deles também: uma solução "doméstica". Foi isso que eles fizeram quando da saída do Aquiles, promovendo o retorno do Ricardo.

Seja como for, sorte ao Angra. Sorte ao Edu Falaschi também. Independente de seus problemas e críticas (justas ou não) escreveu seu nome na banda e com ela fez grandes trabalhos. Nasceu para o mundo como artista. A banda provavelmente também se sente grata, por todo o legado que este ajudou a criar e carregar. Aparentemente, a saída de Edu parece ser menos traumática que a de André em 2000. Tomara que seja mesmo. Se tem uma coisa que não faz falta ao Metal e que o já prejudicou diversas vezes foi essa segregação raivosa sem motivo aparente, algo tão incurável na cabeça dos homens e tão passível de melhora para o tempo, já que as vezes o tempo passa, o ressentimento fica e ninguém nem lembra ao certo do motivo. Tomara que, da mesma forma, se não for possível uma volta, que Andre Matos possa, sim, se aproximar mais dos músicos da banda, pelo menos em nível de amizade, companheirismo, ou que pelo menos seja possível mantê-los em um nível profissional. A música só iria se beneficiar com isso, bem como os fãs, seja no Angra ou em alguma outra possibilidade vindoura de trabalho. Todos nós agradecemos.

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

💬 Ler e postar comentários


Edu Falaschi - Vera Cruz
Pentral
MOPD
publicidade
Ademir Barbosa Silva | Alexandre Faria Abelleira | Andre Sugaroni | André Silva Eleutério | Antonio Fernando Klinke Filho | Bruno Franca Passamani | Caetano Nunes Almeida | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Eduardo Ramos | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cristofer Weber | César Augusto Camazzola | Dalmar Costa V. Soares | Daniel Rodrigo Landmann | Décio Demonti Rosa | Efrem Maranhao Filho | Eric Fernando Rodrigues | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Filipe Matzembacher | Gabriel Fenili | Helênio Prado | Henrique Haag Ribacki | Jesse Silva | José Patrick de Souza | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcelo H G Batista | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Reginaldo Tozatti | Ricardo Cunha | Ricardo Dornas Marins | Sergio Luis Anaga | Sergio Ricardo Correa dos Santos | Tales Dors Ciprandi | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Tom Paes | Vinicius Valter de Lemos | Wendel F. da Silva
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp


Rafael Bittencourt: Paulo Gustavo uniu esquerda, direita, pobre, rico com seu talentoRafael Bittencourt
"Paulo Gustavo uniu esquerda, direita, pobre, rico com seu talento"

Serginho Groisman: chateado pela falta de reconhecimento do punk e metal no BrasilSerginho Groisman
Chateado pela falta de reconhecimento do punk e metal no Brasil

Aquiles Priester: o que deu errado na caótica entrevista a Jô Soares em 2012Aquiles Priester
O que deu errado na caótica entrevista a Jô Soares em 2012

Lista: 10 bandas de rock e heavy metal com integrantes nascidos em países diferentesLista
10 bandas de rock e heavy metal com integrantes nascidos em países diferentes

Fabio Lione: Por que acha que eu não queria participar do livro sobre Andre Matos?Fabio Lione
"Por que acha que eu não queria participar do livro sobre Andre Matos?"

Lista: 20 músicas de bandas de rock e metal que valem por um álbum inteiro - Parte 3Lista
20 músicas de bandas de rock e metal que valem por um álbum inteiro - Parte 3

Angra: com bênção de Andre Matos, Bruno Sutter foi cogitado para entrar na bandaAngra
Com bênção de Andre Matos, Bruno Sutter foi cogitado para entrar na banda

Angra: a reação de Edu Falaschi ao saber que Marcelo Barbosa entraria para a bandaAngra
A reação de Edu Falaschi ao saber que Marcelo Barbosa entraria para a banda

Judas Priest: em vídeo, análise de "Jugulator" e "Demolition"

Som de Peso: 25 anos de "Holy Land", a obra-prima do Angra (vídeo)

Angra: vídeo de Nova Era com participação da Família Lima no DVD ØMNI LiveAngra
Vídeo de "Nova Era" com participação da Família Lima no DVD "ØMNI Live"

Aquiles Priester: por que ele não permite fotógrafos perto da bateria em showsAquiles Priester
Por que ele não permite fotógrafos perto da bateria em shows

Edu Falaschi: DVD não foi liberado no Brasil porque pessoas vão comparar, diz AquilesEdu Falaschi
DVD não foi liberado no Brasil porque "pessoas vão comparar", diz Aquiles

Sonoridades: Papo Batera com Bruno Valverde (vídeo)Sonoridades
Papo Batera com Bruno Valverde (vídeo)

Angra: assista vídeo de Rebirth no DVD ØMNI LiveAngra
Assista vídeo de "Rebirth" no DVD "ØMNI Live"


João Gilberto: Andre Matos e Kiko Loureiro com o Angra tocando Chega de SaudadeJoão Gilberto
Andre Matos e Kiko Loureiro com o Angra tocando "Chega de Saudade"

Angra: com Sandy e Alissa, sucesso de Black Widow's Web não era esperadoAngra
Com Sandy e Alissa, sucesso de "Black Widow's Web" não era esperado

Angra: a bela versão de Wuthering Heights sacada de Angels CryAngra
A bela versão de "Wuthering Heights" sacada de Angels Cry


Black Sabbath: um Tony Iommi que você não conheciaBlack Sabbath
Um Tony Iommi que você não conhecia

The Voice Kids: garotinha canta Led Zeppelin e conquista todosThe Voice Kids
Garotinha canta Led Zeppelin e conquista todos