Nightwish: confira na íntegra a carta divulgada no site
Fonte: Nightwish - site oficial
Postado em 24 de outubro de 2005
A pedidos de vários usuários, segue a tradução na íntegra da carta postada por Tuomas no site oficial do Nightwish:
"Querida Tarja,
É chegada a hora de escolher se a história do Nightwish termina por aqui ou se ainda vai continuar por um período de tempo indeterminado. Temos trabalhado nisto (na banda) há nove anos e ainda não estamos prontos para desistir dela.
Nightwish é um estilo de vida e certamente não vamos abrir mão disto. Igualmente certo é o fato de que não podemos continuar mais com você e o Marcelo (marido da vocalista). Durante o último ano aconteceu algo triste que não sai da minha cabeça, todos os dias, noite e dia. A sua atitude e o seu comportamento não combinam mais com o Nightwish. Jamais pensei que veria minha velha amiga agindo assim. Pessoas que passam um ano sem conversar entre si não podem fazer parte da mesma banda.
Estamos envolvidos em uma indústria onde os negócios são um mal necessário, além de ser motivo de constantes preocupações. Também somos uma banda cuja música sempre saiu do fundo do coração, por causa da nossa amizade e da música em si. A satisfação pessoal deve sempre ser mais importante que o dinheiro! Nightwish é uma banda, é emoção. Para você, infelizmente, o negócio, dinheiro e coisas que não têm nada a ver com essas emoções tornaram-se mais importantes. Você acha que sacrificou a si e sua carreira musical pelo Nightwish, em vez de pensar o quanto a banda te deu em troca.
Essa sua atitude ficou muito clara quando você me disse duas coisas naquele vôo até Toronto: 'Não preciso mais do Nightwish' e 'Lembre-se, Tuomas, eu posso sair dessa banda de repente, te avisando com apenas um dia de antecedência'. (Sendo assim) eu não posso mais compor músicas para você cantar.
E você mesma já disse que é meramente uma 'convidada' no Nightwish. Agora esse 'convite' chegou ao fim e o Nightwish vai continuar com uma nova vocalista. Temos certeza que isto representará um alívio, tanto para nós quanto para você. Esse nosso mal estar já durou muito tempo.
Você disse que, independente de qualquer coisa, o próximo álbum do Nightwish seria o seu último. No entanto, queremos continuar juntos enquanto a chama estiver acesa. Nós quatro já vivemos esta situação inúmeras vezes, e acabamos percebendo que é isso que queremos fazer na vida. É tudo que sabemos fazer.
Em dezembro de 2004, na Alemanha, você disse que nunca mais sairia em uma turnê que tivesse mais de duas semanas de duração. Você disse também que podíamos esquecer os EUA e a Austrália pois os honorários e locais de apresentação eram muito pequenos.
Mencionei em certas entrevistas que, se a Tarja saísse, a banda encerraria atividades. É natural que as pessoas pensem isto. O Nightwish é, no entanto, a morada de minha alma, e não estou disposto a abrir mão disso por causa de alguém que quer concentrar sua criatividade em outro lugar; alguém pessoa cujos valores não coincidem com os meus.
Nunca nos importamos com o fato de você não participar da composição e dos arranjos das músicas. Em nove anos, você nunca ensaiou conosco antes de entrarmos no estúdio. Nem nos importamos com o fato de que durante as turnês você sempre quis viajar sozinha com o seu marido. Ou mesmo por sua imagem sempre representar a banda. Nós aceitamos e achávamos que estava tudo bem, apesar da ganância, da subestimação dos fãs e das promessas não cumpridas.
Ficou acertado, entre nós cinco, que o Nightwish era para ser nossa prioridade durante os anos 2004 e 2005. No entanto, outras coisas sempre foram mais importantes para você. A última delas, por exemplo, o nosso show em Oslo, com lotação esgotada, que você quis cancelar porque precisava ensaiar suas apresentações solo, precisava encontrar amigos e ir ao cinema. Foram estas as palavras que Marcelo usou em um email onde explicava o cancelamento. Este é apenas um exemplo, entre tantos outros. Não consigo imaginar um modo mais egoísta de dispensar nossos fãs.
O Nightwish é um modo de vida, um trabalho com obrigações que nos envolvem e envolvem nossos fãs. Não estávamos mais conseguindo cumprir essas tarefas contigo. Sinceramente, não sabemos qual de vocês dois nos levou a esta situação. De certa forma, Marcelo transformou aquela garota adorável que você era em uma diva que não pensa ou age mais como antes. Você está convencida demais do seu status, e crê que seja insubstituível.
É óbvio que você vai nos culpar pelo seu estresse e tormentas. E você acha também que não ouvimos, nem respeitamos você. Mas acredite: sempre a olhamos com o maior respeito como uma grande vocalista e amiga. E, nos dois últimos anos, muitas vezes planejamos as coisas de forma a seguir somente suas decisões. Você era a única que sempre queria mais dinheiro pelos shows. Esta atitude de compensar tudo com mais dinheiro é o que mais nos desapontou! Esperamos que de agora em diante você ouça mais o seu coração em vez do Marcelo.
As diferenças culturais unidas com ganância, oportunismo e amor são uma combinação perigosa. Não se deixe consumir. Não nos orgulhamos desta decisão, mas você não nos deixou outra alternativa. A divergência entre nós é muito grande. E a decisão foi tomada por nós quatro. Passamos do ponto onde as coisas podiam ser resolvidas em uma conversa.
Desejamos tudo de bom para a sua vida e sua carreira.
Tuomas, Emppu, Jukka, Marco".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O primeiro tecladista estrela do rock nacional: "A Gloria Pires ficou encantada"
Axl Rose ouviu pedido de faixa "esquecida" no show de Floripa e contou história no microfone
A melhor música dos Beatles, segundo o Ultimate Classic Rock
Nicko McBrain revela se vai tocar bateria no próximo álbum do Iron Maiden
Organização confirma data do Monsters of Rock Brasil 2026
Documentário de Paul McCartney, "Man on the Run" estreia no streaming em breve
Slash quebra silêncio sobre surto de Axl Rose em Buenos Aires e defende baterista
O convite era só para Slash e Duff, mas virou uma homenagem do Guns N' Roses ao Sabbath e Ozzy
A banda de rock clássico que mudou a vida de Eddie Vedder de vez; "alma, rebeldia, agressão"
Regis Tadeu explica por que não vai ao show do AC/DC no Brasil: "Eu estou fora"
A banda desconhecida que influenciou o metal moderno e só lançou dois discos
Os apelidos ofensivos que Ezequiel Neves deu ao rock progressivo dos anos 1980
O clássico do Queen que Elton John achou título péssimo: "Vocês vão lançar isso?"
Megadeth tem show confirmado em São Paulo para 2026
A capa de álbum do Iron Maiden que Bruce Dickinson acha constrangedora

Anette Olzon volta ao Brasil ano que vem para shows com orquestra e coral
Anette Olzon apresentou no Brasil músicas dos álbuns "Dark Passion Play" e "Imaginaerum"
Os 25 maiores álbuns de metal lançados após o ano 2000, em lista da Loudwire
Floor Jansen: "Eu não sou uma mulher arrogante"
Nightwish: Anette Olzon conta como entrou na banda


