Acústico Capital Inicial

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Carlos Roberto Merigo Filho
Enviar correções  |  Ver Acessos


Seguindo a tendência das grandes bandas nacionais da década de 80, como Paralamas do Sucesso, Barão Vermelho, Legião Urbana, Titãs, a banda Capital Inicial também procura uma pontinha no mercado de discos acústicos.

Capital Inicial: "Melhor banda de rock do Brasil é Legião Urbana", diz Dinho Ouro PretoSlash: Um dia Michael Jackson ficou puto com ele?

Estão reunidos no álbum Acústico MTV, todos os hits em versão desplugadas da carreira do Capital Inicial. Neste nono disco da banda, marcam presença as participações de convidados como Kiko Zambianchi e Zélia Duncan.

Gravado no Teatro Mars em São Paulo, o espetáculo já foi transmitido pela MTV na semana passada, e marcou também o lançamento do home vídeo e DVD do show. "O CD fecha com chave de ouro esse repertório de 17 anos de carreira", diz o guitarrista Loro Jones.

Entre as 14 faixas do disco, estão sucessos como "Veraneio Vascaína", o clássico "Música Urbana", "Atrás dos Olhos", "Todas as Noites" e "Passageiro", a versão para "Passenger" de Iggy Pop.

Além de todos os sucessos, o trabalho ainda traz as duas inéditas: "Tudo Que Vai", composta por Dado Villa-Lobos, e "Natasha". E ainda a regravação da música "Primeiros Erros", de Zambianchi.

O convite para a realização do projeto foi feito no final do ano passado e deixou, segundo Loro, o grupo muito satisfeito: "Escolhemos o repertório com facilidade, o local, onde nos sentimos em casa, e gravamos em março."


Sem os sopros e cordas, os arranjos mudaram um pouco. "Ensaiamos durante mais de um mês. Os recursos são outros, tive de largar a guitarra e pegar o violão, mas a energia ficou a mesma", garante Loro.

A participação de Kiko Zambianchi reforçou os violões, e da cantora Zélia Duncan deu um outro toque de sensibilidade ao trabalho. "O Kiko e a Zélia têm um elo com a história da banda", diz.

Zélia Duncan, assim como os integrantes do Capital, também é de Brasília, e conhece Dinho Ouro Preto desde os tempos de escola. No disco ela interpreta ao lado de Dinho, a canção "Eu Vou Estar", do álbum Atrás dos Olhos, que foi grande sucesso em 1999.

Kiko também tem uma forte ligação com a banda. "Nos conhecemos fazendo rock nos anos 80. Além de ser bom violonista e cantor, é nosso amigo. Joga bola com a gente, toma cerveja. Participou integralmente desse projeto, ensaiou junto tocando violão, o que acabou dando mais corpo."


Para o lançamento do disco, a banda já está preparando uma nova turnê que começa em Agosto no Olympia, famosa casa de shows de São Paulo. Dinho está confiante: "Estamos fechando um ciclo. Com Atrás Dos Olhos realizamos mais de 100 shows pelo país. O Acústico vai superar as expectativas."

Por muitos, o projeto de discos Acústicos é visto apenas como caça-níqueis, mas a realidade é que esse tipo de disco é usado também para aquecer novamente o sucesso na carreira de uma banda. A qualidade desde tipo de produção vem sendo excelente, e com o Capital Inicial não será diferente. Trazendo sucessos antigos desplugados, marcado por participações especiais e toda a divulgação esquematizada pela MTV, a banda tem tudo para voltar as paradas de sucesso.

Algo que o grupo brasiliense já voltou a conhecer nos anos de 98/99 quando o disco Atrás dos Olhos esteve entre os mais vendidos, e emplacou quatro músicas nas rádios. O Capital Inicial é uma banda que teve influência direta da Legião Urbana, já que Dinho e Renato Russo eram amigos. Se isso tiver influência nas vendas esse Acústico também vai faturar muito, já que o projeto desplugado do Legião Urbana vendeu mais de 1 milhão de cópias em menos de duas semanas, desbancando a hegemonia dos Titãs no mercado acústico.




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato. Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Denuncie os que quebram estas regras e ajude a manter este espaço limpo.


Todas as matérias da seção NotíciasTodas as matérias sobre "Capital Inicial"


Capital Inicial: Melhor banda de rock do Brasil é Legião Urbana, diz Dinho Ouro PretoCapital Inicial
"Melhor banda de rock do Brasil é Legião Urbana", diz Dinho Ouro Preto

Capital Inicial: novo álbum solo de Dinho Ouro Preto será lançado este mêsCapital Inicial: vocalista Dinho Ouro Preto lança canal no YouTube

Júnior Groovador: com ajuda de Dinho, ele aguarda Jack Black e quer ver o Red HotJúnior Groovador
Com ajuda de Dinho, ele aguarda Jack Black e quer ver o Red Hot

Fê Lemo: Baterista do Capital Inicial desenvolve carreira na Música Eletrônica

Bon Jovi: o Capital Inicial dos EUA, diz jornalista da ESPNBon Jovi
"o Capital Inicial dos EUA", diz jornalista da ESPN

Capital Inicial: uma aula de como se faz um show de rock em POA

Dinho Ouro Preto: A Dilma me incomodava, mas o impeachment me incomoda tambémDinho Ouro Preto
A Dilma me incomodava, mas o impeachment me incomoda também

Dinho Ouro Preto: Scorpions, Rory Gallagher, Uriah Heep, Iron Maiden e outrosDinho Ouro Preto
Scorpions, Rory Gallagher, Uriah Heep, Iron Maiden e outros

Malta e Coldplay: liderando lista de músicas mais chatas de 2014Malta e Coldplay
Liderando lista de músicas mais chatas de 2014


Slash: Um dia Michael Jackson ficou puto com ele?Slash
Um dia Michael Jackson ficou puto com ele?

Metal Extremo: algumas bandas que você precisa ouvirMetal Extremo
Algumas bandas que você precisa ouvir

Pantera: o surreal e constrangedor funeral de Dimebag DarrellPantera
O surreal e constrangedor funeral de Dimebag Darrell

Separados no nascimento: Ozzy Osbourne e Jim CarreySeparados no nascimento
Ozzy Osbourne e Jim Carrey

Metal: as bandas e sub-gêneros mais odiados pelos metalheadsMetal
As bandas e sub-gêneros mais odiados pelos metalheads

Metallica: Irmãs gêmeas tocam música da banda na harpaMetallica
Irmãs gêmeas tocam música da banda na harpa

Nightwish: Anette não queria Floor Jansen na banda em 2012Nightwish
Anette não queria Floor Jansen na banda em 2012


Sobre Carlos Roberto Merigo Filho

Louco por Rock 'n Roll de todos os tipos desde sua criação até os dias de hoje, infelizmente não toca nada. Suas bandas preferidas são Kiss, The Black Crowes, Aerosmith, The Cult, Iron Maiden, Black Sabbath, Queen, Camisa de Venus, Velhas Virgens, etc.

Mais matérias de Carlos Roberto Merigo Filho no Whiplash.Net.