Pirataria ajuda o Iron Maiden a definir roteiro das tours?
Fonte: Bravewords
Postado em 26 de dezembro de 2013
NOTA DO EDITOR: a matéria abaixo, amplamente divulgada em toda a internet, foi mais tarde negada por uma das fontes citadas. Leia mais sobre o desmentido no link abaixo. Esta matéria foi mantida para referência.
De acordo com o site Torrentfreak.com, o IRON MAIDEN tem uma atitude bastante criativa (e por que não dizer positiva) em relação à pirataria das músicas do grupo. Ao invés de caçar os que compartilham faixas do grupo para os processar, a banda tem usado informações sobre compartilhamento de arquivos para definir seus planos de turnê. E isso tem funcionado.
O conceito é simples: muitos estudos mostram que pessoas que compartilham arquivos de música gastam mais dinheiro em compras de outros tipos de material legalizado, como merchandise e ingressos para shows. A explicação é que "piratas" são fãs mais interessados do que aqueles que não compartilham arquivos, e que os downloads ilegais são apenas um complemento ao material oficial comprado por eles.
Ou seja, os que trocam arquivos não-autorizados são na verdade os melhores clientes da indústria musical. Então ao invés de caçar estes fãs, é muito mais lucrativo tocar para eles.
O Iron Maiden fez exatamente isso. Eles usam serviços da empresa Musicmetric para saber informações como, por exemplo, quais os álbuns mais pirateados. Gregory Mead, CEO da Musicmetric, explica: "Se você sabe o que toca os fãs, você pode maximizar o valor da sua base de fãs. Artistas podem pensar 'estamos sendo pirateados neste lugar, vamos fazer algo sobre isso' ou 'somos populares neste lugar, vamos fazer um show'."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As duas músicas do Judas Priest que Rob Halford detesta: "Lixo, só clichês"
O hit da Legião Urbana que foi mal interpretado como apologia ao fascismo
Os 3 artistas considerados "rock de tiozão" pelo baixista do Nirvana Krist Novoselic em 1992
As dez melhores músicas de thrash lançadas entre 2000 e 2020, segundo a Metal Hammer
O ajuste que Bruno Sutter sugere para a voz de Bruce Dickinson no Iron Maiden
Metal Hammer e Classic Rock classificam álbuns do Iron Maiden do pior ao melhor
Brian May diz que ele e Tony Iommi estão no novo álbum do Capitão Kirk
O motivo que Geddy Lee aponta para tanta gente simplesmente não gostar do Rush
A música do Judas Priest que tem um dos solos "mais gloriosos" do metal, segundo Rob Halford
Metal Hammer e Classic Rock ranqueiam discografia do Metallica do pior ao melhor
Regis Tadeu elege melhores e piores shows do primeiro fim de semana do Rock in Rio 2026
Em 1986, leitores da Kerrang! escolhiam os melhores discos do ano
Regis Tadeu explica por que o Slipknot deve agradecer de joelhos a Eloy Casagrande
A canção que Axl Rose gravou sob efeito de cogumelos e que deixou o Guns N' Roses furioso
Pirataria não ajudou a escolher roteiro das tours do Iron Maiden
Canal crava a tier list definitiva do Iron Maiden e joga um disco no fundo do poço
As faixas que colocam "Fear of the Dark" entre os piores discos do Iron Maiden
Os 10 vídeos mais vistos do Iron Maiden no YouTube incluem show no Brasil
Youtuber se pergunta: "Por que tantos músicos brasileiros odeiam o Iron Maiden?"
Por que o Iron Maiden é a melhor banda de heavy metal do mundo, segundo Bruce Dickinson
A banda britânica que merecia o público devoto do Iron Maiden, segundo Regis Tadeu
Mustaine diz que doença de Bruce Dickinson fez Megadeth trocar de baterista e guitarrista
Cinco bandas menos conhecidas que revelaram grandes nomes do metal


