Primeira apresentação de air guitar no Brasil
Fonte: Jornal da Globo
Postado em 05 de novembro de 2002
Jimmy Hendrix. Pete Townshend. Jimmy Page. Angus Young. Além de bons músicos, esses guitarristas fizeram sucesso pelo modo de tocar. Um espetáculo a parte. Fã desses astros do rock, o vendedor de discos Ivonildo nunca aprendeu a tocar guitarra. No entanto, quando o instrumento é imaginário... Ele vira uma fera.
Qual roqueiro nunca se pegou ouvindo música sozinho em casa e tocando uma guitarra imaginária? Pois todos esses sonhadores agora também têm espaço nos palcos. Parece loucura, e é mesmo. Mas ele levam muito a sério. A primeira exibição de guitarra imaginária no Brasil teve participantes de todos os estilos. Dos mais contidos aos mais radicais. Tudo muito bem ensaiado.
A modalidade surgiu em 95 quando um bar de Londres organizou um concurso. O gênero se espalhou por outros países da Europa. "No exterior, é levado muito a sério. Existem campos de treinamento, livros, filmes sobre o assunto", revela Oswaldo Almeida Jr., organizador. A novidade surpreendeu até os profissionais da guitarra.
"Eu nunca tinha ouvido falar disso, cara, me disseram que tem até campeão mundial", diz Tomati, guitarrista do Sexteto do Jô. "Não existe a parte lógica de realmente tocar certo. É só o carisma do cara contagiar a galera sem mesmo ter uma guitarra na mão", afirma Rafael Bittencourt, guitarrista do grupo Angra.
E quem arrebentou e contagiou o público foi o vendedor Ivonildo. Depois de 25 anos dedilhando cordas imaginárias no anonimato, recebeu aplausos de verdade.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps