Roadie Crew Report: A magia de DIO

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Thiago Sarkis
Enviar Correções  

Em julho de 1994, os brasileiros foram oficialmente apresentados ao nome Roadie Crew. No início, ainda como fanzine, a periodicidade variava de acordo com as possibilidades de seus idealizadores; a partir de 1998, tornou-se bimestral, já com características profissionais e código de barras com o registro do ISSN; desde o ano 2000, a publicação chega às bancas e às residências de seus assinantes regularmente nos primeiros dias de cada mês. Quem vê o trabalho já diagramado, com matérias prontas, cartas respondidas, fotos, logos, novidades, colunas, enfim, todo o conteúdo que forma o que chamamos de ‘edição mensal’, sequer tem noção da grande movimentação na redação, da participação dos colaboradores, dos contatos feitos mensalmente, da busca por informações fidedignas e, muitas vezes, da correria que toma conta de todos para que a revista chegue corretamente aos leitores com o melhor do Heavy Metal nacional e internacional. Agora, o maior site e a maior revista do Heavy Metal nacional se unem para trazer um pouco dos bastidores de cada nova edição da Roadie Crew.

Kerry King: com quem ele gostaria de subir ao palco mas nunca aconteceu

System Of A Down: Daron Malakian ensina como ser músico


Ter Ronnie James Dio em destaque é uma honra para qualquer publicação de Heavy Metal. Não à-toa, o lendário vocalista, ex-BLACK SABBATH, RAINBOW, e ELF, foi matéria de capa da Roadie Crew duas vezes, destaque no Live Evil Special, e até ‘vítima’ do Blind Ear (Ed. #23). Além, é óbvio, de ter soltado o verbo em outras três entrevistas, aparecer no Roadie News freqüentemente, e ver seu nome citado algumas milhares de vezes por dezenas de músicos que o veneram e que estiveram nas páginas da revista nestes oito anos de história.

Conversar com o mestre traz sempre algo especial e marcante para o repórter, como esclarece Ricardo Batalha, que garante nunca se cansar de entrevistar um de seus maiores ídolos: Já entrevistei algumas vezes Ronnie James Dio e ele sempre se mostra bastante solicito e educado. Responde a todas as perguntas com o mesmo tom de voz, não se exalta e agradece aos elogios. No entanto, desta feita, o redator-chefe da Roadie Crew viu a chance de dividir um fato inesquecível com Dio, e nos conta com exclusividade como foi:


O mais legal nesta oportunidade - e que falei em off - foi relembrar um fato bastante curioso. Quando Dio tinha acabado de montar sua banda e lançado o 'Holy Diver', a extinta revista Somtrês fez um sorteio do LP aos leitores e eu acabei ganhando e recebi o disco em casa pelo correio. Depois, a Rock Brigade colocou Dio entre os melhores vocalistas de 1983 em seu fanzine, que era um informativo enviado exclusivamente aos sócios do fã-clube. Aí, como eu estudava inglês, resolvi escrever em uma folha de caderno, à mão, uma carta para ele. O endereço constava no encarte do 'Holy Diver'. Falei sobre a fama dele no Brasil e a única coisa que pedi, como fã, foi uma foto autografada. E qual não foi minha alegre surpresa quando chegou um envelope da Niji Productions, comandada por Wendy Dio (N. do E.: mulher de Ronnie James Dio). Além da resposta à carta, lá estava a foto autografada. Relembrei tal fato a Ronnie nesta entrevista e ele me perguntou quantos anos eu tinha na época. Disse que deveria ter uns quatorze e ele falou que havia ficado contente por eu ter me mantido fiel ao Metal e ter me tornado um profissional da área. Isto é Ronnie James Dio!

Isto é Ronnie James Dio e, por essas e outras, esta lenda viva do Heavy Metal volta à capa da Roadie Crew após seis anos!

Novas e antigas colunas

Além das tradicionais Blind Ear, Backspage, Live Evil (ROTTING CHRIST, DESTRUCTION, BADFINGER, THE SISTERS OF MERCY), Background, e Roadie Profile, as novas colunas seguem com força total na Edição #89 de junho de 2006, que chega às bancas nos próximos dias. Hidden Tracks, ClassiCrew, Eternal Idols, e o espaço Stay Heavy vêem repletos de informações, curiosidades, e história.

