MP3 prossegue envolto em polêmica

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Enviar correções  |  Comentários  | 

Matéria de 01/05/00. Quer matérias recentes sobre Rock e Heavy Metal?

Embora o MP3 seja considerado atualmente uma das maiores "vedetes" no meio musical, a polêmica envolvendo direitos autorais aparentemente está longe de acabar; um dos últimos lances envolvendo o assunto foi a decisão de um Juiz americano que considerou ilegal a iniciativa da empresa MP3.com de oferecer versões em MP3 de músicas de diversos artistas, por entender que trata-se de violação de direitos autorais.

5000 acessosPearl Jam: banda tenta tocar Rush em homenagem a Geddy Lee mas desiste5000 acessosRatos de Porão: O elogio de João Gordo aos garotos do Restart

"Estamos satisfeitos com esta decisão judicial" disse Hilary Rosen, presidente da toda-poderosa RIAA, associação que trata da defesa dos direitos autorais das gravadoras.

Executivos da MP3.com afirmam que a companhia não encerrará atividades e que eles vão recorrer judicialmente da decisão. "Olhamos esta situação como uma luta de peso-pesados entre nós e os cinco maiores pugilistas existentes" (numa referência as cinco maiores selos americanos da atualidade), diz Michael Robertson, executivo chefe da MP3.com.

A grande questão nisso tudo é verificar se a MP3.com é um serviço on-line que permite ao consumidor o uso legal de música ou se é uma firma que captaliza os direitos autorais de outras companhias.

Resta agora aguardar se haverá algum acordo entre as partes ou se a MP3.com será multada por uso indevido de material sem pagar direitos autorais. Se for este o caso, especula-se multas que deverão variar entre $750 e $30.000 por música.

Esta decisão poderá influir no desfecho de outra ação movida pelo Metallica contra a Napster Inc (criadora de programa destinado a troca de arquivos mp3), pelo uso indevido de suas canções.

Segundo Lars Ulrich: "A cada álbum passamos por um processo desgastante de composição, para chegar a música que achamos ser digna do Metallica naquele momento de nossas vidas. Levamos muito a sério nosso material, seja música, letras, fotos ou artes, assim como a maioria dos artistas. Nos deixa doentes saber que nossa criação está sendo negociada como mercadoria e não como arte. De um ponto de vista comercial isso é simplesmente pirataria - se apossar de algo que não pertence a você - é moralmente e legalmente errado. A comercialização destas informações - sejam música, vídeos, fotos ou qualquer outra coisa - é, de fato, comercialização de mercadoria roubada."

A banda estará on-line na próxima terça-feira (02/05) às 8pm EDT no chat.yahoo.com e www.artistdirect.com/metallica para explicar aos seus fãs porque resolveu mover este processo. "Entendemos que esta é uma questão polêmica, com implicações que alguns de nossos fãs podem não entender. Sempre respeitamos e valorizamos nossos fãs e gostaríamos de discutir com eles o motivo de movermos esta ação, responder às suas dúvidas diretamente, explicar pormenores do caso e ouvir suas opiniões" disse Jason Newsted numa entrevista recentemente.

Além do Metallica o rapper Dr.Dre também está processando o Napster pelos mesmos motivos. A polêmica está bem longe de terminar... resta aguardar os acontecimentos...

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Pirataria"

Dave GrohlDave Grohl
Culpa não é da pirataria, é da falta de talento

Iron MaidenIron Maiden
Pirataria ajuda banda a definir roteiro das tours?

Gene SimmonsGene Simmons
"Falta coragem para processar quem faz downloads!"

0 acessosTodas as matérias da seção Notícias0 acessosTodas as matérias sobre "Pirataria"

Pearl JamPearl Jam
Banda tenta tocar Rush em homenagem a Geddy Lee mas desiste

Ratos de PorãoRatos de Porão
O elogio de João Gordo aos garotos do Restart

BehemothBehemoth
Nergal mitando em foto no Aeroporto de Guarulhos

5000 acessosHit Parader: Os maiores vocais do Heavy Metal segundo a revista5000 acessosThe Voice Kids: até Brian May ficou impressionado com brasileiro5000 acessosRock Brasileiro: uma lista das 10 maiores bandas5000 acessosVirais true: vídeos sobre Rock e Heavy Metal que bombaram em 20125000 acessosPantera: veja o manifesto de Phil Anselmo com a letra do AC/DC4846 acessosMegadeth: Broderick não quer fama ou dinheiro, quer fazer música

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online