MP3 prossegue envolto em polêmica
Postado em 01 de maio de 2000
Embora o MP3 seja considerado atualmente uma das maiores "vedetes" no meio musical, a polêmica envolvendo direitos autorais aparentemente está longe de acabar; um dos últimos lances envolvendo o assunto foi a decisão de um Juiz americano que considerou ilegal a iniciativa da empresa MP3.com de oferecer versões em MP3 de músicas de diversos artistas, por entender que trata-se de violação de direitos autorais.
"Estamos satisfeitos com esta decisão judicial" disse Hilary Rosen, presidente da toda-poderosa RIAA, associação que trata da defesa dos direitos autorais das gravadoras.
Executivos da MP3.com afirmam que a companhia não encerrará atividades e que eles vão recorrer judicialmente da decisão. "Olhamos esta situação como uma luta de peso-pesados entre nós e os cinco maiores pugilistas existentes" (numa referência as cinco maiores selos americanos da atualidade), diz Michael Robertson, executivo chefe da MP3.com.
A grande questão nisso tudo é verificar se a MP3.com é um serviço on-line que permite ao consumidor o uso legal de música ou se é uma firma que captaliza os direitos autorais de outras companhias.
Resta agora aguardar se haverá algum acordo entre as partes ou se a MP3.com será multada por uso indevido de material sem pagar direitos autorais. Se for este o caso, especula-se multas que deverão variar entre $750 e $30.000 por música.
Esta decisão poderá influir no desfecho de outra ação movida pelo Metallica contra a Napster Inc (criadora de programa destinado a troca de arquivos mp3), pelo uso indevido de suas canções.
Segundo Lars Ulrich: "A cada álbum passamos por um processo desgastante de composição, para chegar a música que achamos ser digna do Metallica naquele momento de nossas vidas. Levamos muito a sério nosso material, seja música, letras, fotos ou artes, assim como a maioria dos artistas. Nos deixa doentes saber que nossa criação está sendo negociada como mercadoria e não como arte. De um ponto de vista comercial isso é simplesmente pirataria - se apossar de algo que não pertence a você - é moralmente e legalmente errado. A comercialização destas informações - sejam música, vídeos, fotos ou qualquer outra coisa - é, de fato, comercialização de mercadoria roubada."
A banda estará on-line na próxima terça-feira (02/05) às 8pm EDT no chat.yahoo.com e www.artistdirect.com/metallica para explicar aos seus fãs porque resolveu mover este processo. "Entendemos que esta é uma questão polêmica, com implicações que alguns de nossos fãs podem não entender. Sempre respeitamos e valorizamos nossos fãs e gostaríamos de discutir com eles o motivo de movermos esta ação, responder às suas dúvidas diretamente, explicar pormenores do caso e ouvir suas opiniões" disse Jason Newsted numa entrevista recentemente.
Além do Metallica o rapper Dr.Dre também está processando o Napster pelos mesmos motivos. A polêmica está bem longe de terminar... resta aguardar os acontecimentos...
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A melhor banda ao vivo de todos os tempos, segundo Corey Taylor do Slipknot
A opinião de Ronnie James Dio sobre Bruce Dickinson e o Iron Maiden
Os 11 melhores álbuns de rock progressivo conceituais da história, segundo a Loudwire
Quando David Gilmour salvou um show do Jimi Hendrix; "eles estavam muito nervosos"
Graspop Metal Meeting terá 128 bandas em 4 dias de shows na edição de 2026 do festival
Megadeth anuncia show em país onde nunca tocou
Ouça "Body Down", primeira música do projeto Stanley Simmons
Viúva de Canisso acusa Raimundos de interromper repasses previstos em contrato
Régis Tadeu explica o que está por trás da aposentadoria do Whitesnake
Os dois bateristas que George Martin dizia que Ringo Starr não conseguiria igualar
A lendária guitarra inspirada em Jimmy Page, Jeff Beck e Eric Clapton que sumiu por 44 anos
Steve Harris admite que a aposentadoria está cada vez mais próxima
Lemmy e a inusitada gentileza com Kinder Ovos ao receber Fernanda Lira no camarim
Avenged Sevenfold lança single inédito para o novo jogo da franquia Call of Duty
Após negócio de 600 milhões, Slipknot adia álbum experimental prometido para esse ano
Rick Wakeman diz que mixagem do Yes era "piada" e desmente estereótipo da banda
Regis Tadeu lista as três melhores músicas da Legião Urbana
Metal Sucks: os melhores álbuns de metal do século 21


Simmons: "Falta coragem para processar quem faz downloads!"



