Nightwish: confira na íntegra a carta divulgada no site

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Fonte: Nightwish - site oficial
Enviar correções  |  Comentários  | 

Matéria de 24/10/05. Quer matérias recentes sobre Rock e Heavy Metal?

A pedidos de vários usuários, segue a tradução na íntegra da carta postada por Tuomas no site oficial do Nightwish:

4014 acessosFinlândia: as dez melhores bandas de Heavy Metal do país5000 acessosMr Catra: Uma lista das suas maiores influências no rock (vídeo)

"Querida Tarja,

É chegada a hora de escolher se a história do Nightwish termina por aqui ou se ainda vai continuar por um período de tempo indeterminado. Temos trabalhado nisto (na banda) há nove anos e ainda não estamos prontos para desistir dela.

Nightwish é um estilo de vida e certamente não vamos abrir mão disto. Igualmente certo é o fato de que não podemos continuar mais com você e o Marcelo (marido da vocalista). Durante o último ano aconteceu algo triste que não sai da minha cabeça, todos os dias, noite e dia. A sua atitude e o seu comportamento não combinam mais com o Nightwish. Jamais pensei que veria minha velha amiga agindo assim. Pessoas que passam um ano sem conversar entre si não podem fazer parte da mesma banda.

Estamos envolvidos em uma indústria onde os negócios são um mal necessário, além de ser motivo de constantes preocupações. Também somos uma banda cuja música sempre saiu do fundo do coração, por causa da nossa amizade e da música em si. A satisfação pessoal deve sempre ser mais importante que o dinheiro! Nightwish é uma banda, é emoção. Para você, infelizmente, o negócio, dinheiro e coisas que não têm nada a ver com essas emoções tornaram-se mais importantes. Você acha que sacrificou a si e sua carreira musical pelo Nightwish, em vez de pensar o quanto a banda te deu em troca.

Essa sua atitude ficou muito clara quando você me disse duas coisas naquele vôo até Toronto: 'Não preciso mais do Nightwish' e 'Lembre-se, Tuomas, eu posso sair dessa banda de repente, te avisando com apenas um dia de antecedência'. (Sendo assim) eu não posso mais compor músicas para você cantar.

E você mesma já disse que é meramente uma 'convidada' no Nightwish. Agora esse 'convite' chegou ao fim e o Nightwish vai continuar com uma nova vocalista. Temos certeza que isto representará um alívio, tanto para nós quanto para você. Esse nosso mal estar já durou muito tempo.

Você disse que, independente de qualquer coisa, o próximo álbum do Nightwish seria o seu último. No entanto, queremos continuar juntos enquanto a chama estiver acesa. Nós quatro já vivemos esta situação inúmeras vezes, e acabamos percebendo que é isso que queremos fazer na vida. É tudo que sabemos fazer.

Em dezembro de 2004, na Alemanha, você disse que nunca mais sairia em uma turnê que tivesse mais de duas semanas de duração. Você disse também que podíamos esquecer os EUA e a Austrália pois os honorários e locais de apresentação eram muito pequenos.

Mencionei em certas entrevistas que, se a Tarja saísse, a banda encerraria atividades. É natural que as pessoas pensem isto. O Nightwish é, no entanto, a morada de minha alma, e não estou disposto a abrir mão disso por causa de alguém que quer concentrar sua criatividade em outro lugar; alguém pessoa cujos valores não coincidem com os meus.

Nunca nos importamos com o fato de você não participar da composição e dos arranjos das músicas. Em nove anos, você nunca ensaiou conosco antes de entrarmos no estúdio. Nem nos importamos com o fato de que durante as turnês você sempre quis viajar sozinha com o seu marido. Ou mesmo por sua imagem sempre representar a banda. Nós aceitamos e achávamos que estava tudo bem, apesar da ganância, da subestimação dos fãs e das promessas não cumpridas.

Ficou acertado, entre nós cinco, que o Nightwish era para ser nossa prioridade durante os anos 2004 e 2005. No entanto, outras coisas sempre foram mais importantes para você. A última delas, por exemplo, o nosso show em Oslo, com lotação esgotada, que você quis cancelar porque precisava ensaiar suas apresentações solo, precisava encontrar amigos e ir ao cinema. Foram estas as palavras que Marcelo usou em um email onde explicava o cancelamento. Este é apenas um exemplo, entre tantos outros. Não consigo imaginar um modo mais egoísta de dispensar nossos fãs.

O Nightwish é um modo de vida, um trabalho com obrigações que nos envolvem e envolvem nossos fãs. Não estávamos mais conseguindo cumprir essas tarefas contigo. Sinceramente, não sabemos qual de vocês dois nos levou a esta situação. De certa forma, Marcelo transformou aquela garota adorável que você era em uma diva que não pensa ou age mais como antes. Você está convencida demais do seu status, e crê que seja insubstituível.

É óbvio que você vai nos culpar pelo seu estresse e tormentas. E você acha também que não ouvimos, nem respeitamos você. Mas acredite: sempre a olhamos com o maior respeito como uma grande vocalista e amiga. E, nos dois últimos anos, muitas vezes planejamos as coisas de forma a seguir somente suas decisões. Você era a única que sempre queria mais dinheiro pelos shows. Esta atitude de compensar tudo com mais dinheiro é o que mais nos desapontou! Esperamos que de agora em diante você ouça mais o seu coração em vez do Marcelo.

As diferenças culturais unidas com ganância, oportunismo e amor são uma combinação perigosa. Não se deixe consumir. Não nos orgulhamos desta decisão, mas você não nos deixou outra alternativa. A divergência entre nós é muito grande. E a decisão foi tomada por nós quatro. Passamos do ponto onde as coisas podiam ser resolvidas em uma conversa.

Desejamos tudo de bom para a sua vida e sua carreira.

Tuomas, Emppu, Jukka, Marco".

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

FinlândiaFinlândia
As dez melhores bandas de Heavy Metal do país

0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Nightwish"

NightwishNightwish
Tarja Turunen fala sobre sua demissão da banda

Em 21/10/2005Em 21/10/2005
Tarja Turunen é dispensada do Nightwish

NightwishNightwish
Steve Harris novamente se declara fã da banda

0 acessosTodas as matérias da seção Notícias0 acessosTodas as matérias sobre "Nightwish"

Mr CatraMr Catra
Uma lista das suas maiores influências no rock

Hard & HeavyHard & Heavy
21 pessoas que fizeram a história do rock pesado

Pra convencerPra convencer
Dez álbuns de metal para quem não gosta de metal

5000 acessosAC/DC: A origem do nome da banda5000 acessosBlack Sabbath: a polêmica capa do polêmico Born Again5000 acessosIron Maiden: o que os grandes músicos acham da banda?5000 acessosO Futuro: que bandas serão lembradas daqui a 100 anos?5000 acessosIron Maiden: Steve Harris e sua paixão intensa pelo Prog Rock5000 acessosHelloween: de quem foi a ideia para a reunião "Pumpkins United"?

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em junho: 1.119.872 visitantes, 2.427.684 visitas, 5.635.845 pageviews.

Usuários online