The Stooges brilha em novo CD de Iggy Pop
Fonte: Terra Música
Postado em 18 de novembro de 2003
O ano de 2003 já alcançou, definitivamente, um lugar de destaque na história do rock'n'roll, e será para sempre lembrado como o ano em que Iggy Pop se reuniu com os irmãos Ron e Scott Asheton e novamente deu forma ao lendário The Stooges, banda que abriu caminho, ainda no final dos anos 60, para o que viria ser o punk e o rock de garagem, tendo chegado a influenciar até mesmo o heavy metal nos Estados Unidos.
O ano de 2003 será para sempre lembrado, na história do rock'n'roll, pelo lançamento de Skull Ring, novo álbum de Iggy Pop, que conta com quatro canções inéditas do Stooges, as primeiras desde o último álbum da banda, Raw Power, de exatos 30 anos atrás.
Criado em 1967, o Stooges durou por apenas três discos - The Stooges (1969), Fun House (1970) e Raw Power (1973) -, mas foi tempo suficiente para a banda mudar o cenário musical, com Iggy Pop inaugurando uma postura completamente caótica e ultrajante em cima do palco, que influenciou muito a atitude punk. Em Skull Ring, a energia pura de 30 anos atrás parece intacta nas quatro músicas dos Stooges, emoldurando um álbum visceral, que conta com parcerias de Iggy Pop ainda com sua "banda de estrada" The Trolls, além de músicas com Green Day, Sum 41 e Peaches.
O álbum abre de cara com uma do Stooges, a excelente Little Electric Chair, um rock'n'roll puro, bem energético e com um refrão empolgante. Iggy aparece acompanhado novamente por Ron (guitarrista/baixista) e Scott Asheton (bateria) em Skull Rings, que tem um ritmo mais cadenciado, quase hipnótico, tendência mantida em Loser, esta um pouco mais pesada. Para completar, Dead Rock Star fecha com chave de ouro o retorno da lenda.
Além das quatro ótimas músicas inéditas do Stooges, Skull Ring conta também com sete faixas de Iggy ao lado de sua banda, The Trolls, entre elas Blood on Your Cool, a mais surpreendente de todas. A música é a última com crédito no encarte - a que fecha o disco é uma faixa escondida (Nervous Exhaustion) -, e tem um riff de guitarra e uma linha de baixo e vocal que lembram muito o Iron Maiden.
Entre os outros convidados, o grande destaque fica para o Sum 41, que toca na faixa Little Know It All, uma das melhores. A estranha Peaches aparece duas vezes e também consegue um resultado interessante, principalmente na pesada Motor Inn, enquanto o Green Day, também presente em duas faixas, não chega a empolgar muito.
Quando foi anunciada a volta do Stooges, muito se especulou que um disco inteiro de inéditas pudesse ser gravado. Iggy Pop chegou a declarar que a pressão para isso foi grande, mas que, caso acontecesse, teria de ser algo natural. Mais natural do que o desempenho nas quatro faixas de Skull Ring, impossível, o que faz com que qualquer fã de rock fique esperançoso em relação ao futuro da banda, que desde abril vem fazendo shows concorridos pelos Estados Unidos.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps