MP3 prossegue envolto em polêmica
Postado em 01 de maio de 2000
Embora o MP3 seja considerado atualmente uma das maiores "vedetes" no meio musical, a polêmica envolvendo direitos autorais aparentemente está longe de acabar; um dos últimos lances envolvendo o assunto foi a decisão de um Juiz americano que considerou ilegal a iniciativa da empresa MP3.com de oferecer versões em MP3 de músicas de diversos artistas, por entender que trata-se de violação de direitos autorais.
"Estamos satisfeitos com esta decisão judicial" disse Hilary Rosen, presidente da toda-poderosa RIAA, associação que trata da defesa dos direitos autorais das gravadoras.
Executivos da MP3.com afirmam que a companhia não encerrará atividades e que eles vão recorrer judicialmente da decisão. "Olhamos esta situação como uma luta de peso-pesados entre nós e os cinco maiores pugilistas existentes" (numa referência as cinco maiores selos americanos da atualidade), diz Michael Robertson, executivo chefe da MP3.com.
A grande questão nisso tudo é verificar se a MP3.com é um serviço on-line que permite ao consumidor o uso legal de música ou se é uma firma que captaliza os direitos autorais de outras companhias.
Resta agora aguardar se haverá algum acordo entre as partes ou se a MP3.com será multada por uso indevido de material sem pagar direitos autorais. Se for este o caso, especula-se multas que deverão variar entre $750 e $30.000 por música.
Esta decisão poderá influir no desfecho de outra ação movida pelo Metallica contra a Napster Inc (criadora de programa destinado a troca de arquivos mp3), pelo uso indevido de suas canções.
Segundo Lars Ulrich: "A cada álbum passamos por um processo desgastante de composição, para chegar a música que achamos ser digna do Metallica naquele momento de nossas vidas. Levamos muito a sério nosso material, seja música, letras, fotos ou artes, assim como a maioria dos artistas. Nos deixa doentes saber que nossa criação está sendo negociada como mercadoria e não como arte. De um ponto de vista comercial isso é simplesmente pirataria - se apossar de algo que não pertence a você - é moralmente e legalmente errado. A comercialização destas informações - sejam música, vídeos, fotos ou qualquer outra coisa - é, de fato, comercialização de mercadoria roubada."
A banda estará on-line na próxima terça-feira (02/05) às 8pm EDT no chat.yahoo.com e www.artistdirect.com/metallica para explicar aos seus fãs porque resolveu mover este processo. "Entendemos que esta é uma questão polêmica, com implicações que alguns de nossos fãs podem não entender. Sempre respeitamos e valorizamos nossos fãs e gostaríamos de discutir com eles o motivo de movermos esta ação, responder às suas dúvidas diretamente, explicar pormenores do caso e ouvir suas opiniões" disse Jason Newsted numa entrevista recentemente.
Além do Metallica o rapper Dr.Dre também está processando o Napster pelos mesmos motivos. A polêmica está bem longe de terminar... resta aguardar os acontecimentos...
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Guns N' Roses fará 9 shows no Brasil em 2026; confira datas e locais
A maior canção já escrita de todos os tempos, segundo o lendário Bob Dylan
O grupo psicodélico que cativou Plant; "Uma das minhas bandas favoritas de todos os tempos"
O que pode ter motivado a saída abrupta de Fabio Lione do Angra?
Angra "deixa escapar" que Alírio Netto faz parte de sua formação atual
Billboard Brasil confirma que Alírio Netto é o novo vocalista do Angra
Bangers Open Air acerta a mão mais uma vez e apresenta line-up repleto de opções
Guns N' Roses anuncia lançamento dos singles "Nothin" e "Atlas" para 2 de dezembro
Show do Angra no Bangers Open Air será dividido em três atos
James Hetfield não ficou feliz com o visual adotado pelo Metallica nos anos 90
4 candidatas a assumir os vocais do Arch Enemy após a saída de Alissa White-Gluz
A melhor banda de rock de todos os tempos, segundo Bono do U2
As três linhas de baixo favoritas de Flea, do Red Hot Chili Peppers
"Melhor que os Beatles"; a banda que Jack Black e Dave Grohl colocam acima de todas
John Lennon "agradecia a Jesus todo dia" por decisão dos Beatles que foi um livramento
Perfeccionista, Eloy queria tocar tudo sem erro. Mas não é isso que o Slipknot quer dele
O apelido que David Gilmour odeia ser chamado - e Roger Waters chama
Simmons: "Falta coragem para processar quem faz downloads!"