Vivian Campbell - DEF LEPPARD


O novo exemplar traz também o ex-guitarrista de DIO, Vivian Campbell, esclarecendo polêmicas, adiantando novidades sobre o DEF LEPPARD, falando do álbum de covers "Yeah", de seu novo trabalho solo, "Two Sides Of It", além de abrir o baú e comentar suas frustrações e passado, como nunca dantes. Entre as lembranças, tristezas, aprendizados, sucessos, malogros, Vivian afirma: Tocar guitarra estava começando a se assemelhar com um esporte olímpico, era uma pilha de notas sendo tocadas e assim eu estava perdendo a minha paixão.

TEMPLE OF BRUTALITY


Também em destaque David Ellefson despejando raiva no TEMPLE OF BRUTALITY, e falando pela primeira vez à imprensa brasileira após sua saída do MEGADETH. O baixista, agora também produtor, comentou seus novos projetos, a relação com o METALLICA, Max Cavalera, as colaborações com o SOULFLY, e muito mais. Dentre outras coisas, ele nos revelou: O Megadeth foi a minha vida por tanto tempo que às vezes ainda acho difícil acreditar que saí da banda.

SODOM


O líder do SODOM, Tom Angelripper, marca presença, disserta sobre o novo trabalho de estúdio auto-intitulado, o DVD "Lords Of Depravity – Part One", e explica a idéia para a música "City Of God", baseada no premiado filme brasileiro "Cidade de Deus", dirigido por Fernando Meirelles, com roteiro de Bráulio Mantovani adaptado do romance homônimo de Paulo Lins.

POISON


O Glam / Hard Rock do Poison vem nas palavras diretas de Bret Michaels em entrevista especial à Roadie Crew. Nela, o vocalista fala da turnê de comemoração dos 20 anos de sua banda ao lado do Cinderella, de sua carreira solo, e dos atentados que sofreu em Massachusetts e Los Angeles. Questionado sobre o direcionamento Country de seus trabalhos, Bret respondeu: Eu gosto da sensação que a música Country passa, a que nós chamamos de americana. Não satisfeito, ele foi além, e prosseguiu: Posso ouvir AC/DC ou Metallica em casa, e no carro eu tenho um som do Toby Keith. Nunca pensei que os que curtem Slayer eram proibidos de ouvir Cinderella (...) Escuto músicas sem julgá-las.

GRAVE DIGGER


Os gritos de "olê, olê, olê, olê, Digger, Digger", ainda ecoam na cabeça de Chris Boltendahl. Ao menos, foi isso que ele nos disse antes de entrarmos afundo no CD / DVD duplo "25 To Live", gravado ao vivo em São Paulo no mês de maio de 2005. Em meio a detalhes do atual trabalho, das turnês, da história do Grave Digger, e de revelações exclusivas sobre o próximo álbum da banda, Boltendhal foi categórico ao dizer: Eu sou o Grave Digger. Também não hesitou elogios, e soltou: não há fãs melhores no mundo que os brasileiros.

THE HAUNTED


Concentrado no lançamento do sucessor de "rEVOLVEr", Anders Björler do The Haunted falou com Justin Donnelly diretamente do Puk Studios na Dinamarca onde grava novo álbum, e passou a limpo os últimos anos do grupo. Desde a repercussão do último CD até a participação no Ozzfest, e os shows com Meshuggah, God Forbid, e Mnemic.

VANDEN PLAS


Bastante atarefado na divulgação de "Christ0", o tecladista e compositor Günter Werno do Vanden Plas explanou o conceito do novo CD - inspirado em "O Conde de Monte Cristo" do autor francês Alexandre Dumas (1802-1870) -, a gravação e inclusão no disco de "Gethsemane", composição originária do musical "Jesus Christ Superstar" de Andrew Lloyd Weber, e os planos futuros do conjunto.

ADAGIO


O brasileiro Gus Monsanto (ex-Angel Heart, Overdose, Astra, Portrait), vocalista dos franceses do Adagio, fala de sua repentina mudança para a Europa, dos testes para entrar na banda do guitarrista Stephan Forté, dos motivos que praticamente o afastaram da carreira de músico, e de seu retorno triunfal, reconhecido na Europa e aclamado no Japão. Desenvolvendo-se cada vez mais com o tempo de estrada, ele garante: O Adagio ao vivo é muito intenso. E sorri ao lembrar de uma das incontáveis definições para as performances do grupo: Um amigo que nos viu tocar chamou-nos de Dream Theater do inferno!

HENCEFORTH


Hugo Mariutti também aparece na nova Roadie Crew, discorrendo sobre sua trajetória no Heavy Metal, o debute auto-intitulado do HENCEFORTH, seu crescimento como músico, e o respeito conquistado após vários anos com o SHAAMAN. No começo do Shaaman muitos me olhavam com desconfiança, contudo, sempre dei o meu melhor tanto no palco, quanto no estúdio, assegura ele.

MONSTER


Em meio à turnê de promoção de seu terceiro CD, "Harder, Thicker & Longer", o Monster garante estar em seu melhor momento, mas não esquece das barcas furadas nas quais se enfiou, como deixa claro Paul "X" (baixo, vocais), que ri de certas situações que foi obrigado a encarar: Quem está no Rock é pra se fuder mesmo.

ETERNAL MALEDICTION


Após muita luta, o Eternal Malediction faz a sua estréia com "Endeavour Through Thorns", e o guitarrista Rafael Lopes e o vocalista Heverton resumem o percurso do grupo desde as demos, passando pela abertura do show do Behemoth, o acerto com a gravadora Force Majeure, e a impactante apresentação que precedeu o lendário Deicide em março último.

COPA DO MUNDO 2006 - GLORIOUS


Uli Kusch (MASTERPLAN, ex-HELLOWEEN), autor de "Glorious", composição dedicada à Copa do Mundo 2006 da Alemanha, contou-nos com total exclusividade sobre o elenco de estrelas que reuniu para a gravação da música, e revelou também suas perspectivas quanto à competição. Acompanhando-o, Joacim Cans (HAMMERFALL), Ralf Scheepers (PRIMAL FEAR), Metal Mike Chlasiack (HALFORD, PAINMUSEUM), e Edu Falaschi (ANGRA), os quais também comentaram sobre suas participações especiais, e a expectativa que nutrem quanto às atuações de seus respectivos países no maior evento do futebol mundial.

Tudo isso e muito mais na Roadie Crew #89. Até o próximo Roadie Crew Report!




Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Kerry King: com quem ele gostaria de subir ao palco mas nunca aconteceuKerry King
Com quem ele gostaria de subir ao palco mas nunca aconteceu

Dio: Ozzy e Ronnie sempre foram amigos, diz Wendy Dio em recente podcastDio
Ozzy e Ronnie sempre foram amigos, diz Wendy Dio em recente podcast

Black Sabbath: Sharon não entende como Dio substituiu Ozzy na bandaBlack Sabbath
Sharon não entende como Dio substituiu Ozzy na banda

Dio: Liberte o lobo que há dentro de vocêDio
Liberte o lobo que há dentro de você

Dio: lembrado em vídeo por Geezer, Halford, Grohl e outros no 78° aniversárioDio
Lembrado em vídeo por Geezer, Halford, Grohl e outros no 78° aniversário

Em 10/07/1942: nascia o saudoso Ronnie James DioEm 10/07/1942
Nascia o saudoso Ronnie James Dio

Metallica: qual o cover que Kirk Hammett mais gosta de tocar com a bandaMetallica
Qual o cover que Kirk Hammett mais gosta de tocar com a banda

Dio: das dores no estômago à performance perfeita, como foi a última turnê deleDio
Das dores no estômago à performance perfeita, como foi a última turnê dele

Rainbow: Dio lamentava não ter feito as pazes com Blackmore? Wendy respondeRainbow
Dio lamentava não ter feito as pazes com Blackmore? Wendy responde

Ronnie James Dio: Wendy Dio revela qual a música do cantor que ela mais gostaRonnie James Dio
Wendy Dio revela qual a música do cantor que ela mais gosta


Dio: vocalista cantou em álbum de Rock Cristão?Dio
Vocalista cantou em álbum de Rock Cristão?

NoiseCreep: Os 10 frontmen mais teatrais do rockNoiseCreep
Os 10 frontmen mais teatrais do rock


System Of A Down: Daron Malakian ensina como ser músicoSystem Of A Down
Daron Malakian ensina como ser músico

Eric Clapton: saiba mais sobre a doença que o acometeuEric Clapton
Saiba mais sobre a doença que o acometeu


Sobre Thiago Sarkis

Thiago Sarkis: Colaborador do Whiplash!, iniciou sua trajetória no Rock ainda novo, convivendo com a explosão da cena nacional. Partiu então para Van Halen, Metallica, Dire Straits, Megadeth. Começou a redigir no próprio Whiplash! e tornou-se, posteriormente, correspondente internacional das revistas RSJ (Índia - foto ao lado), Popular 1 (Espanha), Spark (República Tcheca), PainKiller (China), Rock Hard (Grécia), Rock Express (ex-Iugoslávia), entre outras. Teve seus textos veiculados em 35 países e, no Brasil, escreveu para Comando Rock, Disconnected, [] Zero, Roadie Crew, Valhalla.

Mais matérias de Thiago Sarkis no Whiplash.Net.

adWhipDin adWhipDin adWhipDin adWhipDin adWhipDin