MP3 prossegue envolto em polêmica
Postado em 01 de maio de 2000
Embora o MP3 seja considerado atualmente uma das maiores "vedetes" no meio musical, a polêmica envolvendo direitos autorais aparentemente está longe de acabar; um dos últimos lances envolvendo o assunto foi a decisão de um Juiz americano que considerou ilegal a iniciativa da empresa MP3.com de oferecer versões em MP3 de músicas de diversos artistas, por entender que trata-se de violação de direitos autorais.
"Estamos satisfeitos com esta decisão judicial" disse Hilary Rosen, presidente da toda-poderosa RIAA, associação que trata da defesa dos direitos autorais das gravadoras.
Executivos da MP3.com afirmam que a companhia não encerrará atividades e que eles vão recorrer judicialmente da decisão. "Olhamos esta situação como uma luta de peso-pesados entre nós e os cinco maiores pugilistas existentes" (numa referência as cinco maiores selos americanos da atualidade), diz Michael Robertson, executivo chefe da MP3.com.
A grande questão nisso tudo é verificar se a MP3.com é um serviço on-line que permite ao consumidor o uso legal de música ou se é uma firma que captaliza os direitos autorais de outras companhias.
Resta agora aguardar se haverá algum acordo entre as partes ou se a MP3.com será multada por uso indevido de material sem pagar direitos autorais. Se for este o caso, especula-se multas que deverão variar entre $750 e $30.000 por música.
Esta decisão poderá influir no desfecho de outra ação movida pelo Metallica contra a Napster Inc (criadora de programa destinado a troca de arquivos mp3), pelo uso indevido de suas canções.
Segundo Lars Ulrich: "A cada álbum passamos por um processo desgastante de composição, para chegar a música que achamos ser digna do Metallica naquele momento de nossas vidas. Levamos muito a sério nosso material, seja música, letras, fotos ou artes, assim como a maioria dos artistas. Nos deixa doentes saber que nossa criação está sendo negociada como mercadoria e não como arte. De um ponto de vista comercial isso é simplesmente pirataria - se apossar de algo que não pertence a você - é moralmente e legalmente errado. A comercialização destas informações - sejam música, vídeos, fotos ou qualquer outra coisa - é, de fato, comercialização de mercadoria roubada."
A banda estará on-line na próxima terça-feira (02/05) às 8pm EDT no chat.yahoo.com e www.artistdirect.com/metallica para explicar aos seus fãs porque resolveu mover este processo. "Entendemos que esta é uma questão polêmica, com implicações que alguns de nossos fãs podem não entender. Sempre respeitamos e valorizamos nossos fãs e gostaríamos de discutir com eles o motivo de movermos esta ação, responder às suas dúvidas diretamente, explicar pormenores do caso e ouvir suas opiniões" disse Jason Newsted numa entrevista recentemente.
Além do Metallica o rapper Dr.Dre também está processando o Napster pelos mesmos motivos. A polêmica está bem longe de terminar... resta aguardar os acontecimentos...
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Divulgados os valores dos ingressos para o Monsters of Rock 2026
Robert Plant tem show anunciado no Brasil para 2026
Kerry King coloca uma pá de cal no assunto e define quem é melhor, Metallica ou Megadeth
A mensagem de Donald Trump para a família de Ozzy, e a reação de Sharon
Lynyrd Skynyrd é confirmado como uma das atrações do Monsters of Rock
O guitarrista que, segundo Slash, "ninguém mais chegou perto de igualar"
Dave Mustaine lamenta o estado atual do metal e do rock
Por que o Kid Abelha não deve voltar como os Titãs, segundo Paula Toller
A banda lendária que apresentou Tom Morello ao "Espírito Santo do rock and roll"
A capa do Iron Maiden que traz nove bandeiras de países envolvidos na Guerra Fria
Ozzy Osbourne foi secretamente hospitalizado duas semanas antes do último show
A reação de Dave Mustaine quando se ouviu cantando pela primeira vez
A banda norueguesa que alugou triplex na cabeça de Jessica Falchi: "Chorei muito"
Hellfest terá 183 bandas em 4 dias de shows na edição de 2026 do festival
Slash explica por que tocar o solo "diferente do disco" é uma faca de dois gumes
A mentira sobre "Sweet Child O' Mine" que Slash desmentiu 35 anos depois
A banda brasileira que na opinião de Regis Tadeu é "o Luciano Huck do rock"
Raul Seixas explica por que chamou Paralamas do Sucesso de "Para-choques do Fracasso"

Simmons: "Falta coragem para processar quem faz downloads!"



