Álbum e turnê marcam reinício do Stratovarius após crise
Fonte: Terra Música
Postado em 24 de junho de 2005
Fernão Silveira
Um novo álbum e uma extensa turnê mundial, com direito a cinco shows no Brasil, marcam o "reinício" da banda finlandesa de heavy metal Stratovarius, que quase foi extinta por causa dos problemas de saúde de seu líder e fundador, o guitarrista Timo Tolkki.
"Não ficou claro se a banda iria continuar. O Stratovarius 'morreu' por oito meses. Agora é como um recomeço para nós", descreveu o tecladista Jens Johansson, em entrevista ao Terra, ao analisar o atual momento do grupo.
Depois da tempestade, o quinteto finlandês dá mostras de que se reergueu. O álbum Stratovarius já está pronto e será lançado mundialmente em setembro. Antes disso, entre os dias 24 e 31 de agosto, a banda vai passar por Curitiba (dia 24), Porto Alegre (25), São Paulo (27), Belo Horizonte (30) e Rio de Janeiro (31) para reencontrar os fãs brasileiros.
"Temos boas expectativas para esta passagem pelo Brasil", afirmou Johansson, que qualificou o público do País como muito estimulante e energético.
As características do álbum Stratovarius, o 12º da banda, ajudam a prever uma turnê mais animada. Depois dos complicados Elements partes 1 e 2, lançados em 2003, o novo CD apresenta um som mais pesado e acessível. O complexo aparato orquestrado que marcou os dois discos anteriores ficou definitivamente para trás.
"É mais fácil levar a platéia com músicas assim (como as do álbum Stratovarius). Em Elements, nós tínhamos músicas praticamente impossíveis de tocar ao vivo. A orquestra pode fazer com que o público acabe dormindo no show, embora as músicas sejam bonitas", reconheceu o tecladista, que disse ter "trabalhado menos" na gravação do novo CD.
"Stratovarius é mais básico e direto, como se fosse algo do começo da banda. As novas músicas, que não têm orquestra, parecem ótimas para tocar ao vivo. Estou ansioso para fazermos nosso show", descreveu Johansson.
Outra boa notícia para os fãs de Stratovarius no País é a possibilidade de a turnê brasileira render um CD ou DVD ao vivo. "Há algumas conversas sobre isso, mas não tem nada confirmado", afirmou o tecladista.
Redação Terra
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps