Psicóloga teme imitação dos fãs de Nödtveidt
Por Pedro Mollo Filho
Fonte: Blabbermouth
Postado em 22 de agosto de 2006
O suicídio de Jon Nödtveidt's pode ter um profundo efeito nos seus fãs, diz a psicóloga Lisa Ineland para o jornal Sueco Expressen.
"Pesquisas mostram que estes incidentes podem ter um efeito de imitação mesmo que o suicida não seja uma pessoa famosa" ela diz. "Mas obviamente o impacto é maior se o ato é cometido por uma pessoa que sirva de exemplo. Isto ficou aparente quando Kurt Cobain se suicidou."
A cultura Black Metal sempre se envolve com mortes e suicídios, e como um fiel satanista, Jon Nödtveidt sempre falou positivamente sobre suicídio. Mas, de acordo com Lisa, seu suicídio não esta necessariamente relacionado com Satanismo e Black Metal.
"Acredito que havia uma severa depressão por trás de tudo isto. Um ato destes não é fruto de um pensamento racional. Pouquíssimas pessoas tomam suas próprias vidas por causa de suas convicções. Este ato não foi devido a sua cultura, foi devido a ajuda que ele nunca recebeu."
Quando perguntada sobre como pais preocupados devem lidar com o assunto com seus filhos, a psicólogo respondeu: "você poderia pergunta-los, por exemplo 'o que você acha do suicídio de Jon? Conversa sobre isto com seus amigos?' Você deve tentar se tornar uma parte da realidade de seu flho, ser um bom exemplo para ele e conversar sobre assuntos existenciais, sobre do que a vida se trata e a importancia dos filhos para os pais."
O escritor sueco Mattias Pettersson está escrevendo um livro sobre as influências do Satanismo e o Black Metal e pretendia fazer uma entrevista com Jon Nödtveidt. "Eu queria conversar com ele porque ele era único no gênero, ele acreditava naquilo pra valer e realmente vivia sob as crenças que ele pregava. Na minha opinião a maioria das pessoas que ouvem Black Metal são roqueiros que não se importam com a religião. É fácil escrever uma letra clichê sobre assassinato e morte, mas, se você ler as letras de Jon voce vai percebendo que ele realmente levava tudo a sério."
Pettersson acha que foi trágico o jeito como ele acabou com a própria vida. "Ele era um talento enorme, e para alguém que está por fora do ocorrido, eu posso estar me precipitando mas para mim o que ele fez era esperado."
Morte de Jon Nodtveidt
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



"Come to Brazil" - 2026 promete ser um ano histórico para o rock e o metal no país
Welcome to Rockville 2026 divulga line-up oficial
Pink Floyd disponibiliza versão integral de "Shine On You Crazy Diamond"
Os quatro maiores solos de guitarra de todos os tempos, segundo Carlos Santana
Bangers Open Air confirma Twisted Sister e mais 40 bandas para 2026
Site americano lista os 11 melhores álbuns de rock progressivo dos anos 1990
Cavaleras no último show do Sepultura? Andreas diz que chance é "50% sim, 50% não"
As 3 melhores músicas do Aerosmith de todos os tempos, segundo Regis Tadeu
A banda norueguesa que alugou triplex na cabeça de Jessica Falchi: "Chorei muito"
Loudwire: melhores músicas Grunge compostas por 5 bandas de Hair Metal
Extreme é confirmado no Monsters of Rock 2026 no Allianz Parque
Bono cita dois artistas que o U2 jamais vai alcançar; "Estamos na parte de baixo da escada"
Com Tesla e Extreme, Mötley Crüe anuncia turnê celebrando 45 anos de carreira
O que Chorão canta no final do refrão de "Proibida Pra Mim"? (Não é "Guerra")
O aspecto do novo disco do Soulfly que Max Cavalera considera o mais legal
Little Richard em 1982: "Fui gay toda minha vida, mas agora não sou mais"
Lars Ulrich: O motivo pelo qual o Big Four tocou "Am I Evil"
O membro do Metallica a quem produtor precisou ensinar o básico: "Achava ele inútil"
Jon Nödtveidt, do Dissection, se suicidou em "ritual satânico"
Em 13/08/2006: Jon Nödtveidt, do Dissection, comete suicídio




