Psicóloga teme imitação dos fãs de Nödtveidt
Por Pedro Mollo Filho
Fonte: Blabbermouth
Postado em 22 de agosto de 2006
O suicídio de Jon Nödtveidt's pode ter um profundo efeito nos seus fãs, diz a psicóloga Lisa Ineland para o jornal Sueco Expressen.
"Pesquisas mostram que estes incidentes podem ter um efeito de imitação mesmo que o suicida não seja uma pessoa famosa" ela diz. "Mas obviamente o impacto é maior se o ato é cometido por uma pessoa que sirva de exemplo. Isto ficou aparente quando Kurt Cobain se suicidou."
A cultura Black Metal sempre se envolve com mortes e suicídios, e como um fiel satanista, Jon Nödtveidt sempre falou positivamente sobre suicídio. Mas, de acordo com Lisa, seu suicídio não esta necessariamente relacionado com Satanismo e Black Metal.
"Acredito que havia uma severa depressão por trás de tudo isto. Um ato destes não é fruto de um pensamento racional. Pouquíssimas pessoas tomam suas próprias vidas por causa de suas convicções. Este ato não foi devido a sua cultura, foi devido a ajuda que ele nunca recebeu."
Quando perguntada sobre como pais preocupados devem lidar com o assunto com seus filhos, a psicólogo respondeu: "você poderia pergunta-los, por exemplo 'o que você acha do suicídio de Jon? Conversa sobre isto com seus amigos?' Você deve tentar se tornar uma parte da realidade de seu flho, ser um bom exemplo para ele e conversar sobre assuntos existenciais, sobre do que a vida se trata e a importancia dos filhos para os pais."
O escritor sueco Mattias Pettersson está escrevendo um livro sobre as influências do Satanismo e o Black Metal e pretendia fazer uma entrevista com Jon Nödtveidt. "Eu queria conversar com ele porque ele era único no gênero, ele acreditava naquilo pra valer e realmente vivia sob as crenças que ele pregava. Na minha opinião a maioria das pessoas que ouvem Black Metal são roqueiros que não se importam com a religião. É fácil escrever uma letra clichê sobre assassinato e morte, mas, se você ler as letras de Jon voce vai percebendo que ele realmente levava tudo a sério."
Pettersson acha que foi trágico o jeito como ele acabou com a própria vida. "Ele era um talento enorme, e para alguém que está por fora do ocorrido, eu posso estar me precipitando mas para mim o que ele fez era esperado."
Morte de Jon Nodtveidt
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Gravação de ensaio do Guns N' Roses em 1986 vaza online
A única banda de metal que Paulo Ricardo realmente curte: "Muito bons músicos"
Vocalista do Godsmack defende opção por Mike Mangini como novo baterista
A limitação do Slayer e Exodus que James Hetfield não quis seguir no Metallica
70000 Tons of Metal anuncia primeiras atrações para viagem de 2027
A grande lição do documentário sobre Paul Di'Anno, segundo seu diretor
A melhor música do Rainbow de todos os tempos, segundo Ritchie Blackmore
Mille Petrozzza (Kreator) sobe ao palco com o Arch Enemy na Alemanha
Wolf Hoffmann admite não ter tanto orgulho de discos do Accept nos anos 1990
5 clássicos do rock cujas letras envelheceram mal
Quando o sonho vira pesadelo: 5 rockstars que fizeram sucesso e odiaram a fama
Rolling Stones igualam marca histórica dos Beatles com "Foreign Tongues"
O pior disco do Scorpions, segundo a Classic Rock
4 bandas clássicas da Irlanda que todo fã de rock precisa conhecer
A maior banda de rock de todos os tempos para o jornalista Leandro Demori
A banda clássica de rock que Angus Young criticou: "Pobres imitadores do The Who"
A música do Def Leppard que ajudou a criar uma das bandas mais brutais da história do Metal
Rita Lee e a inspiração pra "Menino Bonito": o amor por João Ricardo, do Secos & Molhados
Jon Nödtveidt, do Dissection, se suicidou em "ritual satânico"
Em 13/08/2006: Jon Nödtveidt, do Dissection, comete suicídio




