O grupo britânico Suede anuncia o seu fim
Fonte: Terra Música
Postado em 07 de novembro de 2003
O Suede, um dos grupos britânicos de pop-rock mais influentes da última década, anunciou nesta quinta que irá se separar ao final de sua atual turnê para iniciar "projetos individuais".
"A partir do próximo ano, Suede estará trabalhando em projetos individuais", informa o grupo em um breve comunicado em sua página na internet, no qual se despede de seus fãs.
Um porta-voz da banda disse nesta quinta-feira, que esta decisão não tem nenhuma "razão específica" e ocorre em um clima amistoso.
Criada no final dos anos 80 e influenciada por David Bowie e The Smiths, o Suede é uma das bandas britânicas mais bem-sucedidas, com grandes sucessos no mercado como Animal Nitrate e Stay Together.
Nos últimos meses, o Suede lançou uma coletânea de sucessos e tocou cinco dias seguidos em Londres, interpretando em cada dia um de seus discos.
A banda é liderada pelo carismático Brett Anderson, fundador do grupo ao lado do baixista Mat Osman, e contou com a entrada do guitarrista Bernard Butler em 1989.
Criticados no início pela imprensa, conseguiram ser apontados em 1992 como o grupo mais promissor do ano.
Seu primeiro disco é Suede, de 1993, catalogado como um dos melhores álbuns do ano, seguido de Dog Man Star, Coming Up e a coletânea de lados b Sci-Fi Lullabies, que teve vários sucessos. Depois de dois anos de problemas internos na banda, em 2002 lançaram no mercado A New Morning, louvado pelos críticos por seu intimismo.
No comunicado no qual anunciam sua separação, o Suede assinala que "não haverá um novo álbum de estúdio até que a banda sinta que chegou o momento adequado a partir do ponto de vista artístico".
"O Suede quer agradecer a seus fãs por seu maravilhoso apoio no transcurso dos anos. Nos veremos em uma nova vida", conclui a nota.
EFE
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps