Marcio Baraldi mistura humor e política em exposição
Postado em 20 de maio de 2004
Há mais de 20 anos ele mantém a mesma ideologia: a de fazer cartuns que valorizam o ser o humano e não o capital. Esse é Marcio Baraldi, cartunista do WHIPLASH!, chargista fortemente engajado político e
sindicalmente. Sua ideologia poderá ser apreciada a partir do dia 17 de maio, no Cantinho Cultural do Iprem, quando ocorrerá o coquetel de abertura da exposição "Cidadania: eu quero uma pra viver!". Na mostra, serão mais de 40 obras de cunho político e social. Os temas abordarão desde o movimento sindical até a Alca. Para Baraldi, o cartunista não pode ficar em cima do muro. "A charge tem que ter força. A origem da palavra charge quer dizer carga; de bomba mesmo", diz. "Você tem que desnudar determinada questão. Fazer as pessoas discutirem e quebrar o tabu", completa.
Atualmente, Baraldi colabora com publicações de outros sindicatos, faz charges para revistas direcionadas, principalmente, para o público jovem, desenha para alguns jornais e tem seus cartuns exibidos todo domingo na All-TV. Além disso, tem seis livros de charges publicados, um deles com prefácio de Ziraldo e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Seus prêmios mais recentes são o Vladimir Herzog de Direitos Humanos - conquistado em 2002 - e o Ângelo Agostini - vencido no ano passado. O motivo de tantos prêmios e do trabalho ser tão requisitado pode ser prestigiado a partir do dia 17 de maio, no Cantinho Cultural da Iprem, quando acontece a abertura da exposição "Cidadania: Eu quero uma para viver!", do cartunista e chargista Marcio Baraldi.
Serviço:
Exposição "Cidadania: eu quero uma pra viver!", do cartunista e chargista Marcio Baraldi.
De 17 de maio a 14 de junho, de segunda à sexta, das 9h às 16h.
Coquetel de abertura: dia 17 de maio, segunda-feira, às 16h.
Local: Cantinho Cultural do Iprem - Instituto de Previdência
Municipal de São Paulo.
Av. Zaki Narchi, 536 - Santana (próximo às estações Tietê e Carandiru do Metrô).
Entrada e estacionamento gratuitos, com acesso a deficientes físicos.
Tel. (11)6224-7500.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps